Questão 1
Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser humano nascia bom, mas a sociedade era
responsável por torná-lo mal?
a) Montesquieu
b) Thomas Hobbes
c) Rousseau
d) Diderot
Questão 2
Em que época da história surgiu a Ilustração?
a) Antigo Regime
b) Idade Média
c) Era Vitoriana
d) Belle-Époque
Questão 3
Qual era o objetivo da Enciclopédia?
a) Ajudar autores menos conhecidos a serem editados
b) Divulgar a produção de cientistas franceses daquela época
c) Publicar artigos somente sobre ciências humanas
d) Popularizar o saber
Nível médio
Questão 4
O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que criticava abertamente o poder absoluto dos
reis. No entanto, os próprios iluministas propunham um novo sistema político que consistia:
a) Na limitação do poder real através da Constituição e das leis municipais.
b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.
d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.
Questão 5
Evelyn Beatrice Hall (1858-1956), biógrafa de Voltaire, resumiu o pensamento do escritor com a
célebre frase “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei
até a morte seu direito de dizê-las”.
A frase expressa um dos ideais do iluminismo como:
a) Liberdade de expressão
b) Divisão de poderes
c) Preponderância da ciência
d) Valor da educação
Questão 6
O Iluminismo é uma filosofia que deixou marcas profundas na sociedade ocidental.
Atualmente, inclusive, podemos verificar a influência do iluminismo em fatos como:
a) Criação da Constituição
b) Instituição dos Três Poderes
c) Surgimento do parlamento
d) Elaboração de leis escritas
Nível difícil
Questão 7
Leia o trecho abaixo sobre o liberalismo econômico:
"Na base do pensamento liberal estava a crença que o mercado, livre de regulações e restrições,
teria um funcionamento perfeito: uma espécie de mão invisível fazia que as relações entre
consumidores e produtores, movidos pelo próprio interesse, convergissem ao interesse geral."
Adaptado de “El liberalismo económico y el fin de la economia moral”, La Marea, consultado em 15.07.2020.
Assinale a alternativa que descreve qual seria o papel do Estado, segundo o liberalismo econômico:
a) O Estado seria mais um dos agentes econômicos e deveria se unir ao mercado a fim de criar um ambiente propício
ao crescimento social.
b) Caberia ao Estado fixar preços, regular a produção e plantio, intervir na distribuição de alimentos, porém deixar as
atividades industriais ao mercado.
c) O Estado, na figura do Poder Judiciário, seria o mediador entre os interesses do mercado e da população.
d) A função primordial do Estado consistiria em cuidar do funcionamento do mercado, porém sem se intrometer
através de regulamentações excessivas.
Questão 8
Leia o trecho abaixo:
“A respeito do analfabetismo, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria impôs a educação obrigatória.
Ainda que, a princípio, foi recebida com hostilidade, ela não permitiu que a ignorância dos pais
terminasse com a iluminação das crianças.”
Adaptado de María Teresa I de Austria, la Reina que prohibió la quema de brujas. Jornal ABC. Consultado em 15.07.2020
A Imperatriz Maria Teresa foi um claro exemplo de “déspota esclarecido”, pois:
a) Durante seu governo, soube conciliar alguns princípios iluministas como a educação básica, mas sem limitar
o poder real com uma Constituição.
b) Entendeu que a Ilustração era a melhor maneira de contentar burguesia, clero e nobreza e por isso levou a cabo
um grande projeto educacional para extinguir o analfabetismo do seu reino.
c) Adotou ideias do iluminismo na educação, porém não fez o mesmo em outros âmbitos como a limitação do poder do clero
e da nobreza.
d) Tornou-se um paradigma de déspota esclarecido ao se corresponder com personalidades como Voltaire,
porém sem deixar que isso afetasse as leis austríacas.
Questão 9
(Cesgranrio) O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual,
ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual,
expressou a:
a) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.
Questão 10
As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais
dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
a) a república como único regime político democrático.
b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
c) as classes populares como base do poder político.
d) o calvinismo como justificativa de riqueza material.
e) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Questão 1
(UFG-2013) Leia as informações a seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu
a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que
eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha
sido inventada até agora”.
Disponível em: http://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx. Acesso em: 29 out. 2012.(Adaptado).
A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:
a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
Questão 2
(Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de
obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da ____
na Revolução Industrial.
