Material deve ser lido e utilizado de baixo para cima. Corrigir depois;
6º ANO
REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL - 3 TRIMESTRE
ROTEIRO:
CAP. 12 – FEUDALISMO: SOCIEDADE, CULTURA E RELIGIÃO
CAP. 12 - E O REINO DOS FRANCOS
CORREÇÃO!
1- A QUAL RELIGIÃO O REI DOS FRANCOS, CLÓVIS, SE CONVERTEU ? POR QUAL MOTIVO?
RESPOSTA: Ele expandiu ainda mais o reino e casou-se com Clotilde. Após seu casamento, para evitar conflitos armados no reino, Clóvis se converteu a religião católica
2- POR QUAL MOTIVO O REI CAROLÍNGIO PEPINO ERA CHAMADO DE "O BREVE"?
RESPOSTA: Por conta de sua baixa estatura
3- CARACTERIZE O EXÉRCITO DE CARLOS MAGNO (FILHO DE PEPINO, O BREVE).
RESPOSTA: Era bem equipado com espadas e armaduras de ferro.
4- EXPLIQUE O QUE ERA A VASSALAGEM NA ÉPOCA FEUDAL.
RESPOSTA: relação de dependência entre o rei e os nobres
5- EXPLIQUE O QUE ERA O COLONATO.
RESPOSTA: Relação de trabalho em que o colono usa a terra e o proprietário da terra lhe dá parte da colheita.
6- EXPLIQUE O QUE ERA O FEUDALISMO.
RESPOSTA: modo de organização política, social e econômica que se desenvolveu na Europa Medieval
7- COMO SE DIVIDIA A SOCIEDADE FEUDAL?
RESPOSTA: Clero, nobreza e trabalhadores
8- EXPLIQUE O QUE ERA A CORVEIA.
RESPOSTA: A obrigação do servo medieval de trabalhar de graça para seu senhor durante dois ou três dias por semana
9- DURANTE A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO, QUAL A ÚNICA INSTITUIÇÃO CAPAZ DE PROTEGER A POPULAÇÃO?
RESPOSTA: A Igreja
10- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A CULTURA LETRADA E A CULTURA POPULAR?
RESPOSTA: POPULAR - TRANSMITIDA DE BOCA A BOCA E LETRADA ATRAVÉS DE TEXTOS
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA A AULA DO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2020
QUIZ SOBRE IDADE MÉDIA CLIQUE AQUI
VISITA ONLINE AO MUSEU AFRICANO - CLIQUE AQUI
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUIZ SOBRE OS POVOS GERMÂNICOS E BIZANTINOS - CAP. 11
PREPARATÓRIO PARA A PROVA PARCIAL
GERMÂNICOS - CLIQUE AQUI E ACESSE O QUIZ
BIZANTINOS - CLIQUE AQUI
*******************************************************************
REVISÃO – PARCIAL – 6 ANO – 3 TRIMESTRE -
DATA DA PROVA - 06/11/2020
ROTEIRO: CAP. 11 – POVOS E CULTURAS NAS TERRAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO
1- QUAIS OS FATORES INTERNOS QUE GERARAM A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO?
RESPOSTA: Gastos crescentes do império para conservar as províncias
2- QUE ATITUDE DIOCLECIANO TOMOU PARA COMBATER A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO?
RESPOSTA: Criou a Tetrarquia , um modelo de governo com quatro imperadores.
3- QUAIS AS PROPOSTAS DO CRISTIANISMO PREGADAS POR JESUS CRISTO?
RESPOSTA: Propunha a adoração de um só Deus, único e universal.
4- DE QUE FORMAS OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS?
RESPOSTA: Execução em praça pública e destruição das igrejas
5- CARACTERIZE OS POVOS GERMÂNICOS.
RESPOSTA: Eram divididos em vários grupos diferentes.
6- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS DEUSES GERMÂNICOS?
