TRABALHO PARA OS alunos das turmas 2001 e 2002 Moacyr
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TRABALHO VALENDO PONTOS.
1- Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político.
Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:
Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:
I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio
aristocrático e na sociedade estamental.
aristocrático e na sociedade estamental.
II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar
medidas extremas como o terror e a violência.
medidas extremas como o terror e a violência.
III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal,
o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.
o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.
IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto
capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.
capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
- III e IV, apenas
- I, II e III, apenas
- II e III, apenas
- I e IV, apenas
- I e II, apenas
(PUC RJ/2015)
2- A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:
- A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.
- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
- A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.
- A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais.
- A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.
3- Leia o texto escrito por um contemporâneo à Revolução Francesa.
O poder executivo em cada país está nas mãos de uma pessoa chamada rei. Mas a constituição francesa distingue entre o rei e o soberano. Ela considera a posição de rei como oficial mas coloca a soberania na nação.
(PAINE, Thomas. Os Direitos do Homem; uma resposta ao ataque do
Sr. Burke à Revolução Francesa. Petrópolis: Vozes, 1989, p. 75. Originalmente publicado em 1791-1792.)
Refletindo sobre o texto, é correto associá-lo a uma das ideias da filosofia iluminista. Trata-se
a)do Constitucionalismo, que garante pela lei o direito divino do rei absolutista.
b) do Contrato Social, que define o povo como o elemento soberano da nação.
c)da Igualdade Jurídica, que garante que todos tenham os privilégios da nobreza.
d)da Divisão de Poderes, que articula Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador.
e) da Liberdade Comercial, que define as normas de comércio pelo laissez-faire.
(Unemat MT/2016)
4- A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.
(HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-5)
Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?
a) Austrália.
b) Haiti.
c) Estados Unidos.
d) Brasil.
e) Espanha.
5- A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal. Sobre o assunto, pode-se afirmar que
a) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
b) trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
c) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
d)trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.
e)trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
6- Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.
No contexto histórico da época, esse documento
a) promoveu o direito de igualdade de gênero, estendendo o direito de voto às mulheres.
b) fortalecia a imagem paternal da realeza, ao considerar caber ao Estado promover o bem-estar social.
c) estabeleceu novas condições de produção, tornando mais justa a relação entre capital e trabalho.
d) criou novas relações político-ideológicas que permitiram o triunfo do socialismo.
e) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.
7- (UNITAU SP/2016) 9- Sobre a revolução francesa é correto afirmar:
- A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.
- O poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.
- Apesar de a Revolução ter englobado o regicídio, a monarquia deveria ser restabelecida.
- A concessão de honras e privilégios em função do nascimento deveria ser mantida.
- A crise que motivou a Revolução foi restrita ao aspecto político.
8- (UNIFOR CE/2018) A respeito da Revolução Francesa, avalie as afirmações a seguir.
I. A Revolução Francesa ocorreu entre 1789 e 1799, em um contexto de crise econômica da França, marcada pelo absolutismo.
II. A Revolução Francesa foi movida por interesses diversos. Entre o povo predominava o sentimento de injustiça social; entre os burgueses o interesse pelo liberalismo.
III. Ideias iluministas (movimento filosófico, político, social e cultural) eram predominantes no período da Revolução Francesa entre a burguesia.
IV. A Revolução Francesa passou pelas fases a seguir: Assembleia Nacional, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.
A respeito do tema, estão corretas apenas as alternativas:
aI, II e IV.
b) I, II, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I e II.
(USF SP/2016)
Durante o período do Diretório, fase final da Revolução Francesa, a França – cuja economia estava minada pela inflação, pela especulação e pela corrupção administrativa – estava mergulhada numa grande crise. (…) Diante desse quadro, a burguesia francesa buscou um líder capaz de estabelecer um governo forte e estável, a fim de consolidar sua posição de classe dominante. Foi escolhido Napoleão Bonaparte, jovem general do exército francês que se destacara por seus feitos militares desde a época da Convenção.
PAZZINATO, Alceu & SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. Editora Ática, 6.ª ed., 1997, p. 129.
Quando Napoleão chegou ao poder, promoveu várias realizações que consolidaram as conquistas da burguesia. Analise as proposições corretas sobre as realizações de Napoleão Bonaparte.
I. Concordata com papa Pio VI, em 1801, estabelecendo a nomeação dos bispos pelo Consulado, a liberdade de culto, o reconhecimento do catolicismo como religião oficial da maioria dos franceses.
II. Código Civil Napoleônico, em 1804, garantindo a igualdade perante a lei, a liberdade individual a propriedade privada e proibindo a organização de sindicatos e greves.
III. Congresso de Viena, determinando que as colônias latino-americanas teriam direito de lutar pela independência política e econômica.
IV. Concordata de Worms, que reorganizou o ensino por meio da implantação de escolas primárias e de nível superior, controladas diretamente pelo Estado.
Assinale
- se somente I e II forem corretas.
- se somente III e IV forem corretas.
- se somente I for correta.
- se somente I e III forem corretas.
- se I, II, III e IV forem corretas.
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