Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

domingo, 16 de abril de 2017

Conheça-te a ti mesmo parte dois


Esse texto é uma continuação do anterior sobre fugas do ego.
Conheça-te a ti mesmo parte dois
Em outra postagem me propus a falar de algumas estratégias que usamos para, inconscientemente, fugir da realidade. Essas estratégias são conhecidas como mecanismos escapistas ou como fugas do ego. Cheguei a tratar da PROJEÇÃO que é quando projetamos no outro algum conteúdo que temos dentro de nós (no inconsciente), mas que temos verdadeira ojeriza de externa-lo. Por essa razão ODIAMOS quando vemos que outras pessoas nos lembram esse conteúdo, sendo que a homofobia um dos muitos exemplos de projeção.
Agora vamos tratar de outros exemplos de fugas do ego. Vale lembrar mais uma vez que eu não sou psicólogo e que pretendo apenas compartilhar um conhecimento que pode ajudar muitas pessoas a se conhecer melhor, isso serve inclusive e, principalmente, para essa pessoa que vos escreve. É necessário também esclarecer que vou falar apenas em linhas gerais e sem um aprofundamento mais acurado no assunto. Para quem quiser conhecer melhor o assunto vou deixar uma bibliografia que trata do mesmo e com o aprofundamento necessário. Então, vamos nessa.
A COMPENSAÇÃO é um conflito de ordem psicológica que dá lugar ao desenvolvimento de uma faculdade ou expressão que se possa destacar, escamoteando ou tentando esconder algum fenômeno ou característica indesejada.
Por exemplo: Um tímido que para esconder a timidez estuda muito e desenvolve bastante o lado o intelectual. Assim ele será visto como o intelectual e não mais como o indesejável Tímido. Mas a timidez continua com ela e vai precisar ser trabalhada algum dia.
Um outro exemplo de COMPENSAÇÃO é um sujeito baixinho que não aceita a sua aparência física e, por isso, desenvolve bastante os seus músculos. Ele acredita que sendo forte fisicamente as pessoas repararão menos na sua baixa estatura. Isso não vai acontecer e ele precisa apenas se aceitar, pois senão será infeliz pelo resto da vida.
Vamos falar pelo menos de mais dois exemplos de fuga do ego, pois não dá para ser muito sucinto no tratamento desses assuntos. Temos que deixar para outras postagens os demais mecanismos. Conto a paciência de vocês.
O DESLOAMENTO é quando se experimenta um sentimento de revolta ou de animosidade contra alguém ou alguma coisa, mas que as circunstâncias não permitem expressar esse sentimento. O ego, então, desloca esse sentimento para reações de violência contra objetos que são quebrados ou até mesmo contra outras pessoas envolvidas ou não no problema em questão.
Por exemplo você fica com raiva de alguém (pode ser da sua esposa que você tem receio de contrariar) e DESLOCA sua raiva para um objeto qualquer ( um prato, por exemplo) , jogando-o na parede.
Cenas desse tipo, aliás, são muito comuns em novelas.
Outro exemplo: Você se aborrece no trabalho e leva uma chamada do seu chefe. Fica furioso, mas não pode fazer nada para não perder o emprego. Chegando em casa você vai DESLOCAR a sua ira para alguém da sua família. O primeiro a te chamar de bonito vai pagar o pato. Mas não faça isso com a sua esposa, pois o preço a pagar pode ser altíssimo.
A INTROJEÇÃO: Nesse mecanismo a pessoa introjeta-se na vida dos heróis aos quais ama e com quem se identifica, aceitando ser parecida com eles. Assume-lhes a forma, os hábitos, os traquejos e trejeitos, o modo de falar e de comportar-se. Pode-se introjetar também comportamentos de personagens de novela ou algo parecido. Até os vícios dos ditos personagens são assumidos, o que se torna algo muito grave. A pessoa que adota tais comportamentos não se assume como é e vive fora da realidade.
Um exemplo grave é a INTROJEÇÃO de ideias de grupos que assumem posturas machistas, homofóbicas e até neonazistas. As pessoas se identificam com essas ideias esdruxulas desses grupos e as assumem para si. E, o que é pior, transformam em verdadeiros heróis os caras que tem a coragem de assumir publicamente tais posturas grotescas.
Ainda temos que tratar da RACIONALIZAÇÃO (a mais grave das fugas do ego), e de alguns outros mecanismos de fugas do ego. Não dará, obviamente, para falar de todos aqui, mas apenas de alguns que considero essencial o conhecimento. Vou parar nesses três por hoje. Aguardem, portanto, o próximo post e não tenhamos pressa, pois a vida é eterna.
O mais importante nisso tudo que estamos aprendendo é que tenhamos consciência de que temos de buscar o NOSSO autoconhecimento. Esse é um processo INDIVIDUAL e INTRANSFERÍVEL, mas é inegável que todos nós buscamos esses atalhos, chamados de fugas, pois ainda não estamos completamente maduros para assumir esse caminho da individualidade. Mas, tendo consciência e conhecimento das nossas buscas de atalhos para fugir da realidade, quem sabe não comecemos a trilhar o nosso caminho da verdade?
Depende só de nós e de mais ninguém.
Quem quiser estudar mais sobre o assunto pode ler os livros da série psicológica Joanna de Angelis e outras bibliografias sobre psicologia transpessoal. Mas, para saber sobre os mecanismos de fuga ler especificamente: O ser consciente. Joanna de Angelis.
Até a próxima
Francisco Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário