Renascimento primeiro ano cora 2o bim
As características do renascimento estão intimamente relacionadas com a época em que foram desenvolvidas, ou seja, a partir do século XV,
no período renascentista. Lembre-se que o renascimento foi um movimento artístico. filosófico literário
e científico que despontou na Itália no século XV. O surgimento do renascimento foi importante para pôr
fim a Idade Média, dando início a Idade Moderna. Representou uma das mais importantes mudanças
de mentalidade na história da humanidade, visto que foi um movimento de renovação em diversas
áreas do conhecimento: filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
no período renascentista. Lembre-se que o renascimento foi um movimento artístico. filosófico literário
e científico que despontou na Itália no século XV. O surgimento do renascimento foi importante para pôr
fim a Idade Média, dando início a Idade Moderna. Representou uma das mais importantes mudanças
de mentalidade na história da humanidade, visto que foi um movimento de renovação em diversas
áreas do conhecimento: filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Principais Características
Humanismo
O movimento humanista surge como uma forma de valorização do ser humano e da natureza humana,
onde o antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica.
O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes e que desenvolveu o
espírito crítico do ser humano.
onde o antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica.
O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes e que desenvolveu o
espírito crítico do ser humano.
Racionalismo Ao defender a razão humana, essa corrente filosófica foi importante para desenvolver
diversos aspectos do pensamento renascentista em detrimento da fé medieval.
Com ele, o empirismo ou a valorização da experiência, foram essenciais para a mudança de mentalidade
no período do renascimento.
no período do renascimento.
Note que o racionalismo está intimamente relacionado com a expansão científica, de forma que busca
uma explicação para os fatos, baseada na ciência. Em outras palavras, a razão é o único caminho para se
chegar ao conhecimento.
uma explicação para os fatos, baseada na ciência. Em outras palavras, a razão é o único caminho para se
chegar ao conhecimento.
Individualismo Representou uma das importantes características do renascimento associados ao movimento
humanista. O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja,
mas também por suas emoções. Assim, ele torna-se um ser crítico e responsável por suas ações no mundo.
Antropocentrismo Em detrimento do pensamento teocêntrico medieval, onde Deus estava no centro do
mundo, o antropocentrismo (homem como centro do mundo) surge para resgatar diversos aspectos do
ser humano. A inteligência humana foi corroborada com as diversas descobertas científicas da época.
O homem passa a ter uma posição centralizada de destaque.
Cientificismo Numa época de efervescência, o conceito do cientificismo foi de suma importância para mudar a mentalidade do homem e trazer à tona questões sobre o conhecimento do mundo.
Destacam-se as descobertas científicas realizadas por Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler,
Andreas Vesalius, Francis Bacon, René Descartes, Leonardo da Vinci e Isaac Newton.
Andreas Vesalius, Francis Bacon, René Descartes, Leonardo da Vinci e Isaac Newton.
Universalismo Foi desenvolvido sobretudo, na educação renascentista corroborada pelo desenvolvimento
do conhecimento humano em diversas áreas do saber. O homem renascentista busca ser um "polímata",
ou seja, aquele que se especializa em diversas áreas. O maior exemplo de figura polímata do renascimento
foi sem dúvida, Leonardo da Vinci.
do conhecimento humano em diversas áreas do saber. O homem renascentista busca ser um "polímata",
ou seja, aquele que se especializa em diversas áreas. O maior exemplo de figura polímata do renascimento
foi sem dúvida, Leonardo da Vinci.
Vale ressaltar que no período renascentista, houve uma expansão de escolas, faculdades e universidades,
bem como a inclusão de disciplinas relacionadas às humanidades (línguas, literatura, filosofia, dentre outras.)
bem como a inclusão de disciplinas relacionadas às humanidades (línguas, literatura, filosofia, dentre outras.)
Antiguidade Clássica da grécia e da roma antigos
A retomada dos valores clássicos da antiguidade greco-romana foi essencial para o estudo dos humanistas.
Um dos fatos que facilitou muito o estudo dos clássicos foi a invenção da imprensa, uma vez que a rápida
reprodução das obras auxiliou na divulgação do conhecimento. Segundo os estudiosos da época,
a filosofia e as artes desenvolvidas durante a Grécia e a Roma antiga possuíam grande valor estético e
cultural, em detrimento da Idade das Trevas (Idade Média) em que foram relegadas.
Um dos fatos que facilitou muito o estudo dos clássicos foi a invenção da imprensa, uma vez que a rápida
reprodução das obras auxiliou na divulgação do conhecimento. Segundo os estudiosos da época,
a filosofia e as artes desenvolvidas durante a Grécia e a Roma antiga possuíam grande valor estético e
cultural, em detrimento da Idade das Trevas (Idade Média) em que foram relegadas.
As fases do renascimento reúnem três momentos:
- Trecento (século XIV) Quatroccento (século XV) Cinquecento (século XVI)
Essas fases estão intimamente relacionadas com o renascimento artístico e cultural que começou na
Itália no século XIV, mais precisamente na cidade de Florença. Ainda que elas apresentem características
em comum, por exemplo, o humanismo e a inspiração na arte clássica, se diferem em alguns aspectos.
Vejamos abaixo as características de cada período.
Itália no século XIV, mais precisamente na cidade de Florença. Ainda que elas apresentem características
em comum, por exemplo, o humanismo e a inspiração na arte clássica, se diferem em alguns aspectos.
Vejamos abaixo as características de cada período.
Trecento Foi a primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300
em Florença, Itália. É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota
o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas. Além disso, na pintura a tridimensionalidade
marca essa ruptura com o estilo anterior: o estilo gótico. Os artistas mais proeminentes dessa fase foram:
o pintor Giotto, e os literatos Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Bocaccio.
O quatrocento: O segundo período do renascimento foi desenvolvido durante os anos de 1400, daí surge
seu nome.É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se
destacam Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio.
seu nome.É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se
destacam Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio.
Representa o auge do renascimento artístico e cultural na Itália e por isso, pode ser chamado de Alta Renascença
. Cada vez mais, outros países europeus começam a aderir ao movimento, produzindo obras que aproximem
do renascimento italiano. Além do aprofundamento dos aspectos que envolvem o humanismo renascentista,
a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana, são uma marca do período.
. Cada vez mais, outros países europeus começam a aderir ao movimento, produzindo obras que aproximem
do renascimento italiano. Além do aprofundamento dos aspectos que envolvem o humanismo renascentista,
a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana, são uma marca do período.
Ainda que os temas explorados estejam relacionados a religião, muitos artistas dessa fase utilizaram a
mitologia e outros temas pagãos para expressar nas obras.
mitologia e outros temas pagãos para expressar nas obras.
Os mecenas, ricos (reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses) que financiavam as artes,
foram essenciais para o desenvolvimento da arte renascentista desse período.
foram essenciais para o desenvolvimento da arte renascentista desse período.
Cinquecento
O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500, e por isso recebe esse nome.
Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos
temas religiosos e profanos nas obras.
Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Destacam-se os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo e na literatura, Erasmo de Roterdã e Nicolau Maquiavel. Note que, nesse período,
o movimento renascentista começa a entrar em decadência e já começam a surgir obras no estilo maneirista e barroco.
Destacam-se os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo e na literatura, Erasmo de Roterdã e Nicolau Maquiavel. Note que, nesse período,
o movimento renascentista começa a entrar em decadência e já começam a surgir obras no estilo maneirista e barroco.
Questões sobre o renascimento
1- Um dos fatos que facilitou muito o estudo dos clássicos foi a invenção da imprensa, uma vez que a rápida reprodução das obras
auxiliou na divulgação do conhecimento. o estudo dos clássicos significa a retomada da:
auxiliou na divulgação do conhecimento. o estudo dos clássicos significa a retomada da:
- Cultura grega b) Cultura romana c) Cultura italiana d) Cultura greco-romana
2-É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se destacam
Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio. Estamos falando do periodo renascentista denominado:
Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio. Estamos falando do periodo renascentista denominado:
Cinquecento b) trecento c) quatrocento d) renascimento
3- Os __________ eram ricos (reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses) que financiavam
as artes: Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
as artes: Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
- Mecenas b) nobres c) clérigos d) banqueiros
4- Foi desenvolvido sobretudo, na educação renascentista corroborada pelo desenvolvimento do conhecimento humano
em diversas áreas do saber. Estamos falando do:
em diversas áreas do saber. Estamos falando do:
- Antropocentrismo d) humanismo c) individualismo d) universalismo
5- Numa época de efervescência, o conceito do _______________ foi de suma importância para mudar
a mentalidade do homem e trazer à tona questões sobre o conhecimento do mundo. Estamos falando do:
a mentalidade do homem e trazer à tona questões sobre o conhecimento do mundo. Estamos falando do:
- Cientificismo b) humanismo c) Antropocentrismo d) universalismo
6- Em detrimento do pensamento teocêntrico medieval, onde Deus estava no centro do mundo, O ___________________ (o homem como centro do mundo) surge para resgatar diversos aspectos do ser humano. Estamos falando do:
- universalismo B) Antropocentrismo C) racionalismo d) teocentrismo
7- O movimento humanista surge como uma forma de valorização do ser humano e da natureza humana, onde o
antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica. Estamos falando do:
antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica. Estamos falando do:
- Antropocentrismo b) universalismo c) teocentrismo d) humanismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário