Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

domingo, 5 de maio de 2024

Primeiro texto da pesquisa do segundo bimestre nono ano.

 Representações republicanas, a imagem da mulher e sua luta por direitos.

Apesar de bem-sucedidos na difusão da imagem de Tiradentes, os republicanos não tiveram o mesmo resultado com representações femininas da República.

Desde Roma, figuras de mulheres foram utilizadas para representar a República, visto que se trata de uma palavra de gênero feminino. Na França, ela se popularizou a partir da II República (1848-1852), quando essa imagem recebeu o nome de Marianne.

Ela esteve presente em várias obras daquele país, quase sempre representada com um gorro vermelho, conhecido como barrete frígio.

Como muitos republicanos brasileiros se inspiravam nos símbolos franceses, não demorou muito para que essa imagem ganhasse alguns quadros, charges e bustos de artistas identificados com a nova configuração política do país.

Embora quase sempre representada como na imagem acima, os positivistas associaram a República à maternidade, a fim de ressaltar o papel da família na construção da Nação.

A mulher também poderia simbolizar simultaneamente múltiplas ideias distintas: República, Pátria, Liberdade, Revolução – todas palavras femininas.

Quando a nova forma de governo se revelou não ser exatamente o que muitos de seus entusiastas esperavam, diversas caricaturas passaram a se utilizar da Marianne para satirizar as contradições da República.

Por vezes ela era representada como uma mulher idosa, a fim de evidenciar sua prematura decadência, enquanto em outras ela é identificada como moribunda. Mais comum foi associá-la a uma prostituta, simbolizando a imoralidade da política brasileira a partir de 1889.

A decepção foi muito grande e logo que os republicanos conservadores assumem o poder, tratam de colocar a mulher num papel secundário ou deixar para o papel que sempre lhe coube historicamente como mostra o quadro a seguir:

(Pedro Bruno. A Pátria, 1919. Museu da República, Rio de Janeiro.)


As mulheres retratadas no quadro são a esposa e filhas de Benjamin Constant, um dos principais entusiastas do novo regime no país, cujo quadro se encontra ao fundo do aposento, juntamente com o de Deodoro e de Tiradentes.

Desempenhando papel semelhante ao da Marianne, personagem que simbolizava a República francesa, as mulheres da obra representam o regime republicano brasileiro, construído pelas mãos que tecem a bandeira nacional.

Com isso, buscava-se despertar sentimentos patrióticos naqueles que contemplassem o quadro. Ao mesmo tempo, as mulheres são acompanhadas de bebês e crianças de colo, representando não somente a jovialidade da República brasileira, mas a maternidade que se legava ao feminino naquele período.

Mesmo com todas as lutas das mulheres por igualdade de direitos isso não aconteceu na primeira república (1889-1930) e em tese, só passaram a ter direito a voto na constituição de 1934, direito esse que foi abolido com o golpe do estado novo no final de 1937. Ou seja, o direito à participação política das mulheres vem sendo negado há séculos e até os dias atuais ainda se busca a tão sonhada igualdade com os homens.



Perguntas da pesquisa do nono ano. Partes 1 e 2.

 1- Por que desde a Roma antiga república era representada por uma figura de mulher e como se popularizou essa imagem na França? 4 linhas.

2- Qual associação que os positivistas brasileiros faziam da imagem feminina da república? 3 linhas 

3- Quais as sátiras mais comuns da imagem de Mariane (república) utilizadas pelos criativos chargistas brasileiros ? 4 linhas 

4- A mulher é bem  representada quadro da Mariane (imagem da república Francesa) ?  Analise bem o quadro e descreva as imagens para justificar sua resposta. 4 linhas.

5 - A quais outras ideias (conceitos históricos)se poderia associar a imagem da mulher? 3 linhas.

6- No quadro de Pedro Bruno. A Pátria, 1919. Museu da República, Rio de Janeiro.) qual o papel reservado à mulher? Comente e descreva as imagens do quadro. 

7- O texto fala que o quadro de Pedro Bruno visava despertar os sentimentos patrióticos nas pessoas. Mas ele é justo com as mulheres que buscavam mais participação política? Comentário pessoal em 4 linhas.

8- As mulheres conseguiram mais direitos políticos ainda na primeira república? Justifique. 4 linhas.


9- Num mundo ideal. Mulheres e homens teriam o mesmos direitos e deveres. Descreva, com suas palavras, como seria esse mundo ideal.


Mais perguntas no próximo texto.

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/participacao-mulher-na-vida-politica.htm

consultar o texto no link acima para responder as perguntas 10 á 18.

10- Como está, em termos quantitativos, atualmente, a "representatividade feminina na política, especialmente no Brasil? 4 linhas. 

11- Porque a presença de mulheres na política é fundamental ?

12- A  agenda das mulheres na politica prioriza quais assuntos ?

 13-     Como se caracterizou a atuação de "Jacinda Ardern", primeira ministra da Nova Zelândia, durante a pandemia de covid 19? 4 linhas 

14- Qual a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres ? 4 linhas 

15- Apesar da "Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) preveem a igualdade de remuneração para homens e mulheres que desempenham a mesma função, isso tem acontecido ? 4 linhas 

16- "Apesar dos diversos avanços, as mulheres ainda quais os desafios significativos que as mulheres  enfrentam na atualidade.?


17- O que objetivam os ataques "misóginos, assédio e assassinatos" de mulheres ?


18- Qual a ameaça recebida pela deputada Sâmia Bomfim ? 

BOA SORTE!





segunda-feira, 29 de abril de 2024

PESQUISA EM DUPLA PARA O OITAVO ANO

 https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/historia/segunda-revolucao-industrial/#:~:text=Caracter%C3%ADsticas%20da%20Segunda%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Industrial&text=O%20uso%20de%20energia%20mais,de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20chamado%20de%20fordismo.

Copiar o link para ver o texto de onde tirar as respostas. 

Escrever as perguntas e respostas no trabalho. 

Se o trabalho for feito em dupla, as letras dos dois alunos devem estar no trabalho. 

1- O que é "marcante" na segunda revolução industrial para as fábricas já existentes.    2 linhas 

2- Qual a principal forma de obtenção de energia antes da segunda revolução industrial ? 2 linhas 

3- Quais as  novas fontes energéticas são descobertas durante   segunda revolução industrial ? 3 linhas 

4- Qual a outra descoberta importante do período ? 2 linhas 

5- o que visavam as mudanças técnicas do período  ? 4 linhas 

6- Qual o período histórico ocupado  pela segunda revolução industrial ? 4 linhas 

7- onde surgiram as inovações da segunda revolução industrial ?  2 linhas 

8- Como os estados  unidos se posicionaram  a partir desse período ?

9- Qual a consequência da entrada dos EUA na segunda revolução industrial ? 3 linhas 

10- Como a industrialização aconteceu no Brasil ? 3 linhas 

11- Qual a consequência do  fortalecimento  da crença na razão e na ciência ? 3 linhas 

12- como funciona o capitalismo financeiro ?  4 linhas 

13- As máquinas diminuíram os empregos ? Justifique com base no texto. 4 linhas 

14- o que aconteceu como consequência da diminuição da a comercialização dos produtos fabricados ficou comprometida.  3 linhas 

15- Quais os aspectos abrangidos pela dominação imperialista ? 2 linhas  

16  Quais as Características da Segunda Revolução Industrial ? 

quarta-feira, 13 de março de 2024

Questões para estudar para o simulado. Turma 3001 Baronesa.

 História- Terceiro módulo.


1- Quais os marcos históricos que dão início a idade moderna?98

R. A queda de Constantinopla tomada pelos turcos otomanos em 1453 e o início das grandes navegações no século XV.


2- Nesse período de mudanças históricas a igreja católica perdeu muito poder? Explique com elementos do texto. 98 2 linhas.

