Pesquisa para sexto ano
Tema: Historia oral
Objetivo
Mostrar na prática que as pessoas têm historia também, não
sendo isso um privilégio dos grandes personagens.
Trabalhar com o conceito de fonte histórica e oral,
ressaltando a sua importância para a escritura da história.
Como fazer:
Formar grupos de 1 a 4 alunos, não sendo permitido escrever
o nome de quem não participou.
Os alunos deverão estar com um gravador (pode ser celular) para entrevistar
um personagem idoso da comunidade onde ele mora.
A entrevista deve ser
transcrita em folhas de papel almaço ou digitada no Word pelos alunos do grupo
sem correção ortográfica, ou seja, do mesmo modo que o entrevistado falou.
Cada aluno do grupo deve participar da entrevista, podendo
se entrevistar mais de um personagem.
O personagem em questão deve ter 70 anos ou mais e morar na comunidade
há muitos anos, desde o começo da ocupação
ou alguém que tenha lembranças de criança do começo da ocupação da comunidade.
Perguntas para o
entrevistado:
1-
Quais as dificuldades encontradas pelos primeiros habitantes da comunidade?
2-
Qual a razão que o levou a morar na comunidade?
3-
Onde morava antes de morar na comunidade?
4-
Como era a vida antigamente? Era melhor ou pior
que hoje?
5-
Quais os tipos de brincadeiras do seu tempo de criança?
6-
Você se considera feliz com a sua vida.
7-
Para você o que cidadania?
8-
Você se considera um cidadão com todos os
direitos e deveres inerentes à cidadania ou lhe falta alguma coisa?
9-
O que a comunidade, o governo e as pessoas em
geral podem fazer para que a vida seja melhor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário