Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO E PARA QUEM QUER MELHORAR CONCEITO. Oitavo ano.

 JPC

1801 e 1802


               ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PIQUET CARNEIRO 

Aluno (a):...........................................................................Nº:...... Turma:......


   Disciplina: .............................. – Professor(a)........................ - RJ, ..../...../....  

              AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO E PARA QUEM QUER MELHORAR CONCEITO.                                                                        

COIAR ÀS QUESTÕES E FAZER EM FOLHA DE CADERNO COM CAPA.

CONSULTE AS RESPOSTAS NO TEXTO.


Brasil Império - Questão Religiosa e Questão Militar

A batina contra o império (A Questão Religiosa)

A década de 1870 assistiu ao começo da crise que acabaria com a Monarquia constitucional no Brasil. Um episódio especialmente importante marcou a vida política brasileira no início daquela década: a chamada Questão Religiosa. Ao mesmo tempo que servia como um dos pilares básicos de sustentação do trono, a Igreja estava submetida ao Estado pelo regime de padroado, segundo o qual o imperador nomeava os bispos e remunerava os sacerdotes. Isto fazia com que, na prática, os religiosos fossem funcionários do governo. Como instituição ativa e com vida própria, porém, a Igreja mostrava-se alarmada com a presença da maçonaria, anticlerical por natureza, nos altos círculos do poder imperial. Seguindo a orientação do Vaticano, que combatia a maçonaria e as idéias liberais, os bispos de Olinda, frei Vital Maria, e de Belém, dom Antônio de Macedo Costa, proibiram que os católicos de suas dioceses participassem de atividades maçônicas, perseguiram os padres desobedientes e precipitaram uma crise de proporções nacionais. O Império, procurando demonstrar firmeza no trato com seus subordinados, posicionou-se favoravelmente aos padres punidos e, em 1874, prendeu e condenou os dois bispos a quatro anos de prisão e trabalhos forçados. A atitude da Monarquia não só originou um atrito diplomático com o Vaticano, como estimulou as forças de oposição na Igreja. Nem mesmo a anistia aos dois bispos, decretada no ano seguinte por d. Pedro II, conseguiu reverter as más relações entre o clero e o Império. 


A farda contra o Império (A Questão Militar)

Os incidentes que, na década de 1870, indispuseram a Igreja e o Império estavam já mais ou menos superados quando ocorreu a chamada Questão Militar. Na realidade, foram vários episódios que deterioraram as relações entre a Monarquia e os militares e que afastaram o Exército do Governo. A oficialidade voltou da guerra do Paraguai consciente de sua importância na vida nacional e disposta á ação política. Mais de uma década após longos anos de combate no Paraguai, os militares estavam cada vez mais desolados com a corrupção existente na vida pública e na política monarquista. Aos poucos, foram se considerando incumbidos de uma missão salvadora, em que a dignidade da farda se opunha aos políticos civis, os “casacas”, “aproveitadores da miséria do País”. O ponto de partida para as questões militares foi a proibição, em 1884, aos oficiais do Exército de se manifestarem publicamente por meio da imprensa sem a devida licença do ministro da Guerra. Entre 1884 e 1887, o Império pressionou e puniu os oficiais que desobedeceram a esta orientação. Chefes influentes como o tenente-coronel Antônio de Sena Madureira, o coronel Ernesto augusto da Cunha Matos e até mesmo o marechal de campo Manuel Deodoro da Fonseca foram perseguidos. A repressão imperial aumentou a agitação política nos quartéis e empurrou ainda mais os militares para as idéias republicanas. Poucos anos depois, a corporação não hesitaria em depor a Monarquia, abrindo fogo contra seus inimigos. 


Questões sobre o texto:

1 – No regime de padroado:

A) O império estava subordinado à Igreja católica 

B) A igreja era independente do império.

C) A Igreja católica estava subordinada ao império.

D) Havia uma relação de igualdade entre igreja e império.

2- O que fizeram os bispos de Olinda e de Belém em relação à maçonaria? 

A) Entraram para a maçonaria 

B) Proibiram a maçonaria em suas dioceses. 

C) Condenaram a maçonaria em todo império

D) Adotaram a prática maçônica  

3- Qual foi a atitude do governo imperial em relação ao caso? 

A) condenou os dois bispos a quatro anos de prisão e trabalhos forçados

B)Apoiou os dois bispos de maneira incondicional 

C)Condenou os padres seguidores da maçonaria 

D)Não tomaram nenhuma atitude 

 4-Quais os episódios que deram origem à Questão Militar?

A) O imperador remunerava os sacerdotes. Isto fazia com que, na prática, os religiosos fossem funcionários do governo. 

B) A oficialidade voltou da guerra do Paraguai consciente de sua falta de importância.

C)A repressão imperial aumentou a agitação política nos quartéis e empurrou ainda mais os militares para as idéias republicanas.

D)A importância do exército após a guerra do paraguai, a corrupção existente na vida pública e na política monarquista, a proibição, em 1884, aos oficiais do Exército de se manifestarem publicamente por meio da imprensa 


5-  Ao mesmo tempo que servia como um dos pilares básicos de sustentação do trono, a Igreja estava submetida ao Estado pelo regime de:

Sustentaçãoo b) padroado c) cooperação d) subordinação 


6- As questões ___________ e _____________ ajudaram na queda do império brasileira.

Guerra e corrupção b) Religiosa e militar c) maçônicas e imperiais d) guerra e religião 



terça-feira, 3 de outubro de 2023

Avaliação de recuperação do nono ano.

 Avaliação de recuperação do nono ano. 