BOULOS Jr, p.421
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha
Questão 3
(Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar
que ela:
a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação
capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada
pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
Questão 4
(PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção,
passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo
surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou
domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também,
uma instituição geradora de empregos.
e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho,
de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.
Questão 5
(PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial,
no século XVIII, caracterizou-se pela:
a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.
Questão 6
(PUC-Campinas) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois
do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então
o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final
do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que:
a) os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
c) os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
d) as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
e) os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.
Questão 7
(PUC-SP) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):
a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de
recursos financeiros.
b) o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.
c) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão
das tropas napoleônicas do território inglês.
d) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas
consideradas obsoletas.
e) o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados
alemães.
Questão 8
(Mackenzie) Dentre as realizações da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador Mitsu-Hito objetivando modernizar o Japão para competir em condições de igualdade com os países industrializados do Ocidente, destacamos:
a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento
do ensino público, das comunicações e da economia.
b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando
assimilar a tecnologia ocidental.
c) criação de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular
as atividades dos centros urbanos de produção industrial.
d) política de incentivos financeiros à burguesia nacional, formação de um bloco econômico
supranacional regional (os Tigres Asiáticos), ampliando as relações entre Oriente e Ocidente.
e) reforma econômica, criação do Iene, instituição da servidão nas indústrias, e cessão da ilha de
Hong Kong à Inglaterra, em troca de empréstimos financeiros.
Questão 9
(Enem) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período
em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os
motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.
MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface
da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.
De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:
a) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.
b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.
c) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.
d) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
e) constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.
Questão 10
(Uerj-2011) A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura,
mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às
Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.
Adaptado de http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt
As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de
Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.
Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo saltar
a importância da:
a) cooperação financeira franco-britânica.
b) modernização tecnológica da produção.
c) consolidação das democracias burguesas.
d) uniformização dos padrões de desenvolvimento.
Questão 11
O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:
a) O rádio, o telefone e a televisão
b) A locomotiva, o automóvel e a vacina
c) A fotografia, o cinema e a eletricidade
d) O para-raios, a calculadora e o telégrafo.
Questão 12
Entre as características da Segunda Revolução Industrial podemos citar:
a) Concentrou-se na indústria do aço, automobilística e utilização da eletricidade em larga escala.
b) Comparada à primeira etapa da Revolução Industrial é uma fase de menor importância, pois nada
significativo foi criado.
c) Possibilitou a expansão dos capitais financeiros somente no continente europeu e nos Estados Unidos.
d) Revelou o potencial de países como a Alemanha e a França que se aliaram frente ao poderio britânico.
Questão 13
A industrialização não foi um fenômeno isolado e atingiu todas as partes do globo. Neste contexto, o papel dos territórios que conseguiram sua independência política durante a Segunda Revolução Industrial foi:
a) tornaram-se fornecedores de matérias-primas agrícolas para aqueles que estavam industrializando-se.
b) receberam grande parte dos capitais excedentes europeus
c) absorveram os camponeses que foram expulsos do campo como foi o caso de franceses, alemães e italianos.
d) conseguiram atrair capitais e mão de obra qualificada que, por sua vez, possibilitaram o processo de industrialização.
Questão 14
A industrialização das cidades altera a paisagem. Dentre os problemas que surgem podemos mencionar:
a) Fuga de mão de obra
b) escassez de alimentos
c) poluição
d) concentração de renda
Questão 15
"Movimento de trabalhadores que se uniram e revoltaram-se contra as máquinas no princípio da Revolução I
ndustrial. Sua ação consistia em invadir uma indústria têxtil e promover a destruição das máquinas que
produziam as mercadorias".
Adaptado www.historiadomundo.com.br. Consulta 16.06.2020
O trecho acima descreve o movimento:
a) socialista
b) comunista
c) anarquista
d) ludista
Revolução Francesa
Nível fácil
Questão 1
Em 1791, os colonos franceses quiseram contestar o jugo da metrópole, que se reservava o direito de
monopólio sobre suas mercadorias. Os escravos também aproveitam para se sublevar e os “sang-melés”
(literalmente, sangue misturado), reivindicam a cidadania francesa. Eles a obtém em 1792 e no ano
seguinte, a escravidão é abolida.
Ribbe, Claude. L'indépendence d'Haïti. Consultado em 04.09.2020
Qual foi o episódio, ocorrido em agosto de 1791, que provocou tantas mudanças no Haiti?
a) A Queda da Bastilha, em Paris.
b) A coroação de Bonaparte como Imperador dos franceses.
c) A promulgação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A morte do rei Luís XVI pela guilhotina.