R. O domínio da igreja mudou pouco ou quase nada até a reforma e protestante e a revolução industrial.


3- por que o ouro era tão importante para os europeus? 98 3 linhas.

R. A ausência de metais preciosos impedia a confecção de moedas e eles eram também importante no comércio das especiarias do oriente.


4-O que impedia França, Inglaterra e Espanha de fazer a expansão marítima? 99 2 linhas.

R. França e Inglaterra estavam envolvidos na na guerra dos cem anos entre os dois países, já a Espanha estava na guerra de reconquista do seu território dominado pelos muçulmanos.


5- Na área técnica, o que foi importante para o desenvolvimento das navegações pelos portugueses? 99 3 linhas.

R. O desenvolvimento de técnicas de navegação (mapas, astrolábio, bússola, caravelas etc) abriram caminho para a exploração marítima.



6- O que D. Henrique fez que foi fundamental para as navegações portuguesas? 99 3 linhas.

R. D. Henrique construiu a escola náutica de Sagres reunindo navegadores, cosmógrafos, cartógrafos e aventureiros, além da mescla de cultura com os muçulmanos.


7- Quais as cidades italianas que detinham o monopólio de navegação no mar mediterrâneo? O que significa monopólio? 99 2 linhas.

R. Genova e Veneza. Monopólio significa “exclusividade”.



8- Com a proibição de navegar no mar mediterrâneo, o que fez Portugal? 99 3 linhas.

R. Portugal foi obrigado a buscar outra rota para chegar às índias e acabou conquistando a hegemonia de navegação no oceano atlântico.


9-Qual a teoria de Cristóvão Colombo no seu projeto para explorar os oceanos? Os governantes da época a aceitaram ? 99 3 linhas.

R. Colombo persistia na teoria de a terra era redonda como uma laranja, mas sua teoria não era aceita pelos governantes da época nem pela burguesia.


10- Colombo sabia que tinha chegado na América? Explique. Quem descobriu que na verdade eles haviam chegado em um novo continente? 99 3 linhas.

R. Colombo achou que tivesse chegado às indias, no oriente. Foi Américo Vespúcio que concluiu que se havia “descoberto” um novo continente.


11-Portugal tinha um monopólio de navegação no oceano atlântico, mas a partir de 1492 passou a ter a concorrência da Espanha. O que papa (maior autoridade da época) fez para resolver essa questão entre os países ibéricos? Os outros países aceitaram o acordo?99 2 linhas.

R. Países como Holanda, Inglaterra e França não aceitaram o tratado de Tordesilhas e o rei Francisco da França disse que queria ver o testamento e Adão dividindo o mundo entre as nações ibéricas.


12- A Europa viveu um período de grande opulência após a chegada à América. Qual classe social ganhou grande importância depois disso?

R. A burguesia.

 100 1 linha.


13- como funcionava a aliança entre o monarca (rei) e a burguesia?

100 3 linhas.

R. A burguesia recebia apoio do estado e, em troca, os monarcas recebiam tributos pagos pelos burgueses.


14-Por que os nobres passaram a dar apoio a centralização do poder nas mãos do rei ? Quais as maiores ameaças existentes?

R. Os reis faziam parte da nobreza e ajudariam a sustentar o poder e o prestígio dessa classe. Ameaças externas: outros nobres que vinham de longe promover a guerra. Ameaças internas: revoltas camponesas.


15- Cite alguns elementos que foram fundamentais para estruturar os novos países? 100 2 linhas. R. A língua, a moeda, as unidades de medidas etc.


16- O que é mercantilismo? 100 2 linhas.

R. É um sistema econômico baseado no comércio, nas trocas comerciais e precursor do capitalismo.


17-O que é metalismo? 100 2 linhas.

R. É a busca dos países europeus pelos metais preciosos já escassos na Europa. 

O metalismo é a base fundamental do mercantilismo.