Aluno(a):______________________________________________ turma:_________


ditadura militar no Brasil


É conhecido no Brasil como "Regime Militar" o período que vai de 1964 a 1985, onde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Neste período, os chefes de Estado, ministros e indivíduos instalados nas principais posições do aparelho estatal pertenciam à hierarquia militar, sendo que todos os presidentes do período eram generais do exército. Era denominada "Revolução" em sua época, sendo que os principais mentores do movimento viam o cenário político do início dos anos 60 como corrupto, viciado e alheio às verdadeiras necessidades do país naquele momento. Assim, o seu gesto era interpretado como saneador da vida social, econômica e política do país, livrando a nação da ameaça comunista e alinhando-a internacionalmente com os interesses norte-americanos, trazendo de volta a paz e ordem sociais.

Os antecedentes do Regime Militar podem ser encontrados no período Vargas, entre os responsáveis pela sua derrubada em 1945, pondo fim ao Estado Novo. Este contingente de oposição se agruparia logo depois na UDN, União Democrática Nacional, partido de orientação liberal-conservadora. Com a volta de Getúlio por meio de eleições diretas em 1951, tal grupo continuaria fazendo oposição à sua política, considerada "populista". Tal pressão acabaria por provocar o suicídio do presidente. Este gesto, apesar de frear o movimento das forças conservadoras, não impediu algumas tentativas, em especial a manobra para que o presidente eleito Juscelino Kubitschek não tomasse posse. Uma intervenção de um grupo militar não-ortodoxo garantiria a posse de Kubitschek.

Eleito Jânio, parecia finalmente que as forças que dariam respaldo aos militares subiria ao poder, mas, o temperamento ímpar do novo presidente, e sua surpreendente renúncia implodiriam o projeto conservador. Outra vez as ideias de Vargas estariam representadas por um de seus mais aplicados discípulos, João Goulart, que tinha o talento de atrair a repulsa de todos os movimentos um pouco mais à direita do espectro político. O medo de que Goulart implantasse no Brasil uma república sindicalista com o apoio discreto do Partido Comunista Brasileiro acabou lançando a classe média contra o presidente, entendendo que o Brasil caminhava para o caos do socialismo operário e campesino.

Do mesmo modo que acreditavam estarem mantendo a legalidade ao garantir a posse de Juscelino, quase dez anos antes, os militares decidiram entrar em cena novamente. Agora, a deposição do presidente asseguraria a ordem e a legalidade.

Na noite de 31 de março para 1 de abril de 1964 começa então um período de exceção, arbitrariedade, desrespeito aos poderes estabelecidos, aos direitos dos cidadãos, à sua integridade física, bem como sua liberdade de expressão. Certos de que realizavam um gesto de "purificação" do poder, o projeto de aparência edificante dos militares descamba para a repressão de toda uma nação. A Constituição seria rasgada, o judiciário perderia sua independência, e pior, os membros do legislativo seriam depostos de seus cargos como representantes legítimos do povo.

A ideia era de que quando o Marechal Humberto Castelo Branco assumisse o poder, logo o devolveria a um representante civil, garantindo mesmo as eleições previstas para 1965. Castelo Branco pertencia ao grupo moderado do movimento, chamado de "Grupo de Sorbonne". Logo, porém, os radicais assumiriam o controle do movimento, forçando a permanência dos militares no poder, em plena crença de que os entes responsáveis pelos males políticos do país ainda poderiam voltar a comandar o país.

É por obra dos radicais que ocorre a posse de Costa e Silva como segundo presidente militar, e onde se inicia o período mais pesado da repressão. Das perseguições a parlamentares da gestão anterior, os militares decidiram fechar o Congresso Nacional em 1968, através do infame Ato Institucional número 5. Costa e Silva morre em pleno mandato, e mais uma vez o grupo radical conspira para que o vice presidente, Pedro Aleixo, um civil, não assuma; no lugar, o poder seria entregue a uma Junta formada por três militares, um de cada força. A repressão chegaria ao seu auge com o presidente seguinte, Emílio Médici, que acaba com qualquer movimento armado da oposição, dando a ideia da completa predominância e popularidade do regime, sob pleno "Milagre Econômico", em meio à conquista definitiva da Taça Jules Rimet na Copa do México de 1970 .

Ao aproximar-se a Primeira Crise do Petróleo, sobe ao poder justamente o presidente da Petrobrás, General Ernesto Geisel, confrontado com o disparo da inflação e fim do milagre. Moderado, ele é incumbido de preparar a volta à normalidade, fazendo a distensão "lenta, gradual e segura". Apesar de casos infames como a morte do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho, Geisel parece conseguir seu objetivo, entregando o poder ao último general da era militar, João Batista Figueiredo. Apesar da crise econômica, que começava a atingir níveis insuportáveis, da concreta "quebra" do Brasil no plano econômico, e da impunidade de vários personagens da época da repressão, Figueiredo irá, depois de 21 anos de ditadura, transferir o poder a um civil, ainda indiretamente eleito: Tancredo Neves, que morre antes de subir ao poder. Seu vice, José Sarney, proveniente dos quadros políticos da ditadura, acabaria incumbido de guiar o país até as tão esperadas eleições diretas em mais de 25 anos, previstas para 1989.


1- Associe as letras com os parênteses.

A) Foi eleito indiretamente em 1985, mas morreu antes de assumir o poder. 

B)Político proveniente dos quadros políticos da ditadura que assumiu o poder.

 C)período que vai de 1964 a 1985, onde o país esteve sob controle dos militares.

D)Cago ao qual pertenciam todos os presidentes do período do regime militar.

E)O jornalista Vladimir Herzog e o operário Manuel Fiel Filho.

F)Tem Início do período de exceção, arbitrariedade, desrespeito aos poderes estabelecidos.

G)Ato que fechou o congresso nacional e deu início a perseguições políticas e mortes.

H)Com a Primeira Crise do Petróleo, sobe ao poder justamente o presidente da Petrobrás.


(  .  )Assassinados pela ditadura militar.

