Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Trabalho de pesquisa para o ​sexto ano.



Trabalho de pesquisa para o ​sexto  ano. 

Tema: A pré-história do Brasil e das Américas 

- Os povos pré-históricos da America portuguesa 

-Os povos pré-históricos da America espanhola 

Capitulo 4

-Como os povos pré-históricos chegaram as Américas? 
-O trabalho de Niède Guidon 
-Os animais que viviam na America pré-histórica 
-Povos caçadores e coletares (o povo lagoa santa e o povo umbu.) 
Os povos dos sambaquis. Povos agricultores e pastores da Amazônia. 

Capitulo 5 -Povos indígenas da America. - Povos indígenas do Brasil. 
- A infância entre Povos indígenas.
 -A  adolescência entre os povos indígena entre Povos indígenas.
 - Como é ser adulto entre Povos indígenas.   Como fazer? 
-Cartaz (cartolina) com imagens, textos, etc. -Papel almaço com imagens, textos, etc. 
-Pode ser feito sozinho, em dupla, em trio ou ​no máximo​, em quatro alunos. 
-O trabalho deve ser manuscrito e, ​caso seja em grupo, deve conter a letra de todos​ os participantes do grupo
. -O trabalho deve ser entregue no dia 24 de maio. (1603)
 - O trabalho deve ser entregue no dia 26 de maio (1601 e 1602) 

-Não haverá recebimento de trabalho depois dessa  data em hipótese alguma. -haverá apresentação no mesmo dia da entrega para todas as turmas. 
-O trabalho valerá ​dez pontos​, sendo até ​8,0 para a pesquisa​ e  até ​2,0 para a apresentação​ sendo ​variável a nota da apresentação​ para cada aluno. 

Pesquisa para as turmas 1701-1702 e 1703

Pesquisa para as turmas 1701-1702 e 1703 Tema: As mulheres muçulmanas. 
- A educação feminina de acordo com o islamismo.
 -Os casamentos e a liberdade de escolha do parceiro. 
-Mulheres e homens na religião muçulmana.
 -liberdades civis e igualdade com os homens.
 -Mulheres islâmicas na política 
 -Países mais liberais em relação ás mulheres. 
-Países mais opressores das mulheres. 

 Como fazer? -Cartaz (cartolina) com imagens, textos, etc. 
-Papel almaço com imagens, textos, etc. 
 -Pode ser feito sozinho, em dupla, em trio ou no máximo, em quatro alunos. 
 -O trabalho deve ser manuscrito e, caso seja em grupo, deve conter a letra de todos os participantes do grupo. 
 -O trabalho deve ser entregue no dia 23 de maio. (1701, 1702 e 1703) 
 -Não haverá recebimento de trabalho depois dessa data em hipótese alguma. 
 -haverá apresentação no mesmo dia da entrega para todas as turmas. 
 -O trabalho valerá dez pontos, sendo até 8,0 para a pesquisa e até 2,0 para a apresentação sendo variável a nota da apresentação para cada aluno.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Ser ou não ser e as tramas políticas de um País chamado Babilônia.



Ser ou não ser e as tramas políticas de um País chamado Babilônia.
Num País chamado Babilônia não muito distante daqui houve um tempo em que vivia-se crises sem precedentes históricos. Crises dos mais diversos matizes: moral, econômica, social, espiritual, enfim o povo estava perdido e sem leme e isso acabava levando também a uma instabilidade social o que poderia impactar nos já elevados índices de violência.
A elite e a “boa sociedade” viviam inconformadas, pois o pequeno País, vivia os ares de uma dita democracia incipiente e, como nação democrática, não desempenhou bem o seu papel, pois acabou elegendo uma presidenta não alinhada aos interesses dessa elite. Eleger uma mulher e ainda por cima uma pessoa contrária aos interesses dos donos do País não dava para aceitar.
Das rodas de conversas da boa sociedade participavam políticos oriundos dessa elite, empresários e até correspondes de outros países aliados, que tinham grandes interesses nas terras babilônicas. Esse era o grupo dos afortunados babilônicos.
Para a imprensa conservadora Laércio Maisena era o homem do povo (branco e rico) que disputou as eleições com a mulher usurpadora que o acabou vencendo mesmo contra todos os prognósticos. Ele, porém, não se conformava com a derrota. Laércio Maisena era de uma família rica, dona de vastas extensões de terra. Eles transportavam em helicópteros o pozinho branco produzido nas fazendas do seu avó, maior produtor de maisena do País.
Em conversa com os seus aliados ele comentava inconformado:
-Essa mulher não pode governar contra os nossos interesses. Temos que articular a sua queda e para isso já temos o apoio da maior rede de TV do País, a rede universo.
Tomou então a palavra o político José Montanha, um cara careca, muito mal humorado, mais um grande aliado de Maisena:
-Com esse apoio da imprensa não será tão difícil conseguirmos o nosso intento. Já temos também o apoio de juízes, senadores e maioria dos deputados estão a favor da nossa causa.
A conversa prosseguiu:
-É um absurdo isso, esse povo ignorante não deveria ter direito a voto. Temos que restringir esse direito atalhou o juiz Sérgio Reside, um aliado incondicional dos políticos da elite.
Eles ainda conversaram durante um bom tempo tramando a queda da odiada mulher, mas resumindo a história: Depois de vários conluios, o país foi ludibriado pela propaganda midiática e os personagens acima conseguiram derrubar dona Vilma Ignácio do poder.
A personagem em questão era tida como aliada do povo e tinha o agravante de manter uma postura muito rígida com os corruptos, coisa que desagradava a quase totalidade dos políticos de Babilônia.
Velhos conhecidos surgem como novos personagens nessa história macabra.
O tiro saiu pela culatra, no entanto, pois o político que substituiu dona Vilma no poder não conseguiu tirar o País da crise. Muito pelo contrário, ainda as agravou mais. E as máscaras dos políticos que derrubaram dona Vilma foram caindo pouco a pouco. O descrédito foi total.
Nesse cenário caótico, o povo clamava por um salvador que lhes propiciasse o socorro diante do caos. Um discurso moralista e quiçá milenarista cairia bem nesse momento. Na falta de novos lideres reconstrói-se a imagem de um caricato político, ultraconservador, assumidamente misógino e homofóbico entre outros adjetivos nada lisonjeiros. Esse cara, porém, tinha o discurso moralista que o povo (geralmente sem muita leitura) adorava ouvir.
A trajetória de um boçal
Conhecido apenas como boçal por alguns em função do seu nome diferente o deputado Jairo Boçal Canário é uma figura controvertida. Já acumulava vários mandatos como deputado e curiosamente tem pouquíssimos (na verdade quase nenhum) projeto de sua autoria aprovado na câmara dos deputados de Babilônia.
O deputado Boçal tem ódio de homossexuais, de mulheres, de negros e é um fã incondicional de Adolf Hitler (apesar de não poder expressar isso claramente). O principal alvo, no entanto, são os homossexuais que, no seu modo de ver, estão pervertendo as famílias babilônicas.
O deputado, porém tem algumas histórias que o seu público conservador ainda não conhece. Os conteúdos inconscientes (e persistentes) podem atrapalhar as pretensões do Sr. Boçal.
de chegar presidência do pequeno País.
O ódio que o deputado Boçal tem dos gays é uma projeção do seu inconsciente. Ele talvez não saiba o que é isso, mas mesmo assim não deixa de sê-lo. Mas os sonhos libidinosos nunca abandonaram o senhor Boçal. Um analista outrora amigo do deputado “quebrou o segredo da confissão” e resolveu falar tudo o que o seu ilustre amigo lhe contava nas sessões de analise.
Talvez não seja muito honesto expor a vida alheia desse modo, mas vou fazer isso a titulo de esclarecimento, levando essa informação para quem ignora o fato. Um analista também não pode expor a vida dos seus pacientes, mas isso aconteceu. Vou falar um pouco desse analista.
Eu mesmo já fiz algumas como sessões de analise com esse senhor muito simpático e pouco ético. o Sr.... Vamos chamá-lo de Carlos Gustavo me fez declarações bombásticas sobre o deputado Boçal. Vou narrar agora tudo o que ele me disse. Esse analista já está bem velhinho, mas ainda trabalha e talvez por causa da velhice resolveu contar algumas das suas experiências. Vamos a conversa que tive com ele.
Um dia eu passava próximo ao seu consultório e por uma dessas sortes do destino o encontrei sozinho tomando um chope num bar. Ele me convidou a acompanhá-lo e eu aceitei de pronto e foi então que ficamos conversando por longas horas. O psicanalista ficou meio embriagado e a conversa fluiu muito mais a vontade. Entramos na política e eu falei das idéias do deputado Boçal e ele, colocando aquelas ressalvas para não contar para ninguém, começou a falar das sessões que fez com o deputado quando jovem e dos pormenores da vida do eminente Boçal.
-Quando jovem (vinte e poucos anos mais ou menos) o deputado fez muitas sessões de analise comigo e havia épocas em que ele chegava ao consultório aos prantos e então começava me narrar os sonhos que tivera durante à noite.
-Mas que tipo de sonhos? Perguntei ingenuamente. Ele então me explicou:
-Eram sonhos de conteúdo sexual e ele não se conformava com o papel que representava nesses sonhos.
-Como assim? Perguntei.
-Ele, que se considerava muito machão, aparecia nesses sonhos sendo possuído por outros homens. E adorava isso nos sonhos, mas chorava muito ao acordar.
-E o que senhor fez?
-A principio nada, deixava que ele falasse sem ser interrompido e não me cabia dar nenhuma solução. Isso durou muitas e muitas de sessões.
-Quando foi que a situação mudou?
-Quando ele chegou um certo dia, no auge do desespero, me pedindo uma solução urgente para que aqueles sonhos parassem de acontecer.
-E o senhor? O que disse?
-Disse a ele que o problema estava dentro dele mesmo, que aqueles conteúdos estavam no seu inconsciente e que representavam uma parte da sua essência como ser.
-E ele? Como reagiu?
-Ficou agressivo, me chamou de louco e nunca mais voltou ao
meu consultório.
Conversamos ainda por mais algum tempo até que nos despedimos os dois embriagados. O conteúdo daquela conversa, porém ficou para sempre na minha memória.
Analisando o que psicanalista me disse e pelo que se vê nesse momento, o deputado Boçal Canário, que ainda hoje posa de machão não encontrou coragem suficiente para trabalhar sua porção mulher que grita forte e desesperada dentro dele. Talvez por isso tenha tanto ódio das mulheres e principalmente dos homossexuais. Coitadinho. Dá pena dele.
Um dia, porém, acredito eu, ele amadurece, sai do armário e talvez se torne um ser humano melhor.
A esperança é a última que morre.
Francisco Lima

domingo, 16 de abril de 2017

(Capitulo 6-Mesopotâmia) TURMAS 1601, 1602 e 1603 COM GABARITO



(Capitulo 6-Mesopotâmia) TURMAS 1601, 1602 e 1603

(capitulo 6-Mesopotâmia) Pesquise no livro a partir da página 110 e responda às questões a seguir. 19/04/2017

1-      A palavra mesopotâmia em grego significa:   (pág. 111)

a)     Terras do golfo pérsico
b)    Terras entre rios.
c)      Terras do tigre e Eufrates
d)    Terras do oriente.

2-      O que são reinos? ( 2 linhas, pág. 111)

R. unidade política governada por um rei.

3-      Qual a definição de império na antiguidade? ( 4 linhas, pág. 111) 
R. na antiguidade era geralmente um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da cidade mais poderosa.

4-      quais os principais povos da antiga Mesopotâmia. (1 linha, (pág. 111) 
R, sumérios, acádios, amoritas, assírios e Caldeus.

5-      Qual civilização localizada entre os rios Tigre e Eufrates? (Pág. 111)

A)    Mesopotâmia
B)    Babilônia
C)    Egípcia
D)    Grega


6-      Associe as colunas (pág. 112 e 113)
a)      código de....... cód. de Leis escritas criadas pelos amoritas ( G ) cuneiforme
b)      construções feitas para reter agua                                        ( F  )a escrita
c)       Fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia.               ( A )cód. De Hamurabi
d)      Peça de ferro ou madeira cortada em ângulo....                   ( B  )açude
e)      Se consideram descendentes de Sem, filho de Noé.           (  C )os sumérios
f)       Desenvolveu-se ao mesmo tempo em vários localidades.   (  D )cunha
g)      Primeiro tipo de escrita inventada pelos sumérios.              (  E )semitas 

7- Os sumérios inventaram uma escrita em forma de cunha denominada escrita:(pág. 113)

A) Suméria 
B)Cuneiforme
C)alfabética
D)alfanumérica

8-Formaram um grande império abrangendo a Mesopotâmia, a Fenícia, a Palestina e o Egito.(P=AGINA 115)
a)    Os sumérios
b)    Os acádios
c)    Os amoritas
d)    Os assírios   



10- A sociedade mesopotâmica era hierarquizada. No topo da pirâmide estava o. (pág. 117)
A) O rei     B) O padre     C)O governador   D)O comandante militar.

11- Os____________ Construíram o novo ____________   _________________.
Preencha as lacunas e marque a opção correta. (Pág. 116)

A)    Novos-babilônios-império
B)    Caldeus-império-caldeu
C)    Caldeus-império-babilônico
D)    caldeus -império-antigo.


9- Era o centro cultural, político e econômico da antiguidade. (Pág. 116)
A)O primeiro império babilônico
B) A Cidade da antiga Babilônia
C) Os jardins suspensos da babilônia.
D) O novo império da babilônia.

10- Construiu os jardins suspensos da babilônia. .(pág. 116)
A) Nabucodonosor
B) Os caldeus
C) Os novos babilônios
D)Escravos babilônios.

11- Preencha as lacunas com as palavras corretas (pagina 118)
Na ____________ o poder político era privilegio dos_____________ e passava de ______ para ________. As ___________ quase nunca chegavam ao___________.
Mesopotamia-homens-pai-filho-mulheres-poder.

12- Marque a opção correta sobre a ordem correta da pirâmide social na mesopotâmia. (Página 118)
a)    Rei-sacerdotes- camponeses e escravos-comerciantes, escribas e artesãos.
b)    Rei-sacerdotes- comerciantes, escribas e artesãos- camponeses e escravos.
c)    Sacerdotes- rei- comerciantes, escribas e artesãos- camponeses e escravos.
d)    Escribas-rei- sacerdotes- comerciantes e artesãos- camponeses e escravos.


13- Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas .(páginas 118 a 120)

(  F ) As mulheres tinham grande participação política na mesopotâmia.
V )Na mesopotâmia se praticava a agricultura, a pecuária o artesanato e o comercio.
(  F ) As águas dos rios Tigre e Eufrates eram pouco aproveitadas na agricultura.
(  V )Na mesopotâmia plantava-se a cevada, o trigo, o centeio, o linho e o algodão.
(  F )A criação de cavalos de raça era prática dos mesopotâmios.
(  V ) Os mesopotâmios criavam ovelhas, porcos e bois.
(  F )Os cavalos serviam para transportes de cargas.
( V  ) Os jumentos serviam para transportes de cargas.
(  F )Os pastores trocavam seus produtos por dinheiro com os agricultores.
V)Na mesopotâmia havia grande número de artesãos.
(  V)A população livre da mesopotâmia era convocada a trabalhar em grandes obras.
(  F )Os mesopotâmicos eram monoteístas, isto é, acreditavam num único deus.
V ) Os mesopotâmicos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.

14-Associe as colunas sobre a mitologia mesopotâmica (pagina 120)

A)   Pai de todos os deuses.                           ( F  )Marduck
B)   Dono do destino                                       ( D )Ishtar
C)   Senhor da guerra.                                    ( E )Enki
D)   Deusa do amor                                        (  C )Assur
E)   Senhor das aguas doces.                        ( G )mitos
F)    Principal deus dos babilônios.                 ( B )Enlil
G)   Narração sobre a origem das coisas.      ( A )Anum

15- De acordo com a mitologia mesopotâmica o homem foi criado...(pág. 120).
A)   Para trabalhar, comer e beber a vontade.
B)   Para substituir os deuses, ter seus poderes.
C)   Para substituir os deuses, trabalhando para eles.

D)   Para trabalhar junto com os deuses.

Conheça-te a ti mesmo parte um



Conheça-te a ti mesmo parte um
Esclarecimentos
Para começar me identifico apenas como alguém que tenta submergir da barbárie, buscando galgar algumas posições na escala de ascensão humana. Deixo claro, igualmente, que Identifiquei em mim muitas das misérias psíquicas e ações equivocadas que pretendo relatar aqui. Por outro lado, também não sou um expert em questões psicológicas, mas apenas um curioso que estuda um pouco e observa o comportamento humano.
Na minha visão, apenas uma inserção básica por esse vasto e complexo mundo que é a psique humana já nos franqueia uma visão panorâmica das muitas e complexas problemáticas que envolvem o comportamento humano. Posso estar equivocado ao pensar desse modo, mas, ainda assim não vou me furtar à expressão a minha humilde opinião. Vamos ao que eu penso sobre isso então.
Sábios conselheiros.
Sócrates já nos alertava há quase 2500 anos atrás e Jesus
bateu na mesma tecla alguns séculos depois. Em outras palavras eles disseram: o autoconhecimento é a chave para a “felicidade”.
Mas, como ainda somos muito imaturos, esse processo torna-se muito trabalhoso.
O que observo hoje é uma sociedade que sofre cada vez mais as consequências das escolhas equivocadas que tem feito. Quando a realidade nos chama para o reconhecimento desses equívocos e um recomeço sem as máscaras sociais do que pretendemos parecer ser, partimos para as seguidas fugas psicológicas da realidade ou adiamos sempre para amanhã (quando temos consciência disso) o (re) conhecimento desse ser tão miserável chamado eu.
As drogas, o tabagismo, o alcoolismo e várias outras formas de aliviar o estresse são, entre outras coisas, apenas consequências dessas fugas que empreendemos de uma realidade que nos parece dura demais para encararmos de “cara limpa”. Mas, vamos falar de alguns mecanismos que usamos e nem sequer suspeitamos disso. Tais mecanismos escapistas, são conhecidos como fugas do ego.
A PROJEÇÃO talvez seja um dos mecanismos escapistas mais comuns em nossa sociedade e isso sem que tenhamos consciência desse fato, pois ainda não nos conhecemos o suficiente para Sabermos que aquilo que PROJETAMOS no outro está dentro de nós mesmos. Vamos dar um exemplo disso.
Vamos a um dos casos mais comuns em nossas sociedades: suponhamos que você tenha ódio de alguém com características homossexuais ou dos homossexuais em geral. Nesse caso você, quer queira ou não, está PROJETANDO um conteúdo psíquico inconsciente que está dentro você, mas que faz de tudo para reprimir. O outro lhe causa repulsa, pois lhe remete a esse conteúdo. Você pode até considerar que a sua “religião” condena esse tipo de comportamento, mas pouco importa as influências externas que você sofre. Os seus conteúdos psíquicos continuam dentro de você esperando para serem trabalhados.
Vejo também muitas “senhoras de família” que adoram apontar determinadas mulheres como meretrizes ou coisas parecidas. Eis um caso de projeção muito comum também. Não tenho a intenção de ferir suscetibilidades, mas é essa a realidade segundo a ciência psicológica não qual eu acredito.
Já me estendi nesse texto mais do que deveria e vou deixar para um próximo post o tratamento de outros mecanismos de fuga da realidade, tais como a compensação, o deslocamento, a racionalização etc.
Até a próxima.
Francisco Lima

Conheça-te a ti mesmo parte dois


Esse texto é uma continuação do anterior sobre fugas do ego.
Conheça-te a ti mesmo parte dois
Em outra postagem me propus a falar de algumas estratégias que usamos para, inconscientemente, fugir da realidade. Essas estratégias são conhecidas como mecanismos escapistas ou como fugas do ego. Cheguei a tratar da PROJEÇÃO que é quando projetamos no outro algum conteúdo que temos dentro de nós (no inconsciente), mas que temos verdadeira ojeriza de externa-lo. Por essa razão ODIAMOS quando vemos que outras pessoas nos lembram esse conteúdo, sendo que a homofobia um dos muitos exemplos de projeção.
Agora vamos tratar de outros exemplos de fugas do ego. Vale lembrar mais uma vez que eu não sou psicólogo e que pretendo apenas compartilhar um conhecimento que pode ajudar muitas pessoas a se conhecer melhor, isso serve inclusive e, principalmente, para essa pessoa que vos escreve. É necessário também esclarecer que vou falar apenas em linhas gerais e sem um aprofundamento mais acurado no assunto. Para quem quiser conhecer melhor o assunto vou deixar uma bibliografia que trata do mesmo e com o aprofundamento necessário. Então, vamos nessa.
A COMPENSAÇÃO é um conflito de ordem psicológica que dá lugar ao desenvolvimento de uma faculdade ou expressão que se possa destacar, escamoteando ou tentando esconder algum fenômeno ou característica indesejada.
Por exemplo: Um tímido que para esconder a timidez estuda muito e desenvolve bastante o lado o intelectual. Assim ele será visto como o intelectual e não mais como o indesejável Tímido. Mas a timidez continua com ela e vai precisar ser trabalhada algum dia.
Um outro exemplo de COMPENSAÇÃO é um sujeito baixinho que não aceita a sua aparência física e, por isso, desenvolve bastante os seus músculos. Ele acredita que sendo forte fisicamente as pessoas repararão menos na sua baixa estatura. Isso não vai acontecer e ele precisa apenas se aceitar, pois senão será infeliz pelo resto da vida.
Vamos falar pelo menos de mais dois exemplos de fuga do ego, pois não dá para ser muito sucinto no tratamento desses assuntos. Temos que deixar para outras postagens os demais mecanismos. Conto a paciência de vocês.
O DESLOAMENTO é quando se experimenta um sentimento de revolta ou de animosidade contra alguém ou alguma coisa, mas que as circunstâncias não permitem expressar esse sentimento. O ego, então, desloca esse sentimento para reações de violência contra objetos que são quebrados ou até mesmo contra outras pessoas envolvidas ou não no problema em questão.
Por exemplo você fica com raiva de alguém (pode ser da sua esposa que você tem receio de contrariar) e DESLOCA sua raiva para um objeto qualquer ( um prato, por exemplo) , jogando-o na parede.
Cenas desse tipo, aliás, são muito comuns em novelas.
Outro exemplo: Você se aborrece no trabalho e leva uma chamada do seu chefe. Fica furioso, mas não pode fazer nada para não perder o emprego. Chegando em casa você vai DESLOCAR a sua ira para alguém da sua família. O primeiro a te chamar de bonito vai pagar o pato. Mas não faça isso com a sua esposa, pois o preço a pagar pode ser altíssimo.
A INTROJEÇÃO: Nesse mecanismo a pessoa introjeta-se na vida dos heróis aos quais ama e com quem se identifica, aceitando ser parecida com eles. Assume-lhes a forma, os hábitos, os traquejos e trejeitos, o modo de falar e de comportar-se. Pode-se introjetar também comportamentos de personagens de novela ou algo parecido. Até os vícios dos ditos personagens são assumidos, o que se torna algo muito grave. A pessoa que adota tais comportamentos não se assume como é e vive fora da realidade.
Um exemplo grave é a INTROJEÇÃO de ideias de grupos que assumem posturas machistas, homofóbicas e até neonazistas. As pessoas se identificam com essas ideias esdruxulas desses grupos e as assumem para si. E, o que é pior, transformam em verdadeiros heróis os caras que tem a coragem de assumir publicamente tais posturas grotescas.
Ainda temos que tratar da RACIONALIZAÇÃO (a mais grave das fugas do ego), e de alguns outros mecanismos de fugas do ego. Não dará, obviamente, para falar de todos aqui, mas apenas de alguns que considero essencial o conhecimento. Vou parar nesses três por hoje. Aguardem, portanto, o próximo post e não tenhamos pressa, pois a vida é eterna.
O mais importante nisso tudo que estamos aprendendo é que tenhamos consciência de que temos de buscar o NOSSO autoconhecimento. Esse é um processo INDIVIDUAL e INTRANSFERÍVEL, mas é inegável que todos nós buscamos esses atalhos, chamados de fugas, pois ainda não estamos completamente maduros para assumir esse caminho da individualidade. Mas, tendo consciência e conhecimento das nossas buscas de atalhos para fugir da realidade, quem sabe não comecemos a trilhar o nosso caminho da verdade?
Depende só de nós e de mais ninguém.
Quem quiser estudar mais sobre o assunto pode ler os livros da série psicológica Joanna de Angelis e outras bibliografias sobre psicologia transpessoal. Mas, para saber sobre os mecanismos de fuga ler especificamente: O ser consciente. Joanna de Angelis.
Até a próxima
Francisco Lima

segunda-feira, 10 de abril de 2017


Trabalho valendo 2,0 pontos para os alunos do Cora Coralina.

Primeiro ano tema (mitologia grega)


Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:


Heróis,  NinfasSátiros, CentaurosSereias, Nereidas: górgonas, ,Quimera.

Deuses gregos: os principais deuses gregos


Segundo ano tema (Renascimento cultural)


O que é renascimento?
Origens do renascimento 
Principais Caraterísticas do renascimento 
O renascimento italiano 
O renascimento no resto da Europa.