Sétimo ano (2020)- exercícios dos capítulos 1, 2 e 3
Povos indígenas (sétimo ano capitulo 1)
1- Sobre os maias, marque a única opção correta. (página 10)
- Os maias possuíam um moderno sistema de escrita que deu origem ao nosso alfabeto atual.
- A metargligia (indústria do ferro e metal) era a base da economia dos maias.
- Os maias nunca formaram um grande império e organizavam-se em pequenas cidades estados independentes com governos, leis e costumes próprios.
- O império maia abrangia os territórios dos atuais Estados Unidos, México e Canadá.
2- Colique (1) para astecas (2) para maias e (3) para incas. (pág. 7 á 13)
- ( ) Chegaram ao interior da cordilheira dos Andes no século XIII.
- ( )Dominaram diversos povos onde hoje é o México e fundaram um grande império
- ( ) nunca formaram um grande império e organizavam-se em pequenas cidades estados independentes
- ( )Era dividido em várias regiões administrativas, cujos governadores deveriam prestar contas dos seus atos ao imperador.
- ( )Cuzco era uma cidade planejada que servia como capital do império.
- ( )Nessa sociedade hierarquizada, a elite era formada por nobres e sacerdotes.
- ( ) Os camponeses cavavam canais para irrigar as pequenas mudas de milho.
- ( ) Todos os subjugados eram obrigados a pagar impostos em forma de penas raras, alimentos, pedras preciosas e pessoas para sacrifício os deuses.
- ( ) Prata e ouro, em enormes quantidades, eram levados todos os dias à poderosa cidade de Tenochtitlán.
3- Associe as colunas (páginas 14 á 16)
- Conhecido como filho do sol, era semidivino e possuía enormes poderes e privilégios.
- Estavam abaixo do imperador e eram saídos da nobreza.
- Eles viviam na cidade e eram sustentados pelo governo.
- Era a língua falada pelos incas e pelos povos conquistados.
- As__________ que cobriam o império inca chegram a ter 20 mil quilômetros.
- Representação em escala reduzida de uma obra de engenharia ou arquitetura.
- Nome dado à parte americana do império espanhol.
- A grande e majestosa capital do império inca.
- Nos degraus mais altos, espécies vegetais, Nos do meio milhor e nos degraus mais baixos plantavam árvores frutíferas.
- Conjunto de famílias camponesas ligadas por laços de parentesco.
- Prestação de serviço gratuito ao estado plantando, construindo ou reformando.
( )Imperador inca ( )índias ( )Sacerdotes e chefes militares
( )Quéchua ( )maquete ( )Artesãos,soldados,projetistas e F.públicos
( )Ayllu ( )Cuzco ( )Sistema de terraços
( )estradas ( )Mita
4- Sobre os maias, marque a única opção correta. (página 12)
- Os maias tiveram contato com os egípcios, por isso construíram pirâmides para servir de túmulo.
- A cidade de cuzco era o principal centro cultura do povo Maia.
- Os maias não tinham conhecimento de engenharia e arquitetura.
- Os maias construiram grandes piramides, como a de Tikal, que tinha mais de 60 metros de altura.
5- Sobre os tupis, coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. (17)
- ( ) Quando Pedro Álvares Cabral aqui chegou, havia milhões de indígenas, agrupados em mais de mil povos falantes da mesma língua.
- ( ) Calcula-se que apenas os tupis, em 1500, somavam cerca de 1 milhão de pessoas.
- ( )Os povos tupis tinham origens distintas, sendo que a maioria vivia na atual floresta amazônica.
- ( )Os povos indígenas que viviam no Brasil falavam cerca de 1300 línguas diferentes.
- ( )Os povos tupis tinham origens comuns e viviam na atual floresta amazônica.
- ( ) Os povos indígenas da Amazônia começam uma expansão do seu território por volta de 500 a.C.
- ( ) Os tupis, quando da chegada dos europeus, não praticavam a agricultura, ou seja, eram caçadores e coletores.
- ( ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupinambás que habitavam porto seguro na Bahia.
- ( )Os tupis praticavam a agricultura com destaque para o cultivo da mandioca.
- ( ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupiniquins que habitavam porto seguro na Bahia.
- ( ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupinambás que habitavam o atual Rio de Janeiro.
6- sobre as imagens (mantos) na página 18, responda.
6.1- Eles serviam apenas para vestuário ou existia algum ritual simbólico nessas roupas ? Explique.
3 linhas.
6.2- Para que servia o manto vermelho acima da página ?
3 linhas
6.3 Para que servia o manto do lado direito abaixo da página. ?
7- Complete as lacunas das frases com as palavras corretas.( 19)
- ( ) A __________ é a base alimentar de várias sociedades indigenas.
- ( ) A farinha é fabricada a partir da mandioca brava que contém uma espécie de __________.
- ( ) Mas existe um processo sofiscado na fieitura que tira o _________ da mandioca _________.
- O líquido branco (sumo) que escorre pela peneira é chamado de ________ que é decantando numa panela em seguida.
- Para se fazer a farinha, tem-se que _____________ as mandiocas que foram transformadas em pães.
- Com a farinha, fazem-se ainda __________, ___________ e mingau.
- A farinha, depois de favricada é guardada em __________ e ____________.
- O ___________ é usado para espremer a mandioca e preparar a ____________.
Capítulo 2- povos e culturas africanas: malineses, bantos e iorubaás.
1- Coloque ( V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. (24-25)
- ( ) A África é um País com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados com dezenas de povos, culturas e línguas.
- ( ) A África é o berço da humanidade, ou seja, foi lá que surgiram os primeiros homens nossos ancestrais.
- ( ) No norte da África há um imensa área de areia chamada deserto do Saara.
- ( ) No deserto do Saara viviam muitos povos sedentários (que tem moradia fixa) que trabalhavam como comerciantes.
- ( ) Os berberes(comerciantes do Saara) controlavam importantes rotas comerciais no norte da África.
- O Sahel, uma faixa de terra ao Norte do Saara, vai desde o oceano atlântico até o mar vermelho.
- ( )Os povos chamados de sudaneses (bambaras, fulas, mandingas, hauçás etc) viviam no Sahel.
- O Sudão oriental é é cortado por dois importantes rios: O Senegal e o Neiger.
- ( )Os rios Senegal e Níger foram fundamentais para as necessidades básicas e para a agricultura no Sahel.
- ( ) Os transportes no Sahel eram feitos em modernos transatlânticos, pois estes transportam muitas pessoas de cada vez.
(fazer com eles os exercícios da sessão atividades)
(1- pg. 24), (2 pg. 39), (3 pg.27 e 29) 4-pgs.2-30), (6- pag.30)
2- Em relação a África e sua cultura pelo mundo, Marque a única opção correta. (24)
- A África é o continente negro, pois apenas os negros a habitam, não havendo brancos.
- A África é um continente com 30 milhões de quilômetros quadrados e contém 54 países.
- O Brasil é um país que não sofreu muita influência da cultura africana.
- Dentro da África negra não havia escravidão de africanos.
3- Associe as colunas (26 á 28)
- Unidade política que congrega várias outras unidades.
- Foi formado no sudão ocidental entre os rios Senegal e Mali.
- Muito do que sabemos sobre o Mali se deve aos ________.
- Os griôs eram responsáveis por preservar a ____________ do seu povo.
- Além dos griôs contadores de histórias, havia também os músicos e ___________.
- Os __________ eram árvores sagradas onde os griôs eram enterrados.
- Grupo com modo de vida próprio com uma história em comum.
- Sundiata Keita fundou o império Mali e converteu-se ao _________________.
- No Mali ele era a maior autoridade, mas ouvia seus auxiliares (conselho.)
- Era o responsável pela guarda dos depósitos de ouro, marfim, cobre e pedras preciosas
- Cidade que servia como ponto de chegada e partida das caravanas comerciais que atravessavam o deserto do Saara. .
( ) Império ( )Griôs ( )Islamismo
( )Tombuctu ( )O imperador ( )cantores
( )Império do Mali ( )Cultura ( )Baobás
( )O senhor do tesouro. ( )Etnia
4- Aponte (marque um x)na única alternativa errada (29)
- O império Mali era o maior produtor de ouro da África Ocidental.
- A população do Mali praticava a agropecuária, o comércio e o artesanato.
- Os malineses cultivam o milhete, uma espécie de arroz, diferente do arroz branco.
- Os mercadores malineses, conhecidos com wangara, comercializam ouro, cobre, sal e noz-de-cola.
5- Aponte (marque um x)na única alternativa errada (29)
- Os artesãos malineses eram habilidosos no trabalho em metal e em madeira.
- A noz-de-cola é produto da floresta que tem água dentro, por isso, mata a sede.
- A noz-de-cola tinha que ser cuidadosamente embalada para o transporte, antes de ser consumida.
- No Brasil, a noz-de-cola é conhecida obi e orobo e é usada em cultos religiosos africanos.
6- Complete as frases com as palavras corretas. (31)
- Na África, ao _____ do deserto do Saara viviam e ainda vivem os povos ________. (sul-bantos)
- Os povos bantos possuíam uma ________ comum e falavam ______ denominadas ________ (origem-línguas-bantas)
- Os povos bantos partiram de onde é hoje a ______________ de _____________ por volta de 1500 antes de cristo. (república-camarões)
- Os bantos se espalham pelo continente africano saindo da República de Camarões (de hoje) para o _________, o ________ e o _________ da África. (centro-leste e sul)
- Esse deslocamento dos _________ durou cerca de ________ anos, sendo a maior ______ da África subsaariana. (bantos-2500-migração)
- Os bantos eram povos __________ e dominavam a produção do ________ (agricultores-ferro)
- Os bantos dominaram também a arte de transformar metais em _______, isto é, eles dominaram a arte da _________. (objetos -metalurgia.)
(7) Fazer a questão 9 da página 41 (pg.32-33)
Trabalhar também (se der tempo) as páginas 42 á 45.
Fim do capítulo 2
Capítulo 3.
1-coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.(46-47-48)
- ( )A idade média foi considerada pelos historiadores como um período de atraso e estagnação.
- ( ) Na idade média não tivemos invenções importantes para a humanidade.
- ( )Os óculos foram inventados no período da idade média.
- ( ) Os vidros nas janelas foram invenções medievais para diminuir o calor dentro de casa.
- ( ) As universidades também foram inventadas durante a idade média.
- ( ) A fotografia também foi uma criação medieval.
- ( ) A partir do século XI, a Europa feudal passou por mudanças tecnológicas na área da agricultura.
- ( ) A drenagem é a retirada do excesso de sujeira de um terreno.
- ( ) A charrua, um arado de ferro, foi inventada a partir do século XI na Europa feudal.
- ( ) Nesse período ( a partir do século XI) também foi criado o sistema trienal na agricultura.
- ( ) Nesse sistema de rotação trienal, dois campos ou áreas eram enquanto um ficava em repouso.
- ( ) também foi criado um modo de atrelar o cavalo pelo pescoço, o que aumentava o seu rendimento.
- ( ) os moinhos movidos pela força da água e do vento também são dessa época.
2- associe as colunas (48 à 50)
- Entre os séculos X e XIII a ———-—— ————— saltou de 22 para 55 milhões de habitantes.
- alguns ————— foram para as cidades trabalhar como artesãos.
- Algumas especialidades dos camponeses que viraram artesãos.
- Levavam e traziam mercadorias de um lugar para o outro.
- As trocas comerciais de uma mercadoria por outra estimulou a produção do ————— , a vida urbana e o comércio em geral.
- Sedas, perfumes e porcelanas eram alguns dos artigos de luxo comprados
pelos italianos nessa rota.
- Elas duravam de 15 a 60 dias e aconteciam uma ou duas vezes por ano.
- Eram as pessoas que faziam a troca ou conversão do dinheiro das mais diferentes regiões da Europa.
- Os cambistas passaram a receber o nome de __________, pois trabalhavam em um banco de madeira.
- Era a rota que ligava Veneza (Itália) até Hamburgo na Alemanha e também Gênova (Itália) a Bruges (Bélgica) e passa pela feira de Champanhe na França.
- No início da idade médias as ________ eram pequenas e tinham poucos moradores.
- Com o aumento do _________, porém, as cidades cresceram e surgiram novas cidades.
- Todas essas mudanças no comércio e na agricultura começaram por volta do __________ ____.
( ) Camponeses ( )cidades
( ) comércio ( )mercadores ambulantes
( )População europeia ( )Sul ao norte da europa por terra.
( )Século XI. ( )Artesanato
( )Sapateiros, carpinteiros, ferreiros, ( )Banqueiros
( )Cidades italianas ao oriente.
( )Feiras medievais.
( ) Cambistas
Parte de atividades ( página 60)
1- retomando
Identificar a alternativa incorreta (copiar todas no caderno) e corrigir a única incorreta.
(47-48)
2- leitura de gráfico (copiar perguntas a, b, c no caderno)
4- (50)
5-(50)
Vozes do passado (63)
Nenhum comentário:
Postar um comentário