 (.    ) general Ernesto Geisel 

(.    ) José Sarney

(.    )ato institucional número 5 (AI.5)

(.   )Regime militar ou ditadura militar.

(.   )Entre 31 de março e 1 de abril de 1964.

(.   )General 

(.   ) Tancredo Neves


2- Qual o "medo" alegado pelos conservadores para apoiar o golpe militar de 1964? 4 linhas


3- Com relação à constituição e ao poder judiciário, o que acontece quando os militares assumem o poder? 3 linhas 


4-Qual a crença alegada pelos militares para se manter no poder? 3 linhas



5- o vice presidente, Pedro Aleixo, era um civil. O presidente morreu. Ele assumiu o poder? O que aconteceu?








terça-feira, 5 de setembro de 2023

Oitavo ano recuperação para quem perdeu simulado.

 Oitavo ano recuperação para quem perdeu simulado.

Copiar as questões em folha de caderno ou papel almaço e fazer capa com o titulo: escravidão no Brasil. 

Entregar até até 20 de setembro.

Pegar respostas no texto do link abaixo.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/escravismo-no-brasil-a-resistencia-de-africanos-e-descendentes.htm

Copie e cole o endereço acima.

1- Qual o período de apogeu da escravidão e que continente concentrou maior número de telefone escravos africanos? 2 linhas 

2-Como eram tratados os escravos vindos da África? 6 linhas

3- O que acontecia com os negros ao chegarem aos seus destinos, isto é, nos locais onde seriam comercializados como mercadorias ? 5 linhas 

4- Quais as características da maioria dos escravos negociados no Brasil? 3 linhas.

5- Qual o principal problema inicial dos escravos no seu relacionamento com as pessoas locais? 3 linhas

6- O que significa a expressão boçal relacionada aos escravos na época? 3 linhas.

7- Quem eram os ladinos? E os crioulos? 4 linhas

8- Assim que chegavam aqui os escravos eram chamados pelo mesmo nome que tinham? Explique. 6 linhas 

9-Você acha que houve um apagamento intencional da cultura dos negros quando eles aqui chegraram? 6 linhas.

10- Falando de cultura, como os africanos eram tratados ao chegar aqui? 2 linhas

11- Quais as condições de trabalho e de tratamento dados aos escravos? 4 linhas

12- Existiam negros vivendo em boas condições? 3 linhas

13- qual era a regra nas condições de vida dos escravos? 3 linhas

14-Quais as formas de resistência dos escravos? 4 linhas

15- o que era o banzo ? 3 linhas

16- o que era o kilombo na África e o quilombo no Brasil? 6 linhas

17- qual o mais famoso quilombo do Brasil e onde ficava? 4 linhas.

18- Qual a rebelião de escravos no Brasil que teve maior repercussão?



Recuperação de quem perdeu algum simulado nono ano.

 Recuperação de quem perdeu simulado nono ano 

 Guerra do Vietnã.

Copiar em folha de caderno ou papel almaço e fazer capa com o titulo: guerra do Vietnã.

Entregar até 20 de setembro


Consular texto no link abaixo para responder questões.


https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-do-vietna.htm


Aluno:___________________________________________________ turma:_________


1- "O conflito no Vietnã contou" com a participação das potências imperialistas? Explique. 4 linhas.

2- A Guerra do Vietnã tem relação com a dominação colonial europeia? Explique.4 linhas.

3- como ficou a  divisão do Vietnã ratificada na Conferência de Genebra 5 linhas

4- A mesma Conferência de Genebra determinou a realização de eleições livres para unificação do Vietnã. Isso aconteceu? Por que? 5 linhas 

5- Tanto o governo do Norte quanto o Vietnã do Sul apresentavam posturas ditatoriais e repressivas. Dê exemplos disso. 6 linhas.

6-O Vietnã do Norte passou a contar com o apoio da União Soviética, e o Vietnã do Sul foi apoiado pelos Estados Unidos. O que aconteceu a partir de 1959. 3 linhas.

7- Apesar do apoio estadunidense do lado sul, o que aconteceu no desenrolar da guerra? 4 linhas.

8-O  governo de Diem, que estava no poder desde 1955, passou por um forte enfraquecimento e enfrentou inúmeros protestos no Vietnã do Sul. O que os estados unidos fizeram lá em seguida? 4 linhas.

9- Qual o pretexto para a entrada dos estados unidos para entrar na guerra? 4 linhas.

10-Como se deu a evolução no quantitativo de soldados após a entrada dos Estados Unidos na guerra do Vietnã? 4 linhas.

11- Quais as táticas dos Vietcongs para levar vantagem sobre as tropas estadunidenses? 4 linhas.

12- O que mobilizou a sociedade estadunidense contra a guerra? 2 linhas.

13-O que aconteceu com a guerra do Vietnã após a saída das tropas dos estados unidos em 1973 ? 4 linhas.

14-Qual o quantitativo de mortes do conflito? 


segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Questões 1 e 2 do sétimo ano terceiro bimestre

 1- Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso na afirmações abaixo. 68 a 71


  1. (. F  )O realismo da figura humana não era muito apreciado pelos renascentistas..

  2. (.V ) A perspectiva era uma técnica que permita ter uma sensação de profundidade.

  3. (.V  )O realismo da figura humana  era muito apreciado pelos renascentistas

  4. (. F   ) Meu retrato era a chamada iniciativa do artista de fazer uma pintura de si mesmo.

  5. (.     ) No renascimento, o individualismo não tinha um sentido muito positivo.

  6. (.     ) Os gregos e romanos da antiguidade serviram de inspiração para os renascentistas.

  7. (.     ) Autorretrato era a chamada iniciativa do artista de fazer uma pintura de si mesmo.

  8. (.     )No renascimento, o individualismo tinha um sentido muito positivo.

