Aulas do sexto ano (2020) capítulos 1, 2 e 3
Capítulo 1 sexto ano história e fontes históricas.
1- O que a história estuda? (2 linhas pág. 8) R. A história estuda os processos de mudanças ocorridos na sociedade ao longo do tempo.
2- A história estuda apenas as mudanças? (3 linhas pág. 8)R. Não, pois a história estuda também as permanências, ou seja, aquilo que, com passar dos anos não mudou ou mudou pouco.
3- Então, qual seria a melhor definição para história? (2 linhas pág. 9 )História é o estudo dos seres humanos no tempo.
4- Cite alguns exemplos de permanências que fazem parte da história. (5 linhas pág. 8 e 9)
R. Temos como exemplo construções presentes em algumas cidades brasileiras como
ouro preto, Olinda, são Luís, Goiás, salvador etc. e em brincadeiras como a
amarelinha.
Trabalhar o texto da página 10
5- Associe as colunas (pag. 11 á 13)
A) Diferentes modos de contar e dividir o tempo.
B) Os __________ começam a contar o tempo em 3760 antes de Cristo.
C) Os __________ começam a contar o tempo em 622 depois de Cristo.
D) Os cristãos escolheram o __________de _______ como início do calendário.
E) Por volta de ___________ o homem passou a produzir fogo.
F) Representa um período de 100 anos.
G) A história de ____________ personagem das fotos.
( ) Judeus
( )Nascimento de Cristo
( )Um século
( )Kauan
( )10.000 a.C
( )muçulmanos
( )Calendários
6- transcrever no quadro a questão do texto da pagina 15.
Fazer uma leitura coletiva e discussão das páginas 16 e 17.
7- Vamos analisar a linha do tempo das páginas 18 e 19 para responder às questões a seguir.
7.1 Jesus viveu no ano zero. Em que período histórico ele viveu ?
7.2 Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500. Em que período histórico eles chegaram aqui ?
7.3 A revolução francesa aconteceu em 1789. Em que período histórico ela aconteceu ?
7.4 por volta dos anos 1100 foram criadas as primeiras universidades na Europa. Em que período histórico isso aconteceu ?
8. Questão 6 da página 22.
Capítulo 2 (as fontes da história)
Atividades Pág 31
Escreva o tipo de fonte e classifique.
Página 32
2- transcrever a questão no caderno e fazer (24)
3- transcrever a questão no caderno e fazer (24)
4- transcrever a questão no caderno e fazer (24-26-28)
5- preencha as lacunas das frases abaixo. (24-25)
- O trabalho do __________ é semelhante ao do detetive.
- Ao investigar um caso, o detetive usa ________ deixados pelos envolvidos.
- Um ____ de cabelo uma lata _____ são exemplos de vestigios.
- O historiador utiliza todos os vestigios deixados pelos __________ do passado.
- Os vestígios deixados pelos homens do passado são as fontes ________.
- As fontes históricas podem ser escritas, ________, orais ou da cultura_________.
- Cédulas de identidades, diários e leis são etc. são exemplos de fontes _________.
- Fotografias, pinturas, desenhos, cartões ________ são exemplos de fontes ________.
- Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de ______ ___________.
- As lembranças dos mais velhos são uma _______ fonte para conhecimento da história.
- Brinquedos. Móveis e roupas são exemplos de objetos da __________ ____________.
6- Associe as colunas (26-27)
- Termo que para os antigos gregos significava procura, pesquisa.
- Profissional que é responsável pela escrita da história.
- O historiador escolhe o assunto que quer conhecer.
- O historiador reúne as fontes históricas que irá utilizar.
- O historiador lê, ouve e organiza as fontes investigando as que são confiáveis.
- Usando métodos históricos, o historiador sobre os adolescentes dos anos 80.
- Especialistas formados em Geografia que estuda o espaço geográfico.
- Estudam os povos por meio de vestígios materiais deixados por eles.
- Restos de casas, instrumentos de trabalho, pinturas em rochas etc.
- Vasos ______ e _______ para beber água estão entre os achados mais comuns.
( ) História ( )vestigios ( ) passo 2 ( ) arqueólogo ( )Passo 3
( ) Passo 1 ( )historiador ( ) geógrafo ( )vestigios materiais. ( )Passo 4
7- Marque a única opção que contém uma afirmação errada. (28)
- A história não é feita apenas pelos grandes personagens (reis, generais, presidentes)
- Todos nós (pessoas comuns) podemos ser personagens da história.
- As crianças ainda não tem história, por isso, não fazem parte da história.
- Até as instituições sociais como uma igreja tem história.
8- Marque a única opção que contém uma afirmação errada. (29)
- Os alunos da escola Assumpta Scatena Garcia fizeram uma passeata contra o mosquito da dengue.
- A passeata percorreu o centro da cidade de Pereira Barreto em São Paulo.
- A passeata teve o apoio da polícia militar do estado de São Paulo.
- As crianças da passeata eram todas grandes, devido ao perigo de atropelamento.
9- fazer a atividade da página 30.
Fim do capítulo 2
Capítulo 3
Fazer os exercícios da sessão atividades.
1- 48 (copiar no caderno as respostas)
2-38-39 (copiar no caderno)
3-40 (copiar no caderno)
4,5 e 6 não
7- 42-43-44 (copiar no caderno)
8-50
9- (copiar no caderno as respostas)
Fim do capítulo 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário