Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Sétimo ano- exercícios dos capítulos 1, 2 e 3

Sétimo ano (2020)- exercícios dos capítulos 1, 2 e 3

Povos indígenas (sétimo ano capitulo 1)

1- Sobre os maias, marque a única opção correta. (página 10)
  1. Os maias possuíam um moderno sistema de escrita que deu origem ao nosso alfabeto atual. 
  2. A metargligia (indústria do ferro e metal) era a base da economia dos maias. 
  3. Os maias nunca formaram um grande império e organizavam-se em pequenas cidades estados independentes com governos, leis e costumes próprios. 
  4.  O império maia abrangia os territórios dos atuais Estados Unidos, México e Canadá. 

2- Colique (1) para astecas (2) para maias e (3) para incas. (pág. 7 á 13)

  1. (     ) Chegaram ao interior da cordilheira dos Andes no século XIII. 
  2. (     )Dominaram diversos povos onde hoje é o México e fundaram um grande império 
  3. (     ) nunca formaram um grande império e organizavam-se em pequenas cidades estados independentes
  4. (     )Era dividido em várias regiões administrativas, cujos governadores deveriam prestar contas dos seus atos ao imperador. 
  5. (     )Cuzco era uma cidade planejada que servia como capital do império. 
  6. (     )Nessa sociedade hierarquizada, a elite era formada por nobres e sacerdotes. 
  7. (     ) Os camponeses cavavam canais para irrigar as pequenas mudas de milho. 
  8. (     ) Todos os subjugados eram obrigados a pagar impostos em forma de penas raras, alimentos, pedras preciosas e pessoas para sacrifício os deuses. 
  9. (     ) Prata e ouro, em enormes quantidades, eram levados todos os dias à poderosa cidade de Tenochtitlán. 

3- Associe as colunas (páginas 14 á 16)
  1. Conhecido como filho do sol, era semidivino e possuía enormes poderes e privilégios. 
  2. Estavam abaixo do imperador e eram saídos da nobreza. 
  3. Eles viviam na cidade e eram sustentados pelo governo.
  4. Era a língua falada pelos incas e pelos povos conquistados.
  5.  As__________ que cobriam o império inca chegram a ter 20 mil quilômetros. 
  6. Representação em escala reduzida de uma obra de engenharia ou arquitetura. 
  7. Nome dado à parte americana do império espanhol. 
  8. A grande e majestosa capital do império inca.  
  9. Nos degraus mais altos, espécies vegetais, Nos do meio milhor e nos degraus mais baixos plantavam árvores frutíferas. 
  10. Conjunto de famílias camponesas ligadas por laços de parentesco.
  11. Prestação de serviço gratuito ao estado plantando, construindo ou reformando. 
(     )Imperador inca          ( )índias       ( )Sacerdotes e chefes militares 
(     )Quéchua                   ( )maquete   ( )Artesãos,soldados,projetistas e F.públicos
(     )Ayllu                          ( )Cuzco (     )Sistema de terraços 
(     )estradas                    ( )Mita
4- Sobre os maias, marque a única opção correta. (página 12)
  1. Os maias tiveram contato com os egípcios, por isso construíram pirâmides para servir de túmulo. 
  2. A cidade de cuzco era o principal centro cultura do povo Maia.
  3. Os maias não tinham conhecimento de engenharia e arquitetura.
  4. Os maias construiram grandes piramides,  como a de Tikal, que tinha mais de 60 metros de altura.

5- Sobre os tupis, coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. (17)
  1. (     ) Quando Pedro Álvares Cabral aqui chegou, havia milhões de indígenas, agrupados em mais de mil povos falantes da mesma língua. 
  2. (     ) Calcula-se que apenas os tupis, em 1500, somavam cerca de 1 milhão de pessoas.  
  3.  (     )Os povos tupis tinham origens distintas, sendo que a maioria vivia na atual floresta amazônica. 
  4. (     )Os povos indígenas que viviam no Brasil falavam cerca de 1300 línguas diferentes. 
  5. (     )Os povos tupis tinham origens comuns e viviam na atual floresta amazônica. 
  6. (     ) Os povos indígenas da Amazônia começam uma expansão do seu território por volta de 500 a.C.
  7. (     ) Os tupis, quando da chegada dos europeus, não praticavam a agricultura, ou seja, eram caçadores e coletores.
  8. (     ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupinambás que habitavam porto seguro na Bahia. 
  9. (     )Os tupis praticavam a agricultura com destaque para o cultivo da mandioca.  
  10. (     ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupiniquins que habitavam porto seguro na Bahia. 
  11. (     ) Entre os grupos tupis que habitavam o litoral (praias) estavam os os tupinambás que habitavam o atual Rio de Janeiro. 

6- sobre as imagens (mantos) na página 18, responda. 
6.1- Eles serviam apenas para vestuário ou existia algum ritual simbólico nessas roupas ? Explique. 
3 linhas. 

6.2- Para que servia o manto vermelho acima da página ?
3 linhas 

6.3 Para que servia o manto do lado direito abaixo da página. ?


7- Complete as lacunas das frases com as palavras corretas.( 19)
  1. (     ) A __________ é a base alimentar de várias sociedades indigenas. 
  2. (     ) A farinha é fabricada a partir da mandioca brava que contém uma espécie de __________. 
  3. (    ) Mas existe um processo sofiscado na fieitura que tira o _________ da mandioca _________.  
  4. O líquido branco (sumo) que escorre pela peneira é chamado de ________ que é decantando numa panela em seguida. 
  5. Para se fazer a farinha, tem-se que _____________ as mandiocas que foram transformadas em pães. 
  6. Com a farinha, fazem-se ainda __________, ___________ e mingau. 
  7. A farinha, depois de favricada é guardada em __________ e ____________.
  8. O ___________ é usado para espremer a mandioca e preparar a ____________.

Capítulo 2- povos e culturas africanas: malineses, bantos e iorubaás. 
1- Coloque ( V) para as afirmações verdadeiras e (F)  para as falsas. (24-25)

  1. (    ) A África é um País com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados com dezenas de povos, culturas e línguas. 
  2. (    ) A África é o berço da humanidade, ou seja, foi lá que surgiram os primeiros homens nossos ancestrais.
  3. (    ) No norte da África há um imensa área de areia  chamada deserto do Saara. 
  4. (    ) No deserto do Saara viviam muitos povos sedentários (que tem moradia fixa) que trabalhavam como comerciantes. 
  5. (    ) Os berberes(comerciantes do Saara) controlavam importantes rotas comerciais no norte da África.  
  6. O Sahel, uma faixa de terra ao Norte do Saara,  vai desde o oceano atlântico até o mar vermelho. 
  7. (    )Os povos chamados de sudaneses (bambaras, fulas, mandingas, hauçás etc) viviam no Sahel. 
  8. O Sudão oriental é é cortado por dois importantes rios: O Senegal e o Neiger. 
  9. (    )Os rios Senegal e Níger foram fundamentais para as necessidades básicas e para a agricultura no Sahel. 
  10. (    ) Os transportes no Sahel eram feitos em modernos transatlânticos, pois estes transportam muitas pessoas de cada vez. 

(fazer com eles os exercícios da sessão atividades)
 (1- pg. 24),  (2 pg. 39), (3 pg.27 e 29) 4-pgs.2-30), (6- pag.30)

2- Em relação a África e sua cultura pelo mundo, Marque a única opção correta. (24)
  1. A África é o continente negro, pois apenas os negros a habitam, não havendo brancos. 
  2. A África é um continente com 30 milhões de quilômetros quadrados e contém 54 países.
  3. O Brasil é um país que não sofreu  muita influência da cultura africana.  
  4. Dentro da África negra não havia escravidão de africanos.  

3- Associe as colunas (26 á 28)
  1. Unidade política que congrega várias outras unidades.
  2. Foi formado no sudão ocidental entre os rios Senegal e Mali. 
  3. Muito do que sabemos sobre o Mali se deve aos ________.
  4. Os griôs eram responsáveis por preservar a ____________ do seu povo. 
  5. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os músicos e ___________. 
  6. Os __________ eram árvores sagradas onde os griôs eram enterrados. 
  7. Grupo com modo de vida próprio com uma história em comum. 
  8. Sundiata Keita fundou o império Mali e converteu-se ao _________________. 
  9. No  Mali ele era a maior autoridade, mas ouvia seus auxiliares (conselho.) 
  10. Era o responsável pela guarda dos depósitos de ouro, marfim, cobre e pedras preciosas
  11. Cidade que servia como ponto de chegada e partida das caravanas comerciais que atravessavam o deserto do Saara. . 

(      ) Império                                  ( )Griôs   ( )Islamismo 
(      )Tombuctu                                ( )O imperador (     )cantores 
(      )Império do Mali                       ( )Cultura     ( )Baobás
(      )O senhor do tesouro.              ( )Etnia 

4- Aponte (marque um x)na única alternativa errada (29)

  1. O império Mali era o maior produtor de ouro da África Ocidental.
  2. A população do Mali praticava a agropecuária, o comércio e o artesanato. 
  3. Os malineses cultivam o milhete, uma espécie de arroz, diferente do arroz branco. 
  4. Os mercadores malineses, conhecidos com wangara, comercializam ouro, cobre, sal e noz-de-cola. 

5- Aponte (marque um x)na única alternativa errada (29)
  1. Os artesãos malineses eram habilidosos no trabalho em metal e em madeira. 
  2. A noz-de-cola é produto da floresta que tem água dentro, por isso, mata a sede. 
  3. A noz-de-cola tinha que ser cuidadosamente embalada para o transporte, antes de ser consumida. 
  4. No Brasil, a noz-de-cola é conhecida obi e orobo e é usada em cultos religiosos africanos. 

6- Complete as frases com as palavras corretas. (31)
  1. Na África, ao _____ do deserto do Saara viviam e ainda vivem os povos ________. (sul-bantos)
  2. Os povos bantos possuíam uma ________ comum e falavam ______ denominadas ________ (origem-línguas-bantas)
  3. Os povos bantos partiram de onde é hoje a ______________ de _____________ por volta de 1500 antes de cristo. (república-camarões) 
  4. Os bantos se espalham pelo continente africano saindo da República de Camarões (de hoje) para o _________, o ________ e o  _________ da África. (centro-leste e sul) 
  5. Esse deslocamento dos _________ durou cerca de ________ anos, sendo a maior ______ da África subsaariana. (bantos-2500-migração)
  6. Os bantos eram povos __________ e dominavam a produção do ________ (agricultores-ferro)
  7. Os bantos dominaram também a arte de transformar metais em _______, isto é, eles dominaram a arte da _________. (objetos -metalurgia.) 

(7) Fazer a questão 9 da página 41 (pg.32-33)
Trabalhar também (se der tempo) as páginas 42 á 45. 

Fim do capítulo 2 
Capítulo 3.

1-coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.(46-47-48)
  1. (     )A idade média foi considerada pelos historiadores como um período de atraso e estagnação.
  2. (     ) Na idade média não tivemos invenções importantes para a humanidade.
  3. (      )Os óculos foram inventados no período da idade média.
  4. (    ) Os vidros nas janelas foram invenções medievais para diminuir o calor dentro de casa.
  5. (    ) As universidades também foram inventadas durante a idade média.
  6. (    ) A fotografia também foi uma criação medieval.
  7. (     ) A partir do século XI, a Europa feudal passou por mudanças tecnológicas na área da agricultura.
  8. (     ) A drenagem é a retirada do excesso de sujeira de um terreno.
  9. (     ) A charrua, um arado de ferro, foi inventada a partir do século XI na Europa feudal.
  10. (     ) Nesse período ( a partir do  século XI) também foi criado o sistema trienal na agricultura.
  11. (    ) Nesse sistema de rotação trienal, dois campos ou áreas eram enquanto um ficava em repouso.
  12. (     ) também foi criado um modo de atrelar o cavalo pelo pescoço, o que aumentava o seu rendimento.
  13. (      ) os moinhos movidos pela força da água e do vento também são dessa época.

2- associe as colunas (48 à 50)
  1. Entre os séculos X e XIII a ———-——  ————— saltou de 22 para 55 milhões de habitantes.
  2. alguns ————— foram para as cidades trabalhar como artesãos.
  3. Algumas especialidades dos camponeses que viraram artesãos.
  4. Levavam e traziam mercadorias de um lugar para o outro.
  5. As trocas comerciais de uma mercadoria por outra estimulou a produção do ————— , a vida urbana e o comércio em geral.
  6. Sedas, perfumes e porcelanas eram alguns dos artigos de luxo comprados 
pelos italianos nessa rota.
  1. Elas duravam de 15 a 60 dias e aconteciam uma ou duas vezes por ano. 
  2. Eram as pessoas que faziam a troca ou conversão do dinheiro das mais diferentes regiões da Europa. 
  3. Os cambistas passaram a receber o nome de __________, pois trabalhavam em um banco de madeira. 
  4. Era a rota que ligava Veneza (Itália) até Hamburgo na Alemanha e também Gênova (Itália) a Bruges (Bélgica) e passa pela feira de Champanhe na França. 
  5. No início da idade médias as ________ eram pequenas e tinham poucos moradores. 
  6. Com o aumento do _________, porém, as cidades cresceram e surgiram novas cidades. 
  7. Todas essas mudanças no comércio e na agricultura começaram por volta do __________    ____. 

(     ) Camponeses                                           ( )cidades
(     ) comércio                                                  ( )mercadores ambulantes 
(     )População europeia                                 ( )Sul ao norte da europa por terra. 
(     )Século XI.                                                 ( )Artesanato 
(     )Sapateiros, carpinteiros, ferreiros,           ( )Banqueiros 
(     )Cidades italianas ao oriente. 
(     )Feiras medievais.
(     ) Cambistas 

Parte de atividades ( página 60)
1- retomando 
Identificar a alternativa incorreta (copiar todas no caderno) e corrigir a única incorreta. 
(47-48)
2- leitura de gráfico (copiar perguntas a, b, c no caderno)

4- (50)
5-(50)

Vozes do passado (63)


  








Nenhum comentário:

Postar um comentário