Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL RESUMO DO SIMULADO TURMA 2004

D. PEDRO I FOI O RESPONSÁVEL  PELA CONDUÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL JUNTO COM ELITE SUA ALIADA.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NÃO OCEORREU EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO E NEM FOI ACEITA POR TODAS AS PROVINCIAS (ESTADOS) BRASILEIROS. VÁRIAS PROVÍNCIAS ENTRAM EM GUERRA APÓS A INDEPENDÊNCIA.

Apesar das províncias insatisfeitas, a independência não resultou em mudanças sociais e econômicas profundas e essas guerras foram logo controladas pelo governo central.
o Brasil foi o único país da América a se tornar uma Monarquia após sua emancipação. Os demais países tornam-se republicas após a independência.

José Bonifácio de Andrada e Silva, denominado patrono da independência foi um dos grandes aliados de D.Pedro I e defendia que o rei tinha que concentrar seu poder e evitar a participação popular.


o primeiro país a reconhecer formalmente a independência do Brasil foram os Estados Unidos em 1824. Já Portugal exigiu 2 milhões de libras para reconhecer a independência do país em 1825. A Inglaterra reconheceu no mesmo ano de Portugal.

Independência da America espanhola turma 2004

Resumo 2004 Independência da America espanhola

-A maior parte dos países que hoje integram a América Latina foram, durante seu passado colonial, submetidos ao domínio da Espanha.

-Os processos de independência da América espanhola aconteceram aos poucos ao longo do século do século XIX.

-No campo  das ideias, o movimento iluminista europeu foi o que mais influenciou os processos de independência das colônias americanas.

-O inicio da colonização espanhola nas Américas, foi um desdobramento da expansão ultramarina europeia do início dos Tempos Modernos e teve por base as práticas econômicas mercantilistas que e se estruturou a partir do regime de monopólio e o trabalho compulsório

- O Pacto Colonial estabelecia que as colônias só deviam estabelecer comércio com suas metrópoles e foi uma das principais formas de trabalho na América espanhola, estruturando-se a partir da cobrança da “mita”, uma forma de trabalho compulsória.

- Para facilitar a administração, as colônias espanholas na America foram divididas em vários vice-reinados que estavam submetidos à autoridade do rei espanhol.
- A sociedade colonial que se estabeleceu na América espanhola tinha um rígida divisão entre seus diversos grupos sociais.  A elite dessa sociedade era formada por Chapetones e criollos.

-O sistema de “plantation” foi amplamente utilizado na América espanhola e suas principais características são Grandes extensões de terra, produção de um único gênero agrícola voltada para o mercado externo e  uso de mão de obra escrava.

-A invasão de Napoleão à Espanha está entre os fatores externos às Américas, que exerceram influência significativa no seu processo de emancipação das colônias espanholas.
-após a independência, as colônias espanholas passaram a depender economicamente da Inglaterra, não mudando muito a situação de quando eram colônia.

- um dos libertadores da America espanhola, Simon Bolivardefendia a manutenção da unidade territorial da América Latina era vista por Bolívar como única maneira de torná-la forte e realmente independente

-O caudilhismo era exercido pelos caudilhos eram chefes militares que abusavam da força e da violência para imporem seus desejos políticos.


Resumo da matéria do simulado. turmas 1001 a 1005.

Resumo do 1º ano de expansão (principais conceitos) 3 e 10-8

Matéria do simulado.

A partir do século XII, a Europa vivenciou o Renascimento Comercial, ou seja, o comércio, pouco desenvolvido durante a Idade Média, foi crescendo cada vez mais.

Mercantilismo: sistema econômico surgido na idade moderna que era  baseada no comércio ou seja,  troca de mercadorias por dinheiro

Portugal e depois Espanha foram primeiros a se aventurar nas grandes navegações.

A expansão marítima é um dos processos que inauguram a chamada idade moderna.

As viagens marítimas dos séculos XV e XVI eram consideradas perigosas, pois os caminhos ainda não eram conhecidos e acreditava-se na existência de terríveis criaturas que povoavam os mares.

A igreja católica envolveu-se desde o inicio na expansão marítima por estar interessada na 
difusão da fé cristã, já que as viagens marítimas tinham interesses religiosos e comerciais.

A descoberta de novas terras além-mar durante os séculos XV e XVI só foi possível a partir da navegação pelo oceano atlântico. 

Estudar o processo de expansão marítima ibérica é importante pois:
·         Nos faz refletir sobre um momento de profundas mudanças nas mentalidades e na economia;

·         Nos leva a pensar sobre o contato entre povos que anteriormente não sabiam da existência um do outro e 

·         Possibilita a discussão sobre a questão da tolerância e da diversidade.
Principais conceitos e personagens da expansão marítima.
       Séculos XV e XVI
       Encontro com outros povos e culturas
       Ampliação do mundo conhecido
       Comércio com a Ásia 
       Descobrimento da América
       Descobrimento do Brasil
       Pedro Álvares Cabral
       Cristóvão Colombo
       Expansão da fé cristã
       Pioneirismo português