Questão 2
"Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que
um Governo recorre para manter-se no poder."
(N. Bobbio, Dicionário de Política, editora UNB)
Assinale a alternativa que expressa as características do Período do Terror da França:
a) Qualquer pessoa suspeita de contrarrevolucionária poderia ser presa e até mesmo guilhotinada.
b) Apesar da atmosfera de medo decretada por Robespierre, as garantias constitucionais de julgamento foram mantidas.
c) A situação caótica entre os jacobinos e os girondinos fizeram que estes últimos decretassem o estado de Terror.
d) Os anos do terror não foram tão rigorosos: apenas a propaganda dos contrarrevolucionários que espalhou esta fama injustificada.
Questão 3
Observe atentamente a gravura abaixo e assinale a alternativa correta:
Caricatura ( Ver se consigo desenho) dos três estados que formavam a França no Antigo Regime: clero, nobreza e camponeses
a) O desenho desaprova o modo de vestir dos servos que era ridicularizado pelo clero e a nobreza.
b) A imagem retrata a sociedade francesa do Antigo Regime - clero, nobreza e servos - quando somente estes últimos pagavam impostos.
c) Percebe-se a crítica à injustiça social que vigorava na sociedade francesa, pois o somente os nobres eram taxados.
d) Trata-se de um símbolo da diversidade social que havia na França.
Questão 5
No Brasil, entre a revoltas que foram influenciadas pela Revolução Francesa podemos destacar:
a) Revolta de Beckman
b) Revolta dos Alfaiates (ou Conjuração Baiana)
c) Guerra dos Emboabas
d) Guerra de Canudos
Nível médio
Questão 6
Leia os dois artigos abaixo, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto
de 1789.
Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem
ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum.
Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente
ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo,
quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas
as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a
de suas virtudes e talentos.
Ambos os artigos introduzem, na política, o princípio de:
a) Renda universal
b) Nacionalidade
c) Cidadania
d) Livre circulação de pessoas
Questão 7
“Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu
o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra (...) o traidor não era o rei dos
franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha magistrados
particulares; considerava os cidadãos como seus escravos (...).”
Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41.
O discurso de Saint-Just, com seu tom acusatório, remete as relações entre a população e o rei
Luís XVI, durante o processo revolucionário, que teve como consequência:
a) O julgamento de Luís XVI.
b) O juramento da Constituição pelo rei
c) A queda da Bastilha.
d) A toma do poder por Napoleão Bonaparte.
Questão 8
"Não era simplesmente um oportunismo chamar à revolução todos os oprimidos da sociedade feudal.
(...) Além disso, o processo revolucionário francês significava uma aposta na Razão, contra tudo aquilo
que desejava limitar sua potência e apreensão do mundo e na Ação humana como instrumento capaz
de intervir sucessivamente nos rumos da história."
(TONET, Ivo – Revolução Francesa: de 1789 a 1799. http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/revolucao_francesa.
pdf. Consultado em 29.07.20)
Qual atitude da Revolução Francesa representava uma "aposta na Razão" como diz o texto?
a) A substituição do calendário gregoriano para o calendário revolucionário.
b) O fechamento dos conventos e mosteiros, expulsão e até morte de religiosos.
c) A instituição do sufrágio universal em todos os níveis.
d) A vitória militar contra os inimigos da Revolução.
Questão 9
O Código Civil da França, mais conhecido como “Código Napoleônico” foi um compêndio de leis, instituído
por Napoleão Bonaparte, em 1804, onde ficaram consagrados alguns princípios defendidos pela Revolução
Francesa. Dentre eles, NÃO podemos citar:
a) Separação entre a Igreja e o Estado
b) Eliminava a isenção de impostos por nascimento.
c) Matrimônio civil e divórcio.
d) Propriedade coletiva.
Questão 10
Napoleão Bonaparte fez guerras em toda Europa com o objetivo de espalhar os ideais da Revolução
Francesa. No entanto, em 1804, mandou tropas ao Haiti para recuperar o controle da colônia caribenha.
Esta decisão reflete o impasse entre:
a) Os ideais iluministas e o colonialismo.
b) A burguesia e o exército francês.
c) Os "sans-culottes" e a elite francesa
d) Os americanos e os haitianos
Nível difícil
Questão 11
Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da
América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial.
Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e
apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade.
Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos
governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior
vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
A influência da Revolução Americana e do Iluminismo é sentida até hoje na Constituição brasileira.
A partir da leitura do texto, qual o princípio que está consagrado na Carta Magna que se inspirou nos
fatos ocorridos no séc. XVIII?
a) “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito
Federal.”
b) “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política (...)”
c) “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos
termos desta Constituição.”
d) “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”
Questão 12
"A burguesia estava se tornando economicamente relevante na França nos anos pré-revolução, mas não
via esse mesmo crescimento acontecer com o poder político. Antoine Barnave (1761-1793), um dos
nomes mais importantes da Revolução, disse em certo momento que “Uma nova distribuição da riqueza
pressupõe uma nova distribuição do poder“.
(CORRADINI, Raphael. Revolução Francesa: etapas, causas e consequências.
https://www.politize.com.br/revolucao-francesa/). Consultado em 29.07.20.
Este momento histórico vivido pela burguesia pode ser resumido na seguinte opção:
a) Alternância entre partidos políticos.
b) Equilíbrio de forças políticas.
c) Luta de classes
d) Divisão de poder
Questão 13
Revolução Francesa ou processo revolucionário? Não há dúvidas que o movimento burguês e popular,
iniciado em 1789, foi um marco não só na França, mas também na história ocidental por romper com o
Antigo Regime.
Sendo assim, assinale a alternativa que caracteriza o contexto histórico francês antes da eclosão destes
acontecimentos:
a) a crescente mobilização política dos camponeses do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os
privilégios do clero e da nobreza.
b) o equilíbrio e a prosperidade econômica da França, decorrente da Revolução Industrial e das boas
colheitas registradas na década de 1780.
c) o apoio da monarquia absolutistas do rei Luís XVI às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à
nobreza.
d) o fortalecimento da dinastia dos Bourbon na França e na Espanha, após a participação vitoriosa na
guerra de independência dos EUA., em 1774.
Questão 14
A Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799,
o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório, inaugurando uma
nova fase da História francesa.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a ascensão de Napoleão Bonaparte:
a) A burguesia via no general a pessoa idônea para manter os direitos conquistados pelos revolucionários e pacificar a França.
b) Diante das intrigas e da divisão do poder entre os membros do Diretório, Napoleão Bonaparte propõe uma solução centralizadora, onde os poderes são concentrados na sua figura.
c) Bonaparte teve apoio do Exército que via nele um grande líder e que realmente o conduzia a várias vitórias militares.
d) Napoleão Bonaparte conseguiu apoio entre os jacobinos que acreditaram nas suas promessas reformistas.
Questão 15
O processo de independência das colônias espanholas na América Latina está ligado à Revolução
Francesa e ao Iluminismo. Assinale a resposta que confirma esta sentença.
a) Os “criollos” e “chapetones” se unem para dar independência aos vice-reinados hispano-americanos, apoiados pela França, que desejava ser a nova potência colonial americana.
b) As elites coloniais reconhecem a José Bonaparte, irmão de Napoleão, como novo rei, na esperança de que ele melhore as relações colônia-metrópole.
c) Diante da invasão das tropas napoleônicas à Espanha, parte da elite “criolla” se declara fiel ao rei Fernando VII, mas muda de ideia quando ele retorna e abole a Constituição de 1812.
d) As ideias iluministas tiveram pouca influencia no processo de emancipação hispano-americano ficando restrito a uma elite letrada que não encontrou espaço entre aqueles que lutaram pela independência.
Questão 16
O Jardim e o Palácio de Luxemburgo, em Paris, foram construídos pela rainha Maria de Médici, no
começo do século XVII. Com a Revolução, a propriedade é confiscada, se transforma em prisão e,
em 1795, o Diretório fez dali a sua sede. Os jardins, que antes eram proibidos ao público, passaram
a receber burgueses bem-vestidos e dispostos a recorrer aquele espaço antes reservado à realeza.
A mudança de função do Jardim de Luxemburgo reflete:
a) As transformações urbanas ocorridas após a Revolução, mas sem significado político.
b) O respeito aos antigos lugares que eram propriedade da família real francesa.
c) Desprendimento, por parte da nobreza, às suas terras para construção de uma sociedade igualitária.
d) A apropriação da burguesia aos espaços antes exclusivos à realeza.
N tem desenho na 3 da Revolução Francesa
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