  9. (.     ) Os renascentistas ainda não tinham relógios e, por essa razão, não tinham controle do tempo.

  10. (.     ) no Antropocentrismo, o homem passou a ser visto como criativo, virtuoso dono do seu destino.

  11. (.     ) O renascimento tem o Humanismo como principal base filosófica.

  12. (.     ).O humanismo propunha o estudo das obras dos antigos egípcios.

  13. (.     )Para os renascentistas, o tempo pertence ao homem e deve usá-lo a seu favor.

  14. (.     ) Os humanistas não rejeitavam a cultura religiosa católica.

  15. (.     ) Os  humanistas rejeitavam a cultura dominante  influenciada  pela igreja católica.

  16. (.    )O humanismo propunha o estudo das obras dos antigos gregos e romanos.


2- Associe as informações das letras e dos parêntesis. 71 à 77.                 

  1. Foi o período de transição para a arte renascentista.                     

  2. Períodos ou fases em que o renascimento foi dividido.

  3. Ele foi autor do poema "a divina comédia".

  4. É o grande mestre do Trecento na pintura.

  5. No quattrocento, tornou-se o grande centro da arte renascentista.

  6. No  cinquecento, tornou-se o grande centro da arte renascentista.

  7. Foi pintor, escultor, engenheiro, inventor  e arquiteto.

  8. Principais obras de Leonardo da Vinci.

  9. Ele foi escultor, pintor e arquiteto. 

  10. Principal obra de Michelangelo.

  11. Foi o artista oficial de alguns homens ricos.

  12. É considerado o maior poeta da língua portuguesa.

  13. Sua obra mais significava foi Dom Quixote.

  14. Escritor inglês que escreveu utopia.

  15. Autor de Romeu e Julieta.

  16. Comprovou a teoria do heliocentrismo.

(.    )Davi

(.    ) Florença

(.    ) Leonardo da Vinci

(.    ) Michelangelo

(.    ) Trecento

(.    ) Galileu Galilei

(.    ) Shakespeare

(.    ) Luís de Camões

(. K )Rafael Sanzio. 

(.    ) Dante Alighieri 

(.    )Thomas Morus 

(.    ) Miguel de Cervantes

(.    ) Trecento, Quattrocento e Cinquecento.

(.    ) Roma 

(.    ) Monalisa e Santa ceia.

(.D  )Giotto Di Bondone 



domingo, 20 de agosto de 2023

Questões do oitavo ano terceiro bimestre.

 Capítulo 7

1- O que pode significar a parte vermelha que descendo da mão até o braço no memorial da América latina? Pág.103. 4 linhas 

R. A parte vermelha é a representação do mapa da América latina, mas simboliza também as veias entre o braço e a mão que simbolicamente é sangue derramado na independência da América latina.


2-Como podemos explicar a grande predominância da população negra no Haiti? Pág. 104. 4 linhas.

R. No final do século xviii, 87% da população do Haiti era negra. Isso prevalece até os dias atuais.


3- como vivia a população do Haiti no final do século xviii ? Pág. 104. 4 linhas.

R. A elite vivia luxuosamente, enquanto os trabalhadores escravizados eram vítimas de maus tratos sendo vítimas de doenças, sendo alto o índice de mortalidade entre eles.


4- Qual foi a reação dos trabalhadores escravizados em 1791 ?

R. Os trabalhadores dos canaviais do norte de São Domingos promoveram um levante escravo de grandes proporções.


5-O que aconteceu com o Haiti em 1794 ? O que você entende no último parágrafo da pág 104 ? 4 linhas.

R. Em 1794 o Haiti lutava para ser independente e aboliu a escravidão. Porém, sua independência de fato ainda demoraria um pouco mais.(Ler pág.105.)

6- O que aconteceu com o Haiti quando Napoleão chegou ao poder? 106 4 linhas

R. Napoleão anulou a lei abolicionista aprovada pelos jacobinos e enviou um exército de 25 mil homens para retomar a ilha de São Domingos (Haiti).


7-Em 1804 o Haiti se torna independente da França após anos de guerra contra a França. O que significa Haiti? E haitianismo? 106 4 linhas

R. Haiti significa terra montanhosa e haitianismo era o medo que os demais países tinham de um levante escravo bem sucedido tal como aconteceu no Haiti.


8- A luta dos haitianos ficou para sempre associada a qual conceito ? Pág. 106 1 linha.

R. Liberdade.


9- Entre 1794 e 1802 no Haiti Toussaint L'ouverture tentou reorganizar a economia. Quais os problemas que ele teve para fazer isso? 4 linhas


10- O que aconteceu com Toussaint L'ouverture quando Napoleão assumiu o poder na França? 4 linhas


11-O que aconteceu com as lutas de independência após a prisão de Toussaint L'ouverture ? 4 linhas


12-Como deu o processo de reconhecimento da independência do Haiti pela França? 3 linhas.

13- Quem eram os curacas ? 107 3 linhas

14- Quem eram os Mitayos ? 107 3 linhas

15- O que era a mita ? 107 3 linhas

16-Quem eram os realistas no vice Reino do Peru? 108 2 linhas

17- Como era composto o exército de Tupac Amaru? 108 4 linhas

18- Ao fim da guerra, o que aconteceu com Tupac Amaru? 108 4 linhas

19- Como estava distribuída a população da América espanhola em 1810 ? 108 3 linhas

20- Quem eram os criollos ? 108 2 linhas

21- Quem eram os chapetones 108 2 linhas

22- O que aconteceu com o império espanhol entre 1808 e 1824 ? 109 4 linhas

23-Quais as medidas tomadas pela monarquia espanhola, na segunda metade do século XVIII, objetivando tentar extrair mais riquezas da América espanhola?

109 6 linhas.

24- Qual fato ocorrido na Europa favoreceu a luta pela independência? 110 3 linhas.

25- O que são juntas governativas?110 4 linhas

26- Nas lutas pela independência, quem é José de San Martin? 110 3 linhas.

27- Qual o principal projeto de Simón Bolívar ? 111 4 linhas.

28- o que aconteceu em 1810 no México? 113 6 linhas

29- No fim das contas, qual o projeto de independência acabou prevalecendo na América espanhola? 113 6 linhas

30- Após um bom tempo de "independência" da América espanhola, o que está acontecendo com a maioria do povo ( indígenas e afro descendentes) ? 114 4 linhas

31- Quais as três razões que explicam a fragmentação da América espanhola? 115 6 linhas

32- Quem são os caudilhos? 115 2 linhas.


Fim do capítulo 7.


Capítulo 9


1- D. Pedro foi aclamado imperador do Brasil em 12 de outubro de 1822, mas a luta pela independência já havia terminado em território brasileiro? Por que? 4 linhas 137


2-Em que dia se dá a comemoração da independência na Bahia?Por que? 4 linhas 137


3- No Piauí, na batalha de jenipapo, as mulheres participaram da luta pela independência? 3 linhas 138


4-Algum outro país ajudou o Brasil no processo de independência? 138 4 linhas.


5- Qual o lema da doutrina criada nos Estados Unidos e o que isso significava? 3 linhas 139.


6-Qual foi a condição imposta por Portugal para reconhecer a independência do Brasil e como a Inglaterra ajudou nesse processo? 3 linhas 139.


7- Quais as condições impostas pela Inglaterra para reconhecer a independência do Brasil? 4 linhas 139


8- Em termos legais o que aconteceu com o Brasil independente em 1823 ? 3 linhas 140.


9- D. Pedro aceitou a constituição feita pelos deputados? Qual foi a sua reação ? 3 linhas 140.


10- O povo gostou da atitude de D. Pedro? O ELE fez em seguida? 4 linhas 140.


11- O Brasil passou a ter uma constituição outorgada? O que significa isso? por 4 linhas 141.


12- O que é monarquia hereditária ? 2 linhas 141


13- Em quais poderes ficou dividido o Brasil ? 2 linhas.


14- Descreva como é exercido cada poder. 4 linhas. 141


15- O que era presidente de província naquela época? 141 3 linhas


16- O que dizia frei Caneca sobre o poder moderador? 142 2 linhas.


17- o que foi a confederação do Equador? 4 linhas 142 


18- O que enfraqueceu a confederação do Equador? Por que? 3 linhas 143.


19- Como D. Pedro conseguiu dinheiro para reprimir a confederação do Equador? 3 linhas. 143.


20- Quais as atrocidades cometidas pelas forças imperiais após resistência heróica dos nordestinos ? 5 linhas 143.


21- O que aconteceu com frei Caneca quando foi julgado? 2 linhas 144


22- Qual o impasse no momento da execução da pena de frei caneca e qual foi a solução encontrada ? 144 4 linhas.


23- o que aconteceu com a popularidade de D. Pedro? 2 linhas 144.


24- o que é balança comercial? 4 linhas 144.


25- O que aconteceu em 1829 como reflexo da crise econômica? 2 linhas 145.


26- o que foi a guerra Cisplatina e que isso acarreta para D. Pedro? 4 linhas 145.


27- o que aconteceu em Portugal que deixou D. Pedro ainda mais perturbado? 5 linhas. 145.


28- o que aconteceu em 1830? como D. Pedro em Minas Gerais? 4 linhas 146.


29- Os sinos das igrejas mineiras tocaram o dobre de finados? O que significa essa última expressão? 3 linhas 146.


30- Dep

ois de tanta lambança, o que, finalmente, D.Pedro fez em 7 de abril de 1831 ?


Fim do capítulo 9.



sexta-feira, 28 de julho de 2023

Guerra fria e revoluções chinesa e cubana (capítulos 9 e 10) mono ano.

 A guerra e fria capítulo 9 (pág. 135)

1- No que consistiu a guerra fria?pag. 135(4 linhas) no texto.

R. Consistiu em uma guerra não declarada entre os Estados Unidos e a União Soviética, na qual os dois lados usaram a propaganda, a espionagem e a intervenção militar para defender seus interesses. 

2-Como ficou dividida a Alemanha após a conferência de Potsdam? pág. 136 (4 linhas)

R. Foi dividida em quatro setores de ocupação: o norte americano, o soviético, o inglês e o francês.

3-Quais os objetivos da criação da ONU (organização das nações unidas)?pág. 137(3 linhas)

R. Manter a paz e a segurança do mundo; promover a cooperação internacional e incentivar o respeito aos direitos dos seres humanos e às liberdades individuais.

4-Como é formado o conselho de segurança da ONU?(3 linhas) PÁG. 138

R. É formado por 15 membros, sendo 10 eleitos por um período de 2 anos e 5 permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França)

5-O conselho de segurança da ONU serve muito mais para manter o poder dos países mais poderosos. Você concorda com essa afirmação? pág.156) (3 linhas)

R. Concordo, pois o poder de veto desses países dá eles o direito de fazer o que bem entendem. Ex.Os EUA e a guerra do Vietnã.

6-quais os órgãos que compõem o conselho econômico e social da ONU? pág. 138 (2 linhas)

R. Conselho econômico e social, Unesco, FAO, OMS, FMI e BIRD.

7-O que significa a expressão: O mundo passou viver uma ordem internacional bipolarizada? pág.140 (3 linhas) R.Significa que o mundo ficou dividido em dois blocos rivais e inconciliáveis: O capitalista liderado pelos EUA e o cominista liderado pela União Soviética.

8-Qual o objetivo principal e no que consistia o plano Marshal? pág. 141(5 linhas)

R. o plano Marshal consitia em um programa de ajuda econômica aos países capitalistas da europa mais atingidos pela segunda guerra mundial e tinha como objetivo principal o enfraquecimento do comunismo e fortalecimento do capitalismo europeu.

9-Qual foi o objetivo da construção do muro de Berlim? pág. 142(3 linhas)

R. O muro de Berlim foi construído para impedir a fuga dos alemães orientais (comunista) para o lado da Alemanha ocidental(capitalista).

10-Por que a guerra da Coréia representou um momento de grande tensão mundial? pág. 143-contextualizar (3 linhas) R. Por que foi a primeira guerra que teve a intervenção das duas potências do mundo. os Estados Unidos de um lado e a União Soviética do outro. Temia-se que essa guerra se expandisse ganhando proporções mundiais.

11-Como ficou dividida a Coreia após a guerra em 1953 ? Pág. 143. 3 linhas 

R. República popular democrática da Coreia do Norte (socialista) e República popular democrática da Coreia do Sul (capitalista).

12- O que é armistício? 143 3 linhas 

R. Trégua ou suspensão da luta (da guerra) como resultado de um acordo, mas sem terminar oficialmente a guerra.

13-Por que o fim da guerra da Coreia não significou o fim da era do medo ? 143 4 linhas 

R.Por que o líder da Coreia do Norte, nos últimos anos, fez repetidas ameaças aos Estados Unidos sinalizando com a possibilidade de uma guerra atômica.

14-O que fez o macarthismo (movimento de caça às bruxas) nos Estados Unidos 144? 2 linhas

R. Perseguiu e levou à prisão cientistas, professores e funcionários do governo. 

15- Cite um personagem muito famoso perseguido pelo macarthismo e o que aconteceu com ele? 2 linhas 144.

R. Charles Chaplin que foi obrigado a se exilar.

16- O que foi fundamental para desencadear a corrida armamentista? 145 5 linhas

R. A competição entre os estados unidos e a união soviética por áreas de influência, o medo que uma potência tinha da outra e os interesses da super lucrativa indústria bélica.

17- Qual era a potência da bomba H? 145 2 linhas

R. Ela tinha uma potência 4 mil vezes superior à bomba atômica.

17- Quais as exigências em termos de investimento das corridas armamentista e espacial? 145 4 linhas.

R. Exigia altos investimentos do estado, provocando aumento de impostos, além de causar sérios prejuízos ao meio ambiente.

18- Qual país saiu na frente na corrida espacial e qual foi seu feito? 145 4 linhas

R. A União Soviética saiu na frente e lançou no ar dois satélites artificiais, os sputnik 1 e 2.

19- Qual a resposta dada pelos Estados Unidos em 1969 ? 145 4 linhas 

R. Em 20 de julho de 1969 o astronauta Neil Armstrong chegou até a lua a bordo da nave Apollo 11.

20- O que era o movimento hippie e qual o seu lema? 146 2 linhas 

R. Era um movimento pacifista que lutava contra o sistema e seu lema era paz e amor.

21- Qual era o visual dos hippies? 2 linhas

R. Usavam cabelos compridos, sandálias e chapéus e roupas indianas.

22- Qual a classe social dos hippies e que eles rejeitavam? 4 linhas

R. Geralmente eram de classe média e rejeitavam a hierarquia, a disciplina e a obediência.

23- o que os hippies defendiam ?

R. O convívio com a natureza, o consumo de comida vegetariana e o amor livre.

24- O que muitos hippies fizeram para viver independente das suas famílias?

R. Iam viver no campo, em comunidades alternativas onde cultivavam a terra, criavam animais e cuidavam dos filhos com total liberdade.



Capítulo 10 revoluções cubana e chinesa

1- Houve resistência à dominação estrangeira na China? Justifique. Pág. 151 3 linhas

R. Não. O imperador a china apoiou as potências estrangeiras e se deixou corromper por elas.

2-Quem eram os notáveis e os mandarins? 151 3 linhas 

R. Notáveis: funcionários públicos graduados. Mandarins: indivíduos letrados admitidos no serviço público por concurso.

3-Como estava distribuída a população chinesa? 151 4 linhas.

R. A maioria era população camponesa sobrecarregada de impostos e sustentava a corte, as elites e os estrangeiros.

4- O que americanos e alemães fizeram que contribuiu para gerar maior insatisfação popular? 151 2 linhas 

R. Eles tentaram impor suas religiões aos chineses.

5-Quais as consequências da revolta dos boxers quando ela chegou a Pequim e por que a revolta tinha esse nome? 151 4 linhas.

R. O nome boxers significa: "os que lutam com os punhos". Chegando a Pequim, essa revolta matou muitos estrangeiros que ali viviam.

6- Qual foi a reação das potências imperialistas à revolta dos boxers e qual justificativa das potências ocidentais? 151 6 linhas 

R. As potências ocidentais diziam estar levando "civilização" para a China. Essas potências se uniram e massacraram milhares de chineses e impôs a estes últimos um tratado humilhante de completa submissão do país.

7-O que os chineses fizeram para combater a dominação estrangeira ? 152 3 linhas 

R. Em 1900, um grupo de nacionalistas fundou o partido nacional do povo ou Kuomintang.

8-Cite algumas ações dos nacionalistas no combate ao império. 152 4 linhas 

R. Criação de sociedades secretas, publicação de textos críticos ao império, uso de roupas e corte da trança, um símbolo de reverência ao imperador.

9-Quem eram os "senhores da guerra"? 152 3 linhas

R. Chefes militares que possuíam exércitos particulares e tinham enorme poder local.

10-O que os chineses marxistas defendiam ? 153 3 linhas 

R. A destruição da antiga cultura, baseada na hierarquia, na obediência e na submissão da mulher.

11-o que era a geração do 4 maio ? 153 4 linhas.

R. Grupo de estudantes e intelectuais que defendiam a libertação do povo chinês e o fim da dominação estrangeira.

12-Havia discordância dos comunistas chineses em relação às ideias de Marx? 153 4 linhas 

R. Sim. Eles afirmavam que seriam os camponeses que fariam a revolução na China e não os operários .

13-Qual foi o resultado final da longa marcha de 10 mil km promovida pelos comunistas? 154 3 linhas.

R. Dos 100 mil que iniciaram a marcha, somente 20 mil chegaram com vida um ano depois.

14 -O que aconteceu com a guerra entre nacionalistas e comunistas quando começou a guerra com o Japão e quem saiu prestigiado desse confronto? 155 4 linhas 

R. Eles decidiram interromper a guerra dentro da China e se uniram para enfrentar o Japão. O líder comunista Mao Tse Tung.

15-O que aconteceu em 1949 ? 155 4 linhas 

R. Mao Tse Tung proclamou a República popular da China, governo marxista presidido por ele.

16- Quais as medidas adotadas por Mao Tse Tung nos primeiros anos de governo? 156 7 linhas 

R. Estatizou grandes empresas, expropriou e distribuiu terras, implementou a industrialização, concedeu às mulheres direitos iguais aos homens.

17- Como funcionavam as comunas populares? 156 7 linhas 

R. Cada uma deveria produzir tudo de que precisasse: alimentos, roupas, calçados, ferramentas, além de ter seus próprios moinhos, lavanderias, postos de saúde, escolas, central elétrica etc.

18- Qual foi o maior empecilho para que o grande salto tivesse êxito?

R. Não havia infraestrutura nem tecnologia para atingir as metas fixadas pelo governo.

19-Qual era a principal divergência entre chineses e soviéticos? 156 7 linhas 

R. A União Soviética vivia sob o marxismo-leninismo, modelo que queria impor ao mundo socialista; Mao Tse Tung defendia a teoria da revolução contínua sob a liderança dos camponeses.


Revolução cubana 

20-Como vivia a maioria da população cubana na primeira metade do século XX ? 158 7 linhas 

R. A maioria da população alimentava-se mal, morava em cortiços ou cabanas de palha, sem assistência médica, sem saber ler e escrever e sobrevivendo de empregos temporários.

21-cite algumas atividades exploradas pelos empresários que apoiavam o ditador fulgêncio batista. 158 3 linhas 

R. Exploravam cassinos e a prostituição lucrando com o jogo e a exploração do sexo.

22-Fidel foi bem sucedido na primeira tentativa de tomada do poder? O que aconteceu com ele?

R. Não. Fidel foi preso, mas dois anos depois conseguiu fugir para o México.

23-O conhecimento do território foi fundamental para a vitória de Fidel ? Justifique. 58 4 linhas 

R. Sim. A Sierra Maestra, uma cadeia de montanhas, território muito conhecido dos revolucionários, foi fundamental na vitória da revolução.

24- Quais as primeiras medidas tomadas por Fidel ao chegar ao poder? 6 linhas 

R. Reforma agrária, redução em 50% dos aluguéis residenciais, nacionalização de bancos e empresas estratégicas.

25-Com a tentativa de invasão frustrada, o que os americanos fizeram ? 159 2 linhas

R. Decretaram o bloqueio econômico contra Cuba em 1962.

26- o que foi a crise dos mísseis ? 159 6 linhas 

R. Cuba passou a ser aliado da URSS e permitiu que esse país construísse uma base de mísseis nucleares em território cubano. Os estados reagiram e o mundo temeu uma guerra nuclear.

27- O que aconteceu em 2017 que pode ser um alívio para Cuba? Quem votou contra?

R. Foi votada uma resolução na ONU dando fim ao embargo econômico americano, sendo que Estados Unidos e Israel votaram contra.


Fim do capítulo.


sábado, 6 de maio de 2023

Pesquisa para as turmas de oitavo ano (1801 e 1802).

 Capítulo 6- A formação dos Estados Unidos.


Pesquisa para fazer sozinho ou dupla. Entregar até 31 de maio ou antes disso. 


ATENÇÃO! DEPOIS DE 31 De MAIO, O TRABALHO NÃO SERÁ MAIS ACEITO.


1- Por que a primeira tentativa de colonização Inglesa na América do norte não deu certo? 4 linhas

2- Cite alguns lugares dos estados unidos que tem nomes de grupos indigenas? 2 linhas 

3- o que a colonização provocou nos povos indigenas? 3 linhas

4- Quais os grupos de pessoas atraídas para a segunda tentativa de colonização da América do norte? 8 linhas

5- Quem eram os servos temporários? 4 linhas

6- Cite outros povos que foram para a América do norte além dos ingleses. 3 linhas

7- como eram agrupadas as treze colônias da América do norte? 3 linhas

8- Qual a base da economia das colônias do sul ? 3 linhas

9- Como funcionava o comércio triangular das colônias do centro e Norte dos estados unidos?

9 linhas

10- o que é policultra? 6 linhas

11- havia diferença no relacionamento com a metrópole inglesa entre as colônias centro,-norte e as colônias do sul? 5 linhas 

12- como eram as colônias no aspecto político? 6 linhas

13 - Quais os motivos que levaram a Inglaterra a uma mudança na política com suas colônias na América do norte? 13 linhas

14- Descreva a lei do açúcar. 8 linhas

15- dedcreva a lei do selo. 10 linhas.

16- Descreva a lei do chá. 10 linhas

17- Cite as três leis que os colonos Norte americanos consideraram intoleráveis. 7 linhas

18- o que os colonos fizeram em protesto contra as leis intoleráveis? 3 linhas

19- Qual foi a reação do governo inglês? 6 linhas

20- o que queria o segundo congresso internacional de Filadélfia? 2 linhas

21,- o que aconteceu em 4 de julho de 1776 ?

22-o que os colonos americanos defendiam na sua declaração de independência e qual a sua inspiração? 6 linhas

23- Quais países ajudaram os colonos na sua guerra contra a Inglaterra? 2 linhas

24- Qual foi a importância da ajuda externa para os colonos? 5 linhas

25- O que definia a primeira constituição dos estados unidos? 4 linhas

26- Apesar de os norte americanos falarem em liberdade, o que aconteceu com os escravizados e as mulheres? 4 linhas.


Tema da pesquisa do nono ano (1901 e 1902).

 Pesquisa para fazer sozinho ou dupla. Entregar até 31 de maio ou antes disso. 


ATENÇÃO! DEPOIS DE 31 De MAIO, O TRABALHO NÃO SERÁ MAIS ACEITO.

Capítulo 7- A grande depressão, o fascismo e o nazismo. Pág 106 em diante.

1- Por qiue os EUA sairam da primeira guerra prestigiados e enriquecidos ? 5 linhas 

2- O que alimentou a prosperidade dos EUA nos anos de 1920 ? 7 linhas 

3- Como se dava a especulação na bolsa de valores de nova iorque ?5 linhas 

4- Como se deu a quebra da bolsa de mova iorque ? 7 linhas 

5- Quais as razões que levaram da grande depressão econômica ?4 linhas 

6- A crise atingiu a todos igualmente ? 5 linhas 

7- O que o governo dos EUA fizeram para acabar com a crise ? Tais medidas atingiram a Europa ? POR QUE ? 7 linhas 

8- O que foi fundamental, no imaginário do povo, para a ascensão dos regimes autoritários ? 7 linhas 

9- Quais as principais características do fascismo, segundo Robert Paxton ? 10 linhas 

10- O que defendia o PARTIDO FASCISTA criado por Benito Mussolini em 1919 ? 7 linhas 

11- Como foi a evolução do fascimso no meio empresarial ? Por que o fascismo foi aceito pelos empresários ? 8 linhas   

12- Quais os valores que uniam as camadas populares aos fascistas ? 5 linhas 

13- O que foi a marcha sobre Roma ? Houve resistência do Rei ? 6 linhas 

14- Qual a atuação de Mussolini nas eleições de 1924 e que ele fez no poder ? 7 linhas 

15- A igreja católica foi contra o regime fascsta ? Por que ?

16- Como se dva a atuação dos fascistas na area da educação ? 8 linhas 

17- Como as dividas do tratado de versalhes contribuiu para a crise econômica alemã ? 7 linhas 

18- Quais as ideologias e partidos que foram favorecidos pela crise alemã ? 8 linhas 

19- A quem Hitler culpava pela derrota alemã na grande guerra ? Qual o arguemnto dele que deixou o povo alemão revoltado ? 5 linhas 

20- Você vê similaridade com o discurso de ódio atual e o daquele tempo ? ́POR QUÊ ?

21- O que eram as “SAs” e o que elas propunham ? 6 linhas 

22- Hitler foiu preso em 1925 e na prisão escreveu o livro “minha luta”. Quais os princípios básicos do naziamo cintidos nessa obra ? 10 linhas 

23- O que aconteceu na Alemanha após o começo da crise capitalista em 1929 ? 9 linhas 

24- Descreva os fatos ocorridos no inicilk de 1933 que alteraram o panorama político da Alemanha. 9 linhas 

25- O que Hitler fez ao chegar ao poder ?

26- O que Hitler fez para desenvolver a economia alemã ? Os trabalhadores foram beneficiados ? Por que ? 7 linhas 

27- O que é reforma agrária ? Ela foi feita na Alemanha Hitlerista ? 8 linhas 

28- Quais as medidas tomadas contra os judeus (anti semitismno ) ? 6 linhas 

29- O que foi a noite dos cristais ? 5 linhas 

30- Quais os desdobramentos da noite dos cristais ?

 

terça-feira, 25 de abril de 2023

Questões do simulado do dia 05 de. Maio (1701 e 1702).

 A cultura Africana.


A cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural."

"Diversidade cultural da África. O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.



1-fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus. De que fator estamos falando?


  1. Da enorme riqueza imaterial africana (cultura).

  2. Da riqueza material Africana (ouro, prata etc)

  3. Das enormes pirâmides do Egito.

  4. Da enorme riqueza imaterial do oriente médio.




2- A cultura africana tem influência, principalmente:

  1. De europeus e dos países do oriente médio.

  2. De portugueses e espanhóis.

  3. De brasileiros e portugueses.

  4.  De europeus em geral apenas.



,3- O continente africano se  caracteriza por ser pluricultural." Isso significa:

  1. Se explica pela combinação dos fatores migratórios, pela colonização europeia e pela diversidade étnica africana

  2. Que a África tem uma cultura sem muitas influências externas.

  3. Se explica unicamente pela influência da Europa.

  4. Se explica unicamente pela influência do Oriente Médio.



4- O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em:

  1. África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul).

  2. África do Sul, África do Norte e África central.

  3. Em regiões de diversidade cultural e politicamente dependentes umas das outras.

  4. Em África Negra e África Branca.



5- Os  povos do Oriente Médio tem influência na cultura Africana. São exemplos de países do oriente médio:

  1. Arábia Saudita e Iraque

  2. Irã e Egito

  3. China e Emirados Árabes.

  4. Japão e Arábia Saudita.





6- Os países europeus também têm grande influência na cultura Africana. São exemplos de países europeus:

  1. França e Inglaterra

  2. Irã e Portugal

  3. Holanda e Emirados Árabes.

  4. Espanha e Iraque.




7- mas a porção __________ do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população. Marque a opção que preenche a lacuna.

  1. Sul

  2. Norte

  3. Oeste 

  4. Leste