RESPOSTA: Os deuses germânicos possuíam características humanas
7- QUAL O IDIOMA OFICIAL DO IMPÉRIO BIZANTINO?
RESPOSTA: O Grego
8- COMO ERAM CHAMADAS AS PESSOAS QUE DESTRUÍAM IMAGENS RELIGIOSAS?
RESPOSTA: Iconoclastas
9- QUEM FOI O FUNDADOR DO ISLAMISMO?
RESPOSTA: Maomé
10- O QUE SIGNIFICA DIREITO CONSUETUDINÁRIO, QUE ERA USADO PELOS GERMANOS?
RESPOSTA: Direito baseado nos costumes
--------------------------------------------------------------
EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL - 2 TRIMESTRE
CAP. 10 – O IMPÉRIO ROMANO
1- QUAIS AS REFORMAS FEITAS PELO IMPERADOR OTÁVIO AUGUSTO EM ROMA?
Definiu os limites do Império Romano e enviou tropas para proteger suas fronteiras
2- QUAIS OS CONTINENTES QUE ABRANGIAM O IMPÉRIO ROMANO?
Europa, África e Ásia
3- QUAL O IDIOMA OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO?
LATIM
4- QUAL O MAR MAIS UTILIZADO PELOS ROMANOS DURANTE O IMPÉRIO?
MEDITERRÂNEO
5- QUE TIPO DE LAZER ACONTECIA NOS ANFITEATROS ROMANOS?
Lutas entre os gladiadores e as feras
6- O QUE ERA UMA ÍNSULA?
Prédio com quatro ou cinco andares com pequenos cômodos
7- CARACTERIZE COMO ERA O CASAMENTO DA POPULAÇÃO MAIS POBRE DE ROMA?
O casal se unia com o objetivo de ajudar um ao outro na luta pela sobrevivência.
8- QUAIS IDIOMAS QUE O LATIM DEU ORIGEM?
língua portuguesa , espanhola, italiana e francês
9- O QUE SÃO AQUEDUTOS?
canais que servem ao transporte água
10- EM QUAL FORMA DE GOVERNO FOI CRIADO O CÓDIGO DE LEIS ESCRITAS EM ROMA?
REPÚBLICA
***********************************************************************************
CORREÇÃO DO CAP.11 - POVOS E CULTURAS NAS TERRAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO - PÁG. 161 A 269
ATIVIDADES - PÁG. 261
1- ITEM CORRETO - A
2- ITEM CORRETO - B
3- ITEM CORRETO - D - OUTRA TENTATIVA DE SOLUCIONAR A CRISE E FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO FOI FEITA POR TEODÓSIO. EM 395, ELE DIVIDIU O TERRITÓRIO ROMANO EM 2 PARTES - OCIDENTE E ORIENTE - COM CAPITAL EM CONSTANTINOPLA.
4- ITEM CORRETO - B - OS GERMÂNICOS NÃO TINHAM LEI ESCRITA; O DIREITO ERA BASEADO NOS COSTUMES.
5- ITEM CORRETO - A - OS GERMANOS ENTRARAM NO IMPÉRIO ROMANO COMO SOLDADOS, AGRICULTORES, COMERCIANTES OU CASANDO COM MULHERES ROMANAS.
6- A- O ANO 1 PARA OS MUÇULMANOS É 622 DA ERA CRISTÃ, QUANDO OCORREU A HÉGIRA , A MUDANÇA DE MAOMÉ DE MECA PARA YATREB.
B- CORRESPONDE AO ANO 1398.
7- ALTERNATIVAS A e D.
8- A- TODAS ELAS SÃO MAOMETANAS E ESTÃO LENDO O ALCORÃO OU CORÃO, LIVRO SAGRADO DOS SEGUIDORES DE MAOMÉ.
B- ELAS SÃO DIFERENTES QUANTO A CULTURA, PERTENCEM A PAÍSES COM CULTURAS E LÍNGUAS PRÓPRIAS: TOGO NO OESTE DA ÁFRICA; INDONÉSIA, NO SUDESTE DA ÁSIA, E INGLATERRA, NO NORTE DA EUROPA.
C- AS IMAGENS SÃO INDÍCIOS DA ABRANGÊNCIA E DA FORÇA DO ISLAMISMO NOS DIAS ATUAIS .
D- NÃO. HÁ MUITOS ÁRABES QUE PROFESSAM O CRISTIANISMO, O BUDISMO E OUTRAS RELIGIÕES. EXISTEM TAMBÉM, MUITOS MUÇULMANOS NÃO ÁRABES.
9- A- O RENASCIMENTO DAS CIDADES DE PARTE DO ORIENTE MÉDIO E DO NORTE DA ÁFRICA DURANTE A EXPANSÃO DO ISLÃ.
B- CIDADES DO LEVANTE: ANTIOQUIA E TIRO. CIDADES DA ÁFRICA: CAIRO , ALEXANDRIA E TUNIS.
C- OS TUNISIANOS COMPRAVAM GRÃOS DA SICÍLIA E VENDIA LINHO E ARTIGOS DE ALGODÃO PRA ELA.
D- SIGNIFICA QUE ALÉM DE TROCAS COMERCIAIS ENTRE AS DIVERSAS PARTES DO MEDITERRÂNEO MUÇULMANO, OCORRERAM TAMBÉM TROCAS DE CULTURAS - TÉCNICAS, SABERES, FILOSOFIAS E RELIGIÕES - TRANSMITIDAS POR PESSOAS DE DIVERSAS ORIGENS.
LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA - PAG. 265
A- "ENSURDECIDOS PELOS SONS DA LÍNGUA GERMÂNICA" , " FELIZES OS TEUS OUVIDOS".
B- A FRASE DENOTA UM GRANDE RESSENTIMENTO , POR TER SIDO OBRIGADO A HOSPEDAR ADVERSÁRIO E UM FORTE PRECONCEITO COM RELAÇÃO A LÍNGUA E AOS HÁBITOS DOS GERMANOS.
C- OS ROMANOS SUPERVALORIZAVAM SUA LÍNGUA , O LATIM, E A SUA CULTURA, E AO MESMO TEMPO, VIAM COM PRECONCEITO TODOS AQUELES QUE NÃO FALAVAM SUA LÍNGUA NEM PARTILHAVAM DA SUA CULTURA.
D- RESPOSTA PESSOAL
VOZES DO PRESENTE - PÁG. 266/267
A- PARA FUGIR DA POBREZA, GUERRA E FALTA DE PERSPECTIVA.
B- A EUROPA TEM SE FECHADO E POLICIADO SEUS MUROS PARA IMPEDIR O ACESSO DE IMIGRANTES ILEGAIS E REFUGIADOS.
C- PODEMOS CITAR MUROS COMO OS QUE SEPARAM OS EUA DO MÉXICO OU O MURO QUE SEPARA A COREIA DO NORTE E A COREIA DO SUL.
D- ELE É FAVORÁVEL AO ACOLHIMENTO DE QUEM PROCURA A EUROPA COMO SAÍDA PARA SEUS MALES.
CRUZANDO FONTES - PÁG. 267
A- A COROA INDICA QUE ELE É UM IMPERADOR.
B- A AURÉOLA QUE SE VÊ EM VOLTA DE SUA CABEÇA.
C- A IMAGEM SUGERE QUE ELE CONCENTRAVA O PODER POLÍTICO E RELIGIOSO AO MESMO TEMPO.
D- A IMAGEM - FONTE 1 - ILUSTRA E REFORÇA O TEXTO - FONTE 2.
III- INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA
A- DIÁCONO - MEMBRO DE ORDEM RELIGIOSA QUE BATIZA E PREGA A PALAVRA
SUPLÍCIO - SOFRIMENTO PROVOCADO POR UM SER HUMANO COMO UM MEIO DE OBTER UMA CONFISSÃO INDEPENDENTE DE ELE SER OU NÃO CULPADO.
CONFISSÃO - NO TEXTO TEM SENTIDO DE REAFIRMAR A FÉ NO CRISTIANISMO.
B- O DOCUMENTO NOS PERMITE CONCLUIR QUE OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS E TORTURADOS PELAS AUTORIDADES DO IMPÉRIO ROMANO. ESSA CARTA É UM DOCUMENTO A RESPEITO DO ASSUNTO.
C- OS CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS POR NÃO CREREM NOS DEUSES ROMANOS, POR SE RECUSAREM A CULTUAR O IMPERADOR E POR DEFENDEREM A EXISTÊNCIA DE UM DEUS ÚNICO E UNIVERSAL.
D- ELES ESCREVERAM COM A INTENÇÃO DE FORTALECER A CRENÇA DE SEUS COMPANHEIROS NO CRISTIANISMO E ATRAIR NOVOS ADEPTOS PARA ESSA RELIGIÃO.
VOCÊ CIDADÃO - PÁG. 268/269
A- AS GENTES DO LIVRO ERAM OS CRISTÃOS E OS JUDEUS QUE ERAM ASSIM CHAMADOS POR SEGUIREM A BÍBLIA.
B- TODOS ELES SE CONSIDERAM DESCENDENTES DE ABRAÃO, HERDEIROS DOS PROFETAS E CREEM EM UM SÓ DEUS CRIADOR E ETERNO.
C- NÃO, OS JUDEUS SEGUEM A TORÁ, OS CRISTÃOS A BÍBLIA E OS MUÇULMANOS SEGUEM O CORÃO.
D- RESPOSTA PESSOAL.
****************************************
EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL
CAP. 9 – ROMA: MONARQUIA, REPÚBLICA E IMPÉRIO
1- QUAL A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE ROMA?
2- QUAL A HISTÓRIA LENDÁRIA DA ORIGEM DE ROMA?
3- O REI DE ROMA GOVERNAVA SOZINHO? JUSTIFIQUE.
4- QUAL A CLASSE SOCIAL MAIS IMPORTANTE NA ÉPOCA DA REPÚBLICA ROMANA?
5- QUAL A CAUSA DAS GUERRAS PÚNICAS?
6- QUEM FOI ESPÁRTACO?
7- EXPLIQUE COMO SE DEU A REFORMA AGRÁRIA DE TIBÉRIO GRACO.
8- O QUE FOI O TRIUNVIRATO?
9- CITE UMA MUDANÇA IMPORTANTE QUE OCORREU NA PASSAGEM DA REPÚBLICA PARA O IMPÉRIO EM ROMA.
10- O QUE ERA NECESSÁRIO PARA SER UM CIDADÃO ROMANO?
**********************************************************************************
CORREÇÃO CAP. 9 – ROMA – MONARQUIA , REPÚBLICA E IMPÉRIO
PÁG. 206 À 213
1- 1- A- ROMA SITUA-SE NA PENÍNSULA IBÉRICA
B- AO NORTE, TEMOS OS ALPES; A LESTE, O MAR ADRIÁTICO, A OESTE, O MAR TIRRENO, AO SUL, O MAR MEDITERRÂNEO
C- ROMA ESTÁ SITUADA AS MARGENS DO RIO TIBRE
D- ITÁLICOS, ETRUSCOS, GREGOS E CARTAGINESES, FORAM OS PRINCIPAIS POVOADORES DA PENÍNSULA ITÁLICA.
2- 2- A- SIM. ELE PERTENCE AO GRUPO DOS PATRÍCIOS. PODEMOS AFIRMAR ISSO PELA POSTURA , PELAS ROUPAS E PELO MOBILIÁRIO.
B- OS PATRÍCIOS ERAM OS NOBRES ROMANOS. POSSUÍAM MUITAS TERRAS E ERAM OS ÚNICOS COM DIREITOS POLÍTICOS.
3- 3- A- NELA PODEMOS VER UM HOMEM COMEMORANDO O ESTABELECIMENTO DA REPÚBLICA EM ROMA.
B- UM HOME VESTIDO A MODA DE UM PATRÍCIO ESTÁ MANDANDO O REI IR EMBORA. NOTE QUE NA FAIXA DO REI ESTÁ ESCRITO “MONARQUIA”
C- O FIM DA MONARQUIA E INÍCIO DA REPÚBLICA.
D- EM 509 A.C., APROVEITANDO-SE DE UM MOMENTO DE ENFRAQUECIMENTO DO REI ETRUSCO CHAMADO DE TARQUÍNIO, O SOBERBO, OS PATRÍCIOS DERRUBARAM A MONARQUIA E FUNDARAM A REPÚBLICA.
E- OS PATRÍCIOS, QUE ORGANIZARAM A REPÚBLICA PARA ATENDER SOBRETUDO AOS SEUS INTERESSES E NÃO AOS DA POPULAÇÃO COMO UM TODO.
4- 4- * TRIBUNATO DA PLEBE: OS PLEBEUS GANHARAM O DIREITO DE ELEGER UM REPRESENTANTE, O TRIBUNO DA PLEBE.
· LEI DAS 12 TÁBUAS: AS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS
· LEI CANULÉIA: PERMITIA O CASAMENTO ENTRE PLEBEUS E PATRÍCIOS
· LEIS LICÍNIAS-SÉXTIAS: UMA DELAS DIZIA QUE UM DOS CÔNSULES TINHA QUE SER PLEBEU, A OUTRA CANCELAVA PARTE DA DÍVIDA QUE OS PLEBEUS TINHAM COM OS PATRÍCIOS.
5- 5- A- O ESTÔMAGO – SÃO OS PATRÍCIOS. OS MEMBROS : SÃO OS PLEBEUS E O CORPO: É A SOCIEDADE ROMANA.
B- OS MEMBROS – PLEBEUS – PERCEBERAM QUE O ESTÔMAGO – PATRÍCIOS – EXERCIAM FUNÇÕES TÃO ÚTEIS QUANTO A DELES E QUE AMBOS – PLEBEUS E PATRÍCIOS – DEVERIAM VIVER EM HARMONIA PARA QUE O ORGANISMO COMO UM TODO NÃO SOFRESSE.
6- 6- A- A GRANDE IMPORTÂNCIA QUE OS ROMANOS DAVAM AO EXÉRCITO
B- DURANTE A REPÚBLICA :509-27 A.C.
C- SIM, POIS OS ROMANOS CONTROLAVAM QUASE TODA A ORLA DO MAR MEDITERRÂNEO
D- A FONTE 1 FALA SOBRE O EXÉRCITO ROMANO E A FONTE 2 QUE É UM MAPA, REPRESENTA AS TERRAS CONQUISTADAS POR ELE ATÉ O SÉCULO I A.C.
E- RESPOSTA PESSOAL.
7- 7-ALTERNATIVA E
8- 8- ALTERNATIVA D
9- 9-A- TIBÉRIO FOI UM TRIBUNO DA PLEBE
B- ELE COMPARA A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS SELVAGENS DA ITÁLIA À DOS SOLDADOS ROMANOS.
C- ESTÁ FALANDO DOS CAMPONESES QUE SE ENGAJAVAM COMO SOLDADOS
PROPÔS UMA REFORMA AGRÁRIA QUE LIMITAVA O TAMANHO DA TERRA QUE UM INDIVÍDUO PODIA TER E DISTRIBUÍA LOTES DE TERRA AOS POBRES.
1010- ALTERNATIVA A
PÁG. 212 – LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
A- A- O TEXTO É HISTORIOGRÁFICO-POIS O HISTORIADOR SÓ PODE DIZER AQUILO QUE TEM CONDIÇÕES DE PROVAR.
B- B-O HISTORIADOR DIZ TER NARRADO SOMENTE O QUE ELE PRESENCIOU OU DE QUE OBTEVE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS. POR ISSO DEVEMOS OBSERVAR A QUALIDADE DAS FONTES DE PESQUISA QUE UTILIZAMOS.
C- C-A HISTÓRIA, SEGUNDO O TEXTO, É ÚTIL A QUEM QUER FAZER UMA IDEIA JUSTA A RESPEITO DE UM FARTO OU PROCESSO.
PÁG. 213 – VOZES DO PRESENTE
A- A-FOI A LUTA DOS PLEBEUS PELOS DIREITOS CIVIS
B- B- PORQUE NÃO HAVIA IGUALDADE DE DIREITO EM RELAÇÃO AOS PATRÍCIOS, O CASAMENTO ENTRE PLEBEUS E PATRÍCIOS, POR EXEMPLO, ERA PROIBIDO.
C- C- OS PLEBEUS URBANOS REIVINDICAVAM MAIORES DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E IGUALDADE DE DIREITOS CIVIS, COMO A PERMISSÃO DE CASAR COM PATRÍCIOS. A PLEBE RURAL REIVINDICAVA O FIM DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS E O DIREITO ÀS TERRAS CONQUISTADAS PELO EXÉRCITO ROMANO.
D- D-ELES SE UNIRAM E TIVERAM MAIS FORÇAS PARA ENFRENTAR OS PATRÍCIOS NA LUTA PELA AMPLIAÇÃO DE SEUS DIREITOS DE CIDADANIA. A UNIÃO DAS PESSOAS É FUNDAMENTAL PARA AMPLIAR OS DIREITOS DOS CIDADÃOS.
E- E-A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA PLEBE REPRESENTOU UMA CONQUISTA DESSE GRUPO SOCIAL, QUE PRESSIONOU E PROMOVEU REVOLTAS DE DIVERSOS TIPOS PARA CONSEGUIR O QUE PLEITEAVA.
***********************************************************************************
- CAPÍTULO 9 - ROMA: MONARQUIA, REPÚBLICA E IMPÉRIO - CLIQUE AQUI
*****************************************************************************
- CAPÍTULO 8 - O MUNDO GREGO E A DEMOCRACIA - CLIQUE AQUI
*********************************************************************************
CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO CAP. 7 - POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA
ATIVIDADES - PÁG. 152 A 155
1- SIM. AS PESSOAS DAS IMAGENS SÃO DIFERENTES NA APARÊNCIA, NO MODO DE VIVER E DE PENSAR.
2- ITEM CORRETO: A
JUSTIFICATIVA - TODOS OS POVOS SUBJUGADOS PELOS ASTECAS ERAM OBRIGADOS A PAGAR IMPOSTOS SOB FORMA DE PENAS RARAS, PEDRAS PRECIOSAS E ALIMENTOS. ISSO ACONTECIA PORQUE OS AMERÍNDIOS NÃO USAVAM MOEDAS. OS ESPANHÓIS TOMAVAS DOS NATIVOS O OURO E A PRATA E DEPOIS TRANSFORMAVAM EM MOEDAS.
3-
A- O AUTOR É O ESPANHOL BERNAL DIAZ DEL CASTILHO
B- ELE SE REFERE A ELE E A SEUS COMPANHEIROS ESPANHÓIS.
C- " QUANDO LÁ CHEGAMOS , FICAMOS ATÔNITOS COM A MULTIDÃO DE PESSOAS E A ORDEM QUE PREVALECIA E TAMBÉM A IMENSA QUANTIDADE DE MERCADORIA".
D- O TEXTO INFORMA QUE OS ASTECAS TINHAM UMA ECONOMIA DIVERSIFICADA E COMERCIAVAM DIVERSOS PRODUTOS: EX: METAIS, MANTAS, SANDÁLIAS E OUTRAS MANUFATURAS DE RAÍZES E FIBRAS DE JUTA.
4- FRASES QUE DERAM ORIGEM AO DIAGRAMA:
01- NOME DA CAPITAL ASTECA
02- PEQUENAS ILHAS OU CANTEIROS ARTIFICIAIS USADOS PARA A PRÁTICA AGRÍCOLA.
03- JOGO DE BOLA POPULAR ENTRE OS ASTECAS.
04- NOME QUE OS ASTECAS DAVAM A SI PRÓPRIOS.
05- MANUSCRITO DEIXADO POR ASTECAS E MAIAS QUE CONTA A HISTÓRIA, MITOS E TRADIÇÕES DE UM POVO.
06- PRODUTO DA LISTA DOS IMPOSTOS COBRADOS PELOS ASTECAS AOS POVOS VENCIDOS.
07- MEMBROS DA SOCIEDADE ASTECA QUE ATUAVAM COMO SACERDOTES, ALTOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS OU MILITARES.
5- ALTERNATIVA D - JUSTIFICATIVA: A AGRICULTURA TINHA GRANDE IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS MAIAS . O MILHO ERA A BASE DA SUA ALIMENTAÇÃO.
6-
A- ELE É MOSTRADO DESCALÇO , VESTINDO ROUPA SIMPLES E CARREGANDO UM JARRO NAS COSTAS.
B- ELE PODE SER UM ARTESÃO QUE CONFECCIONOU O VASO QUE CARREGA, PODE SER UM SOLDADO. O SEU CHAPÉU PARECE UM CAPACETE OU DE ALGUÉM QUE TRABALHA COM TRANSPORTE DE OBJETOS.
C- ESTA CERÂMICA É UMA FONTE HISTÓRICA MATERIAL.
7-
A- SISTEMA DE REGISTRO INCA
B- SOBRENOME DO ARQUEÓLOGO QUE DESCOBRIU MACHU PICCHU
C- CAPITAL DO IMPÉRIO INCA
D- CIDADE INCA ERGUIDA A 2.400 METROS DE ALTURA.
8- ALTERNATIVA C
CORREÇÃO: COMPARANDO OS POVOS INDÍGENAS PERCEBEMOS QUE ELES SÃO DIFERENTES ENTRE SI.
9-
A- RESPOSTA PESSOAL.
B- RESPOSTA PESSOAL
C- RESPOSTA PESSOAL
LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA - PAG. 156
A- AS CIDADES MAIAS ERAM CIDADE-ESTADO , INDEPENDENTES ENTRE SI MAS COM UMA CULTURA COMUM. EX.: RELIGIÃO, LÍNGUA E COSTUMES
B- CONFEDERAÇÃO É UM CONJUNTO DE CIDADES ORGANIZADAS SOB A LIDERANÇA DE UMA DELAS.
C- VIVIA EM ALDEIAS DISPERSAS PELA SELVA
D- NAS OCASIÕES FESTIVAS ELES SE REUNIAM EM CENTROS CERIMONIAIS, LOCAIS DE RESIDÊNCIA DOS DIRIGENTES , SACERDOTES, ARTESÃOS E COMERCIANTES.
E- SIM, ISSO É COMUM, SÃO MUITAS AS PERGUNTAS QUE A HISTÓRIA NÃO TEM RESPOSTA E JUSTAMENTE ISSO ESTIMULA OS HISTORIADORES A CONTINUAREM PESQUISANDO.
VOCÊ CIDADÃO - PÁG. 157
A- PORQUE É CADA VEZ MENOR O NÚMERO DE FALANTES DESSE IDIOMA.
B- NÃO, DE ACORDO COM O TEXTO A LÍNGUA QUÉCHUA TEM SIDO DISCRIMINADA.
C- RESPOSTA PESSOAL
D- RESPOSTA PESSOAL
*********************************************************************************
QUESTÕES DE REVISÃO DE HISTÓRIA - 6 ANO - PARCIAL - 1ºº TRIMESTRE
Mudanças - algo que se transforma com o tempo. Ex: uso das tecnologias
b - 1780: XVIII ( elimina os dois últimos números e soma o restante com 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário