Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Aulas do sexto ano (2020) capítulos 1, 2 e 3



Aulas do sexto ano (2020) capítulos 1, 2 e 3

Capítulo 1 sexto ano história e fontes históricas. 

1- O que a história estuda? (2 linhas pág. 8) R. A história estuda os processos de mudanças ocorridos na sociedade ao longo do tempo.
2- A história estuda apenas as mudanças? (3 linhas pág. 8)R. Não, pois a história estuda também as permanências, ou seja, aquilo que, com passar dos anos não mudou ou mudou pouco.
3- Então, qual seria a melhor definição para história? (2 linhas pág. 9 )História é o estudo dos seres humanos no tempo.
4- ​Cite alguns exemplos de permanências que fazem parte da história. (5 linhas pág. 8 e 9)
R. Temos como exemplo construções presentes em algumas cidades brasileiras como
ouro preto, Olinda, são Luís, Goiás, salvador etc. e em brincadeiras como a
amarelinha.

Trabalhar o texto da página 10

5- Associe as colunas (​pag. 11 á 13)
A)​ Diferentes modos de contar e dividir o tempo.
B)​ Os __________ começam a contar o tempo em 3760 antes de Cristo. 
C)​ Os __________ começam a contar o tempo em 622 depois de Cristo. 
D)​ Os cristãos escolheram o __________de _______ como início do calendário. 
E)​ Por volta de ___________ o homem passou a produzir fogo. 
F)​ Representa um período de 100 anos.
G)​ A história de ____________ personagem das fotos. 
(   ) Judeus 
(   )Nascimento de Cristo
(   )Um século
(   )Kauan
(   )10.000 a.C
(   )muçulmanos 
(    )Calendários 

6- transcrever no quadro a questão do texto da  pagina 15. 
Fazer uma leitura coletiva e discussão das páginas 16 e 17.

 7- Vamos analisar a linha do tempo das páginas 18 e 19 para responder às questões a seguir. 

7.1 Jesus viveu no ano zero. Em que período histórico ele viveu ?

7.2 Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500. Em que período histórico eles chegaram aqui ?
7.3 A revolução francesa aconteceu em 1789.  Em que período histórico ela aconteceu ?

7.4 por volta dos anos 1100 foram criadas as primeiras universidades na Europa. Em que período histórico isso aconteceu ?

8. Questão 6 da página 22.


Capítulo 2 (as fontes da história)

Atividades  Pág 31
Escreva o tipo de fonte e classifique. 

Página 32

2- transcrever a questão no caderno e fazer (24)
3-  transcrever a questão no caderno e fazer (24)
4-  transcrever a questão no caderno e fazer (24-26-28)

5- preencha as lacunas das frases abaixo. (24-25)
  1. O trabalho do __________ é semelhante ao do detetive.  
  2. Ao investigar um caso, o detetive usa ________ deixados pelos envolvidos. 
  3. Um ____ de cabelo uma lata _____ são exemplos de vestigios. 
  4. O historiador utiliza todos os vestigios deixados pelos __________ do passado. 
  5. Os vestígios deixados pelos homens do passado são as fontes ________.
  6. As fontes históricas podem ser escritas, ________, orais ou da cultura_________. 
  7. Cédulas de identidades, diários e leis são etc. são exemplos de fontes _________.
  8. Fotografias, pinturas, desenhos, cartões ________ são exemplos de fontes ________.
  9. Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de ______    ___________. 
  10. As lembranças dos mais velhos são uma _______ fonte para conhecimento da história. 
  11. Brinquedos. Móveis e roupas são exemplos de objetos da __________  ____________.
6- Associe as colunas (26-27)
  1. Termo que para os antigos gregos significava procura, pesquisa. 
  2. Profissional que é responsável pela escrita da história. 
  3. O historiador escolhe o assunto que quer conhecer. 
  4. O historiador reúne as fontes históricas que irá utilizar. 
  5. O historiador lê, ouve e organiza as fontes investigando  as que são confiáveis. 
  6. Usando métodos históricos, o historiador sobre os adolescentes dos anos 80. 
  7. Especialistas formados em Geografia que estuda o espaço geográfico. 
  8. Estudam os povos por meio de vestígios materiais deixados por eles. 
  9. Restos de casas, instrumentos de trabalho, pinturas em rochas etc. 
  10. Vasos ______ e _______ para beber água estão entre os achados mais comuns. 

(     ) História        ( )vestigios                   ( ) passo 2 ( ) arqueólogo                                            ( )Passo 3
(     ) Passo 1        ( )historiador                    ( ) geógrafo ( )vestigios materiais.                 ( )Passo 4

7- Marque a única opção que contém uma afirmação errada.  (28)

  1. A história não é feita apenas pelos grandes personagens (reis, generais, presidentes) 
  2. Todos nós (pessoas comuns) podemos ser  personagens da história.
  3. As crianças ainda não tem história, por isso, não fazem parte da história. 
  4. Até as instituições sociais como uma igreja tem história. 

8- Marque a única opção que contém uma afirmação errada.  (29)
  1. Os alunos da escola  Assumpta Scatena Garcia fizeram uma passeata contra o mosquito da dengue. 
  2. A passeata percorreu o centro da cidade de Pereira Barreto em São Paulo. 
  3. A passeata teve o apoio da polícia militar do estado de São Paulo.
  4. As crianças da passeata eram todas grandes, devido ao perigo de atropelamento. 

9- fazer a atividade da página 30. 

Fim do capítulo 2

Capítulo 3
Fazer os exercícios da sessão atividades. 
1- 48 (copiar no caderno as respostas)
2-38-39 (copiar no caderno)
3-40  (copiar no caderno)
4,5 e 6 não 
7- 42-43-44 (copiar no caderno)
8-50
9- (copiar no caderno as respostas)

Fim do capítulo 3.











Nenhum comentário:

Postar um comentário