Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Aulas capítulos 1 a 3.

Todos os exercícios já estão com gabarito.        

 Para fazer em casa e trazer o livro na próxima aula.
CAPITULO 1 DO LIVRO (PARA CASA)
Pag. 12 em diante
1-     O que a história estuda? (4 linhas)
A historia estuda os processos de mudanças ocorridas na sociedade. Mudanças no campo da tecnologia, da moda da construção de moradias etc.
2-    Cite alguns exemplos de permanências históricas, mesmo de depois de séculos passados. (4 linhas)
Observamos essas permanências históricas nas construções antigas, nas brincadeiras antigas etc.
3-    O que é história? (2 linhas)
É o estudo dos seres humanos no tempo.
4-    Como podem ser as fontes históricas? (2 linhas)
Podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material.
5-    Cite alguns exemplos de fontes históricas. (2 linhas)
Fotografias, jornais, documentos, cantigas, lendas, brinquedos, roupas etc.
6-    Cite alguns exemplos de fontes orais (2 linhas)
Cantigas, lendas e entrevistas.
7-    Cite algumas fontes históricas que são objetos da cultura material (2linhas)
Brinquedos, móveis e vestimentas são objetos da cultura material.
CAPITULO 2 DO LIVRO
Pag. 26 em diante
1-   Defina  cultura (2 linhas)
É um jeito próprio de se vestir, se alimentar, de construir moradias, de fazer festa, de agir e de pensar.
2-   Existe algum povo sem cultura? (2 linhas)
Não. Pois, cada povo tem o seu valor e não existe povo sem cultura e nem cultura superior à outra.
3-   Questão 2 Pág. 38 (reescreva as incorretas corrigindo os erros)

4-   Coloque (CI) para cultura imaterial e (CM) para cultura material.
(CM) o livro, o computador, o álbum de fotografias.
(CI)modo de preparar um feijoada mineira.
(CI)modo de os gaúchos prepararem o seu chimarrão.
(CM)A camisa, a mochila e a calça jeans.
(CM)conjunto de prédios antigo da cidade do Rio de Janeiro.
(CM)gravações sobre lendas antigos.
(CI)jeito como se prepara uma buchada de bode.
5-   O que é um calendário? (2 linhas)
É um diferente modo de contar e dividir o tempo podendo variar  de acordo com a cultura.
6-   Quais as datas usadas por judeus e mulçumanos como marco inicial dos seus calendários?
Os judeus contam o ano zero a partir da suposta criação do mundo em 3760 antes de  Cristo. Já os mulçumanos contam o ano zero a partir de 622 depois de cristo com a hégira ou ida de Maomé de Meca para Medina.
7-   O ano de 2015 do nosso calendário corresponde a qual ano no calendário judeu e no calendário mulçumano?
Calendário mulçumano= 2015-622=1393
calendário judeu=3760+2015=5775





CAPITULO 3 DO LIVRO
1-    O que são fosseis? ( 3 linhas)
São restos de antigos de seres vivos encontrados e estudados pelos cientistas, podendo ser de animais ou vegetais.  
2-    O que são hominídeos?( 2 linhas)
São seres com características semelhantes às dos seres humanos e que viveram na pré-história. 

3-    Associe as colunas

a)   Antiga idade da pedra                           ( B )homo habilis
b)   Aperfeiçoou instrumentos de pedra.        ( C )homo sapiens sapiens
c)   Surgiu a cerca de 100 mil anos               ( E )neolítico
d)   Já sabia fazer instrumentos de pedra.      ( F)cerca de 5 mil AC.
e)   Nova idade da pedra.                            ( G )homem de Neandertal
f)Descoberta dos metais.                           ( D )homo erectus
g)Desapareceu há mais de 40 mil anos.        ( A  )paleolítico 

4-   Marque um com um (x) a única opção correta. Eles eram caçadores e coletores

a)   Homo sapiens
b)   Homo erectus
c)   Homens do paleolítico.
d)   Homens do neolítico.



5-    Marque um com um (x) a única opção correta. Eles não tinham moradia fixa. Eram então:

a)   Sedentários
b)   Nômades
c)   Andarilhos
d)   Hominídeos

6-   Marque um com um (x) a única opção correta. Com ela a vida do ser humano mudou muito e tornou-se possível viver em regiões geladas Estamos falando do (a)

a)   Invenção da escrita.
b)   Invenção da pedra polida.
c)   Invenção da agricultura
d)   Invenção do fogo.


7-   Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, pesquisando no texto (pag. 51 a 54)

(F ) No começo do neolítico as temperaturas caíram muito.
(V )muitos animais acostumados com temperaturas frias morreram.
(F )A agricultura foi criada a mais de 20.000 anos atrás.
(V )Há cerca de 10.000 anos antes de cristo o homem inventou a agricultura.
(V )A invenção da agricultura se deu devido a falta de caças de animais.
(F )As mulheres não trabalhavam na agricultura.
(V )foram as mulheres que perceberem que as sementes davam origem a novas plantas.
(V )sedentarização é o processo de fixação do homem na terra.
(F  ) nomadismo é o processo de fixação do homem na terra.
(V  )O machado de pedra servia para o homem derrubar árvores.
(F  )os vasos de cerâmica serviam apenas para guardar plantas.
(V )o aumento da produção de alimentos provocou também o aumento da população.
(V ) os vasos de cerâmica serviam também para guardar e transportar cereais.



2 comentários: