Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Roma: Aula de sexta dia 30-09 e segunda 3/10. capitulo 13 (Roma antiga) 1601, 1602, 1603 e 1604


Roma: Aula de segunda dia 3/10

Questões para responder sobre o capitulo 13 (Roma antiga) Copie as questões, procure no livro e marque a opção correta.
1-       A cidade de Roma se localiza: (pag. 242)

a)Na Ásia         b) Na Alemanha.    C) Na península itálica.

2-    A cidade de Roma foi fundada, provavelmente, em: (pag. 243)

a)   Surgiu em 753 d.C   b) Surgiu em  753 a.C.   c) Surgiu no ano do nascimento de Jesus.

3-    Rômulo e Remo seriam filhos de Marte (deus da guerra) com uma mortal, que teriam sido abandonados para morrer, só que no entanto, foram resgatados por uma loba, que os teria acolhido e os criado. Essa lenda conta sobre: (pag. 243)

a)   A fundação de Atenas         b) A fundação do Vaticano. C) A fundação de Roma.

4- O coliseu romano era uma espécie de arena ou estádio que servia para.
A)   Jogar futebol B)Espetáculos teatrais c) para a luta de gladiadores e  para a perseguição  aos cristãos que eram devorados por feras.


5- -    Associe as colunas (págs. 244, 245 e 246)
a)   Estabeleceram-se em Roma como comerciantes   ( M ) Os Edis
b)   Engenharia, o uso do abóboda nas construções.   (L  ) Os Censores
c)   Principal classe social em Roma                         ( K  )Os Questores
d)   Formavam a maioria da população.                   ( A  )Os etruscos
e)   Era formado por 300 membros vitalícios             (  B) herança dos etruscos
f)    Prestavam todo tipo de serviços aos patrícios.     (  J )O ditador
g)   Era governada pelos magistrados.                     (  I )Os cônsules
h)   Eram responsáveis pela aplicação da justiça.       (  C )Patrícios.
i)     Comandavam o exercito.                                 (  D)Plebeus
j)    Governava em Roma com plenos poderes.          ( E  )senado
k)   Cuidavam da arrecadação dos impostos.            (  F )clientes
l)     Faziam a contagem da população.                     ( G )A republica
m)  Responsáveis pelo policiamento.                      ( H )Os pretores


6-    Pode ser definido como lenda, exceto: (pag. 243)
a)   Um fato que tem comprovação científica e é fruto da realidade da vida das pessoas.
b)   É fruto da imaginação das pessoas que a criou
c)   Não pode ser comprovada cientificamente.
7-    A história oficial conta que Roma teria sido fundada: (pag. 243)
a)   Por Rômulo e Remo.   b) Por algumas tribos de origem Sabina e latina
b)   Pelos gregos de Atenas


8-   Escreva  (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmações a seguir (pags. 247-248 e 249)
( F ) A assembleia das tribos reunia os cidadãos sem considerar seu local de origem.
( V ) A assembleia centuriata reunia soldados em grupos de cem (centúria)
( V )  As assembleias eram três: Das tribos, centuriata e da plebe.
( F )O tribunato da plebe era formado por plebeus e patrícios.
( V  )O tribuno da plebe tinha o poder de anular leis.
( F  )As leis das doze tábuas foram as primeiras leis escritas do mundo.
( V  ) A lei canuleia permitia o casamento entre plebeus e patrícios.
( V  ) As leis das doze tábuas foram as primeiras leis escritas de Roma.
( V  )Os romanos transformavam os povos vencidos em aliados.
( V  )Roma travou três guerras com os fenícios chamadas guerras púnicas.
( F )Cartago era uma colônia romana no norte da África.

9- Apesar de ter muito poder o rei romano não mandava sozinho. Que organização política servia como apoio ao poder do rei? (pág. 245)
a)   Câmara de Vereadores, b) câmara dos Deputados c) Senado e assembleia de soldados.

10-quais  as funções dos senadores? (pag. 247 2 linhas) R. As principais funções dos senadores eram controlar o tesouro publico e propor a guerra ou a paz.

11-Quais foram as mudanças profundas na vida dos romanos causadas pelas conquistas  de muitas terras? (pag. 250 5 linhas)
 R. enriquecimento do estado romano, fortalecimento do grupo social dos cavaleiros, grande aumento do escravismo, concentração das terras conquistadas nas mãos de poucos.

12- O que aconteceu com Espártaco após a revolta escrava de Cápua?(pag. 252- 3 linhas)  R. Espartacus e cerca de seis mil dos seus seguidores foram presos, crucificados e expostos na via Apia, estrada que ligava Roma a   Cápua.
13-   associe as colunas. 443 e 245
a)      Em geral eram pessoas muito pobres                        (  G   )escravizados
b)      Monarquia, republica e império                                  (   E  )os latinos  
c)       Irmãos fundadores de Roma                                        (  C ) Rômulo e Remo           
d)      Descendentes das famílias mais antigas                    (   F  )os plebeus
e)      Vivam, sobretudo do pastoreio                                    (  A )os clientes
f)       Formavam a maioria da população de Roma .           (  D  )os patrícios
g)    Prisioneiros de guerra, condenados  e endividados         ( B  )história política de Roma.

IMPRIMIR A PAGINA 3 ( PRIORIZAR AS QUESTÕES DO TEXTO)

14- Questão da pagina 257 (ler o texto)
a)    De acordo com o texto, qual foi o grande motor das mudanças ocorridas em Roma a partir da república?
R. A luta pelos direitos civis dos plebeus. ( 2 linhas)
b) por que a plebe teve que lutar por direitos? Dê exemplos.
R. porque não havia igualdade de direitos com os patrícios. O casamento entre plebeus e patrícios, por exemplo, era proibido. (4 linhas)
c) Parte dos plebeus vivia em cidades e outra parte no campo e queriam coisas deferentes.  O que reivindicavam os plebeus urbanos? O que pleiteavam os plebeus rurais?
R. Os plebeus urbanos maiores direitos de participação política e igualdade de direitos civis. A plebe rural reivindicava melhores condições de vida no campo e o fim da escravidão por dividas etc. (6 linhas)
d) o que os plebeus urbanos e os rurais fizeram para conseguir o que desejavam?
R. Eles se uniram para lutar contra os patrícios por mais cidadania. (2 linhas)
e) A ampliação dos direitos dos plebeus representou uma conquista (pela luta)  ou uma concessão (benefícios dado pelos patrícios)?

15- - exercício 2 da pag. 256 (gab. A e c)
16- Como se deu a passagem da monarquia para a republica?  (pag.,245- 5 linhas)
R. Em 509 A.C. aproveitando-se do enfraquecimento do rei etrusco, chamado Tarquínio, o soberbo, os patrícios derrubaram a monarquia e fundaram a republica.
17-  Quais os grupos sociais que passaram a governar Roma após a proclamação da republica? (pag,246- 2 linhas)

R.A republica romana era governada pelos magistrados, auxiliados pelos senadores e pelas assembleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário