Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

domingo, 16 de abril de 2023

Prova do oitavo ano primeiro bimestre

 Leia o texto 1 para responder às questões de 1, 2 e ,3.


A França sofreu uma depressão econômica tão grave que não havia comida suficiente para a população. Tal como acontece com a maioria das monarquias, a classe alta sempre estava segura de uma vida estável e, enquanto os ricos permaneciam muito ricos, a maioria da população francesa estava morrendo de fome. Muitos estavam tão indignados por não poder alimentar suas famílias que recorreram ao roubo ou à prostituição para se manterem vivos. Enquanto isso, a corte real em Versalhes estava isolada e indiferente à crise crescente na nação. Embora, em teoria, o rei Luís XVI fosse um monarca absoluto, na prática, ele era frequentemente indecente e conhecido por recuar quando confrontado com forte oposição. Embora ele tenha reduzido as despesas do governo, os opositores nos parlamentos frustraram suas tentativas de implementar reformas muito necessárias. O Iluminismo produziu muitos escritores, panfletos e editores que poderiam informar ou inflamar a opinião pública. A oposição usou esse recurso para mobilizar a opinião pública contra a monarquia, que por sua vez tentou reprimir a literatura subterrânea.


1- Qual era o maior problema da maioria da população (os pobres) da França antes da revolução Francesa?




2- O rei (corte real) estava fazendo alguma coisa para tentar resolver as questões do país ?




3-O Iluminismo produziu muitos escritores, panfletos e editores que poderiam informar ou inflamar a opinião pública. Qual o significado da expressão inflamar no texto?

Machucar 

Desinformar

Mobilizar ou revoltar

Se conformar 


Leia o texto 2 e os dados apresentados para responder às próximas três questões 4, 5, 6 e 7.


4- No contexto antes da Revolução francesa, O Primeiro Estado era o __________, que representava a Igreja, com cerca de 120 mil

pessoas. O Segundo Estado era a ___________, composta pela nobreza da corte, que vivia em torno do rei, pela nobreza provincial, que vivia nas províncias e pelas pessoas que, embora não tenham nascido nobres, enriqueceram e compraram títulos de nobreza. À nobreza correspondia um total aproximado de 360 mil pessoas. O Terceiro Estado era formado pela maioria da população, entre burgueses, trabalhadores, artesãos e ____________. Marque a opção preenche corretamente as lacunas. 



Nobreza, clero,povo 

Clero, nobreza, camponeses.

clero nobreza, burguesia 

Nobreza, clero, burguesia 



5- Distribuição da população francesa – campo e cidade:

• População total - 24.000.000 pessoas

• População urbana - 4.800.000 pessoas - 20%

• População rural -19.200.000 pessoas - 80%


Os dados mostram que: 


A maioria da população francesa vivia nas cidades .

A população francesa tinha uma distribuição igualitária entre campo e cidade. 

A maior parte da população fazia parte da nobreza.

A maioria da população francesa vivia no campo. 



6- Distribuição da população francesa em estados (classes sociais). 

• Primeiro Estado - Clero – 120.000 pessoas – 0,5%

• Segundo Estado – Nobreza – 360.000 pessoas – 1,5 %

• Terceiro Estado - Povo – 23.480.000 pessoas - 98%


7-Os dados mostram que: 


A nobreza representava um grande quantitativo da população. 

A massa pobre era a grande maioria da população.

Havia uma distribuição populacional equilibrada.

O primeiro estado era composto de nobres muito ricos.   







Nenhum comentário:

Postar um comentário