A verdade de cada um.
Às vezes fico a pensar em como somos complicados e como tornamos difícil o simples ato de existir no planeta terra pela nossa incúria, orgulho, vaidade etc. Seria bem simples se todos seguíssemos um único mandamento deixado pelo mestre dos mestres: FAÇAMOS AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARÍAMOS QUE ELES NOS FIZESSEM.
Porém é difícil para nós, ainda muito renitentes no erro, seguir qualquer recomendação deixada pelo mestre Jesus. Isso exigiria de nós mais amadurecimento, autoconhecimento, esforço e perseverança, coisas que dão muito trabalho. Para atingir o nosso objetivo (chegar a um suposto paraíso post mortem ) ainda preferimos seguir as velhas fórmulas e terceirizar a nossa responsabilidade.
E as religiões não ajudam muito, pois elas não fazem esse papel de unir os seres humanos. Contrariamente a isso, aliás, cada uma delas criam as “suas verdades” e não aceitam o diálogo inter-religioso e nem as “verdades” vindas de outras fontes religiosas. EM RESUMO, AGIMOS QUASE TODOS COMO FARISEUS, POIS NOS ACHAMOS COM O MONOPÓLIO DE UMA VERDADE QUE NINGUÉM CONSEGUE DEFINIR. Aliás, é proibido pensar muito nisso, pois é um tema tabu e, nesse sentido é pecado refletir sobre essas coisas.
Na política também não abrimos mão do monopólio da nossa “verdade” e nosso partido sempre está com a razão. Assim, rotulamos os que não pensam como nós e os tratamos de maneira pejorativa. Em nosso Brasil, NESSA ÁREA NINGUÉM SE ENTENDE e seguimos nesse caos sem fim.
Tudo isso seria legal, pois ninguém pensa igual a ninguém. É NAS DIFERENÇAS QUE APRENDEMOS. Assim, temos as nossas muitas verdades consolidadas se opondo às outras muitas dentro de um universo que SERIA BOM E ATÉ SALUTAR SE TODOS ACEITÁSSEMOS QUE O OUTRO PENSA DIFERENTE DE NÓS. Isso, porém ainda é uma utopia.
Alias, falando em diferenças vamos pensar um pouquinho sobre um assunto que ainda é polemico em nossa sociedade hipócrita: QUE DIFERENÇA FAZ NA MINHA VIDA SE O MEU VIZINHO TRANSA COM UM HOMEM OU COM UMA MULHER? Se eu for uma pessoa normal e bem resolvida, isso não me afeta em nada. MAS, AINDA ESCONDEMOS AS NOSSAS MAZELAS (QUE SÃO MUITAS) E NOS PREOCUPAMOS COM AS ATITUDES ALHEIAS. Vemos o cisco no olho do vizinho e escondemos a trave em nossos olhos.
Em suma, não sou gay, hétero, evangélico espírita, budista, umbandista, candomblecista etc. Tudo isso é apenas uma imagem que eu passo de mim, sendo não mais que um espelho do meu ego. Ou seja, isso não é a minha essência, mas uma imagem que as pessoas têm de mim.
O QUE EU SOU DE VERDADE DEPENDE DAS MINHAS ATITUDES E DO MEU ESFORÇO POR SER UM SER UM SER HUMANO MELHOR A CADA DIA. ESSE ESFORÇO DEMANDA TEMPO E PERSISTÊNCIA E NESSE SENTIDO O BEM DA COLETIVIDADE PASSA A SER A MINHA ASPIRAÇÃO.
QUANTO ÀS RELIGIÕES, ELAS AINDA SÃO NECESSÁRIAS E EXISTEM, EM TESE, PARA RELIGAR O HOMEM AO CRIADOR E TORNÁ-LO MELHOR A CADA DIA, MAS SE TODOS JÁ AGÍSSEMOS NO BEM, NEM PRECISARÍAMOS MAIS DE RELIGIÃO.
QUANTO ÀS RELIGIÕES, ELAS AINDA SÃO NECESSÁRIAS E EXISTEM, EM TESE, PARA RELIGAR O HOMEM AO CRIADOR E TORNÁ-LO MELHOR A CADA DIA, MAS SE TODOS JÁ AGÍSSEMOS NO BEM, NEM PRECISARÍAMOS MAIS DE RELIGIÃO.
Esperamos ver essa UNIÃO DOS SERES HUMANOS quem sabe na geração nos nossos netos, bisnetos, tataranetos, tetranetos....
Francisco Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário