Quem sou eu

Minha foto
Sou um aprendiz da vida, um aluno teimoso e muitas vezes repetente como a maioria, mas, após tantas quedas e solavancos da vida, eu começo a despertar as boas potencialidades latentes em mim. É um processo longo esse, bem o sei, mas não deixarei que pensamentos, sentimentos e emoções doentias tomem o controle da minha vida. Chega de de sofrer por causa dessas escolhas equivocadas! Tudo agora vai acontecendo passo á passo. Nada de pressa nem ansiedade, as coisas não acontecem de uma hora para outra. A natureza não dá saltos. Agradeço ao criador de todas as coisas por essa mudança que começa a se processar em mim.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Material para trabalhar com sexto ano 2021. ("completo")

Material deve ser lido e utilizado de baixo para cima. Corrigir depois;  


6º ANO

REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL  - 3 TRIMESTRE

ROTEIRO:

CAP. 12 – FEUDALISMO: SOCIEDADE, CULTURA E RELIGIÃO 

CAP. 12 - E O REINO DOS FRANCOS


CORREÇÃO!

1- A QUAL RELIGIÃO O REI DOS FRANCOS, CLÓVIS, SE CONVERTEU ? POR QUAL MOTIVO?

RESPOSTA: Ele expandiu ainda mais o reino e casou-se com Clotilde. Após seu casamento, para evitar conflitos armados no reino, Clóvis se converteu a religião católica

2- POR QUAL MOTIVO O REI CAROLÍNGIO PEPINO ERA CHAMADO DE "O BREVE"?

RESPOSTA: Por conta de sua baixa estatura

3- CARACTERIZE O EXÉRCITO DE CARLOS MAGNO  (FILHO DE PEPINO, O BREVE).

RESPOSTA: Era bem equipado com espadas e armaduras de ferro.

4- EXPLIQUE O QUE ERA A VASSALAGEM NA ÉPOCA FEUDAL.

RESPOSTA: relação de dependência entre o rei e os nobres

5- EXPLIQUE O QUE ERA O COLONATO. 

RESPOSTA:  Relação de trabalho em que o colono usa a terra e o proprietário da terra lhe dá parte da colheita.

6- EXPLIQUE O QUE ERA O FEUDALISMO.

RESPOSTA: modo de organização política, social e econômica que se desenvolveu na Europa Medieval

7- COMO SE DIVIDIA A SOCIEDADE FEUDAL?

RESPOSTA:  Clero, nobreza e trabalhadores

8-  EXPLIQUE O QUE ERA A CORVEIA.

RESPOSTA: A obrigação do servo medieval de trabalhar de graça para seu senhor durante dois ou três dias por semana

9-  DURANTE A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO, QUAL A ÚNICA INSTITUIÇÃO CAPAZ DE PROTEGER A POPULAÇÃO?

RESPOSTA: A Igreja

10- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A CULTURA LETRADA E A CULTURA POPULAR?

RESPOSTA: POPULAR - TRANSMITIDA DE BOCA A BOCA E LETRADA ATRAVÉS DE TEXTOS



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


PARA A AULA DO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2020

QUIZ SOBRE IDADE MÉDIA CLIQUE AQUI

VISITA ONLINE AO MUSEU AFRICANO - CLIQUE AQUI

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUIZ SOBRE OS POVOS GERMÂNICOS E BIZANTINOS  - CAP. 11

PREPARATÓRIO PARA A PROVA PARCIAL

GERMÂNICOS - CLIQUE AQUI E ACESSE O QUIZ 

BIZANTINOS - CLIQUE AQUI

*******************************************************************

REVISÃO – PARCIAL – 6 ANO – 3 TRIMESTRE - 

DATA DA PROVA -  06/11/2020

ROTEIRO: CAP. 11 – POVOS E CULTURAS NAS TERRAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO


1-      QUAIS OS FATORES INTERNOS QUE GERARAM A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO?

RESPOSTA:   Gastos crescentes do império para conservar as províncias


2-      QUE ATITUDE DIOCLECIANO TOMOU PARA COMBATER A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO?

RESPOSTA:  Criou a Tetrarquia , um modelo de governo com quatro imperadores.

3-      QUAIS AS PROPOSTAS DO CRISTIANISMO PREGADAS POR JESUS CRISTO?

RESPOSTA: Propunha a adoração de um só Deus, único e universal. 

4-      DE QUE FORMAS OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS?

RESPOSTA: Execução em praça pública e destruição das igrejas

5-      CARACTERIZE OS POVOS GERMÂNICOS.

RESPOSTA: Eram divididos em vários grupos diferentes.

6-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS DEUSES GERMÂNICOS?

RESPOSTA: Os deuses germânicos possuíam características humanas

7-      QUAL O IDIOMA OFICIAL DO IMPÉRIO BIZANTINO?

RESPOSTA:  O Grego


8-      COMO ERAM CHAMADAS AS PESSOAS QUE DESTRUÍAM IMAGENS RELIGIOSAS?

RESPOSTA: Iconoclastas

9-      QUEM FOI O FUNDADOR DO ISLAMISMO?

RESPOSTA:  Maomé

10-   O QUE SIGNIFICA DIREITO CONSUETUDINÁRIO, QUE ERA USADO PELOS GERMANOS?

RESPOSTA:  Direito baseado nos costumes



--------------------------------------------------------------


EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL - 2 TRIMESTRE

CAP. 10 – O IMPÉRIO ROMANO

1- QUAIS AS REFORMAS FEITAS PELO IMPERADOR OTÁVIO AUGUSTO EM ROMA?

 Definiu os limites do Império Romano e enviou tropas para proteger suas fronteiras

2- QUAIS OS CONTINENTES QUE ABRANGIAM O IMPÉRIO ROMANO?

  Europa, África e Ásia

3- QUAL O IDIOMA OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO?

LATIM

4- QUAL O MAR MAIS UTILIZADO PELOS ROMANOS DURANTE O IMPÉRIO?

MEDITERRÂNEO

5- QUE TIPO DE LAZER ACONTECIA NOS ANFITEATROS ROMANOS?

 Lutas entre os gladiadores e as feras

6- O QUE ERA UMA ÍNSULA?

Prédio com quatro ou cinco andares com pequenos cômodos 

7- CARACTERIZE COMO ERA O CASAMENTO DA POPULAÇÃO MAIS POBRE DE ROMA?

O casal se unia com o objetivo de ajudar um ao outro na luta pela sobrevivência.

8- QUAIS IDIOMAS QUE O LATIM DEU ORIGEM?

língua portuguesa , espanhola, italiana e francês

9- O QUE SÃO AQUEDUTOS?

canais que servem ao transporte água

10- EM QUAL FORMA DE GOVERNO FOI CRIADO O CÓDIGO DE LEIS ESCRITAS EM ROMA?

REPÚBLICA

***********************************************************************************



CORREÇÃO DO CAP.11 - POVOS E CULTURAS NAS TERRAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO - PÁG. 161 A 269 

ATIVIDADES - PÁG. 261

1- ITEM CORRETO - A

2-  ITEM CORRETO - B

3-  ITEM CORRETO - D - OUTRA TENTATIVA DE SOLUCIONAR A CRISE E FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO FOI FEITA POR TEODÓSIO. EM 395, ELE DIVIDIU O TERRITÓRIO ROMANO EM 2 PARTES - OCIDENTE E ORIENTE  - COM CAPITAL EM CONSTANTINOPLA.

4-  ITEM CORRETO - B - OS GERMÂNICOS NÃO TINHAM LEI ESCRITA; O DIREITO ERA BASEADO NOS COSTUMES. 

5-  ITEM CORRETO - A - OS GERMANOS ENTRARAM NO IMPÉRIO ROMANO COMO SOLDADOS, AGRICULTORES, COMERCIANTES OU CASANDO COM MULHERES ROMANAS. 

6- A- O ANO 1 PARA OS MUÇULMANOS É 622 DA ERA CRISTÃ, QUANDO OCORREU A HÉGIRA , A MUDANÇA DE MAOMÉ DE MECA PARA YATREB.

B- CORRESPONDE AO ANO 1398.

7- ALTERNATIVAS A e D.

8- A- TODAS ELAS SÃO MAOMETANAS E ESTÃO LENDO O ALCORÃO OU CORÃO, LIVRO SAGRADO DOS SEGUIDORES DE MAOMÉ. 

B- ELAS SÃO DIFERENTES QUANTO A CULTURA, PERTENCEM A PAÍSES COM CULTURAS E LÍNGUAS PRÓPRIAS: TOGO NO OESTE DA ÁFRICA; INDONÉSIA, NO SUDESTE DA ÁSIA, E INGLATERRA, NO NORTE DA EUROPA. 

C- AS IMAGENS SÃO INDÍCIOS DA ABRANGÊNCIA E DA FORÇA DO ISLAMISMO NOS DIAS ATUAIS .

D- NÃO. HÁ MUITOS ÁRABES QUE PROFESSAM O CRISTIANISMO, O BUDISMO E OUTRAS RELIGIÕES. EXISTEM TAMBÉM, MUITOS MUÇULMANOS NÃO ÁRABES. 

9- A- O RENASCIMENTO DAS CIDADES DE PARTE DO ORIENTE MÉDIO E DO NORTE DA ÁFRICA DURANTE A EXPANSÃO DO ISLÃ.

B- CIDADES DO LEVANTE: ANTIOQUIA E TIRO. CIDADES DA ÁFRICA: CAIRO , ALEXANDRIA E TUNIS. 

C- OS TUNISIANOS COMPRAVAM GRÃOS DA SICÍLIA E VENDIA LINHO E ARTIGOS DE ALGODÃO PRA ELA. 

D- SIGNIFICA QUE ALÉM DE TROCAS COMERCIAIS ENTRE AS DIVERSAS PARTES DO MEDITERRÂNEO MUÇULMANO, OCORRERAM TAMBÉM TROCAS DE CULTURAS - TÉCNICAS, SABERES, FILOSOFIAS E RELIGIÕES - TRANSMITIDAS POR PESSOAS DE DIVERSAS ORIGENS. 


LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA  - PAG. 265

A- "ENSURDECIDOS PELOS SONS DA LÍNGUA GERMÂNICA" , " FELIZES OS TEUS OUVIDOS".

B- A FRASE DENOTA UM GRANDE RESSENTIMENTO , POR TER SIDO OBRIGADO A HOSPEDAR ADVERSÁRIO E UM FORTE PRECONCEITO COM RELAÇÃO A LÍNGUA E AOS HÁBITOS DOS GERMANOS. 

C- OS ROMANOS SUPERVALORIZAVAM SUA LÍNGUA , O LATIM, E A SUA CULTURA, E AO MESMO TEMPO, VIAM COM PRECONCEITO TODOS AQUELES QUE NÃO FALAVAM SUA LÍNGUA NEM PARTILHAVAM DA SUA CULTURA. 

D- RESPOSTA PESSOAL


VOZES DO PRESENTE - PÁG. 266/267

A- PARA FUGIR DA POBREZA, GUERRA E FALTA DE PERSPECTIVA.

B- A EUROPA TEM SE FECHADO E POLICIADO SEUS MUROS PARA IMPEDIR O ACESSO DE IMIGRANTES ILEGAIS E REFUGIADOS. 

C- PODEMOS CITAR MUROS COMO OS QUE SEPARAM OS EUA DO MÉXICO OU O MURO QUE SEPARA A COREIA DO NORTE E A COREIA DO SUL. 

D- ELE É FAVORÁVEL AO ACOLHIMENTO DE QUEM PROCURA A EUROPA COMO SAÍDA PARA SEUS MALES. 

CRUZANDO FONTES - PÁG. 267

A- A COROA INDICA QUE ELE É UM IMPERADOR. 

B- A AURÉOLA QUE SE VÊ EM VOLTA DE SUA CABEÇA. 

C- A IMAGEM SUGERE QUE ELE CONCENTRAVA O PODER POLÍTICO E RELIGIOSO AO MESMO TEMPO. 

D- A IMAGEM - FONTE 1 - ILUSTRA E REFORÇA O TEXTO - FONTE 2.

III- INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA

A- DIÁCONO - MEMBRO DE ORDEM RELIGIOSA QUE BATIZA E PREGA A PALAVRA 

SUPLÍCIO - SOFRIMENTO PROVOCADO POR UM SER HUMANO COMO UM MEIO DE OBTER UMA CONFISSÃO INDEPENDENTE DE ELE SER OU NÃO CULPADO. 

CONFISSÃO - NO TEXTO TEM SENTIDO DE REAFIRMAR A FÉ NO CRISTIANISMO.

B- O DOCUMENTO NOS PERMITE CONCLUIR QUE OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS E TORTURADOS PELAS AUTORIDADES DO IMPÉRIO ROMANO. ESSA CARTA É UM DOCUMENTO A RESPEITO DO ASSUNTO. 

C- OS CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS POR NÃO CREREM NOS DEUSES ROMANOS, POR SE RECUSAREM A CULTUAR O IMPERADOR E POR DEFENDEREM A EXISTÊNCIA DE UM DEUS ÚNICO E UNIVERSAL. 

D- ELES ESCREVERAM COM A INTENÇÃO DE FORTALECER A CRENÇA DE SEUS COMPANHEIROS NO CRISTIANISMO E ATRAIR NOVOS ADEPTOS PARA ESSA RELIGIÃO. 


VOCÊ CIDADÃO - PÁG. 268/269

A- AS GENTES DO LIVRO ERAM OS CRISTÃOS E OS JUDEUS QUE ERAM ASSIM CHAMADOS POR SEGUIREM A BÍBLIA.

B- TODOS ELES SE CONSIDERAM DESCENDENTES DE ABRAÃO, HERDEIROS DOS PROFETAS E CREEM EM UM SÓ DEUS CRIADOR E ETERNO. 

C- NÃO, OS JUDEUS SEGUEM A TORÁ, OS CRISTÃOS A BÍBLIA E OS MUÇULMANOS SEGUEM O CORÃO. 

D- RESPOSTA PESSOAL. 


****************************************

EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL

CAP. 9 – ROMA: MONARQUIA, REPÚBLICA E IMPÉRIO

1-      QUAL A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE ROMA?

2-      QUAL A HISTÓRIA LENDÁRIA DA ORIGEM DE ROMA?

3-      O REI DE ROMA GOVERNAVA SOZINHO? JUSTIFIQUE.

4-      QUAL A CLASSE SOCIAL MAIS IMPORTANTE NA ÉPOCA DA REPÚBLICA ROMANA?

5-      QUAL A CAUSA DAS GUERRAS PÚNICAS?

6-      QUEM FOI ESPÁRTACO?

7-      EXPLIQUE COMO SE DEU A REFORMA AGRÁRIA DE TIBÉRIO GRACO.

8-      O QUE FOI O TRIUNVIRATO?

9-      CITE UMA MUDANÇA IMPORTANTE QUE OCORREU NA PASSAGEM DA REPÚBLICA PARA O IMPÉRIO EM ROMA.

10-   O QUE ERA NECESSÁRIO PARA SER UM CIDADÃO ROMANO?



**********************************************************************************

CORREÇÃO CAP. 9 – ROMA – MONARQUIA , REPÚBLICA E IMPÉRIO

PÁG. 206 À 213

 

1-     1-  A- ROMA SITUA-SE NA PENÍNSULA IBÉRICA

B- AO NORTE, TEMOS OS ALPES; A LESTE, O MAR ADRIÁTICO, A OESTE, O MAR TIRRENO, AO SUL, O MAR MEDITERRÂNEO

C- ROMA ESTÁ SITUADA AS MARGENS DO RIO TIBRE

D- ITÁLICOS, ETRUSCOS, GREGOS E CARTAGINESES, FORAM OS PRINCIPAIS POVOADORES DA PENÍNSULA ITÁLICA.

 

2-      2- A- SIM. ELE PERTENCE AO GRUPO DOS PATRÍCIOS. PODEMOS AFIRMAR ISSO PELA POSTURA , PELAS ROUPAS E PELO MOBILIÁRIO.

B- OS PATRÍCIOS ERAM OS NOBRES ROMANOS. POSSUÍAM MUITAS TERRAS E ERAM OS ÚNICOS COM DIREITOS POLÍTICOS.

 

3-      3- A- NELA PODEMOS VER UM HOMEM COMEMORANDO O ESTABELECIMENTO DA REPÚBLICA EM ROMA.

B- UM HOME  VESTIDO A MODA DE UM PATRÍCIO ESTÁ MANDANDO O REI IR EMBORA. NOTE QUE NA FAIXA DO REI ESTÁ ESCRITO “MONARQUIA”

C- O FIM DA MONARQUIA E INÍCIO DA REPÚBLICA.

D- EM 509 A.C., APROVEITANDO-SE DE UM MOMENTO DE ENFRAQUECIMENTO DO REI ETRUSCO CHAMADO DE TARQUÍNIO, O SOBERBO, OS PATRÍCIOS DERRUBARAM A MONARQUIA E FUNDARAM A REPÚBLICA.

E- OS PATRÍCIOS, QUE ORGANIZARAM A REPÚBLICA PARA ATENDER SOBRETUDO AOS SEUS INTERESSES E NÃO AOS DA POPULAÇÃO COMO UM TODO.

 

4-     4- * TRIBUNATO DA PLEBE: OS PLEBEUS GANHARAM O DIREITO DE ELEGER UM REPRESENTANTE, O TRIBUNO DA PLEBE.

·         LEI DAS 12 TÁBUAS: AS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS

·         LEI CANULÉIA: PERMITIA O CASAMENTO ENTRE PLEBEUS E PATRÍCIOS

·         LEIS LICÍNIAS-SÉXTIAS: UMA DELAS DIZIA QUE UM DOS CÔNSULES TINHA QUE SER PLEBEU, A OUTRA CANCELAVA PARTE DA DÍVIDA QUE OS PLEBEUS TINHAM COM OS PATRÍCIOS.

5-     5-  A- O ESTÔMAGO – SÃO OS PATRÍCIOS. OS MEMBROS : SÃO OS PLEBEUS E O CORPO: É A SOCIEDADE ROMANA.

B- OS MEMBROS – PLEBEUS – PERCEBERAM QUE O ESTÔMAGO – PATRÍCIOS – EXERCIAM FUNÇÕES TÃO ÚTEIS QUANTO A DELES E QUE AMBOS – PLEBEUS E PATRÍCIOS – DEVERIAM VIVER EM HARMONIA PARA QUE O ORGANISMO COMO UM TODO NÃO SOFRESSE.

 

6-      6- A- A GRANDE IMPORTÂNCIA QUE OS ROMANOS DAVAM AO EXÉRCITO

B- DURANTE A REPÚBLICA :509-27 A.C.

C- SIM, POIS OS ROMANOS CONTROLAVAM QUASE TODA A ORLA DO MAR MEDITERRÂNEO

D- A FONTE 1 FALA SOBRE O EXÉRCITO ROMANO E A FONTE 2 QUE É UM MAPA, REPRESENTA AS TERRAS CONQUISTADAS POR ELE ATÉ O SÉCULO I A.C.

E- RESPOSTA PESSOAL.

 

7-      7-ALTERNATIVA E

8-      8- ALTERNATIVA D

9-      9-A- TIBÉRIO FOI UM TRIBUNO DA PLEBE

B- ELE COMPARA A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS SELVAGENS DA ITÁLIA À DOS SOLDADOS ROMANOS.

C- ESTÁ FALANDO DOS CAMPONESES QUE SE ENGAJAVAM COMO SOLDADOS

PROPÔS UMA REFORMA AGRÁRIA QUE LIMITAVA O TAMANHO DA TERRA QUE UM INDIVÍDUO PODIA TER E DISTRIBUÍA LOTES DE TERRA AOS POBRES.

 

1010-   ALTERNATIVA A


PÁG. 212 – LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA

A-      A- O TEXTO É HISTORIOGRÁFICO-POIS O HISTORIADOR SÓ PODE DIZER AQUILO QUE TEM CONDIÇÕES DE PROVAR.

B-      B-O HISTORIADOR DIZ TER NARRADO SOMENTE O QUE ELE PRESENCIOU OU DE QUE OBTEVE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS. POR ISSO DEVEMOS OBSERVAR A QUALIDADE DAS FONTES DE PESQUISA QUE UTILIZAMOS.

C-      C-A HISTÓRIA, SEGUNDO O TEXTO, É ÚTIL A QUEM QUER FAZER UMA IDEIA JUSTA A RESPEITO DE UM FARTO OU PROCESSO.

PÁG. 213 – VOZES DO PRESENTE

A-      A-FOI A LUTA DOS PLEBEUS PELOS DIREITOS CIVIS

B-     B- PORQUE NÃO HAVIA IGUALDADE DE DIREITO EM RELAÇÃO AOS PATRÍCIOS, O CASAMENTO ENTRE PLEBEUS E PATRÍCIOS, POR EXEMPLO, ERA PROIBIDO.

C-     C- OS PLEBEUS URBANOS REIVINDICAVAM MAIORES DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E IGUALDADE DE DIREITOS CIVIS, COMO A PERMISSÃO DE CASAR COM PATRÍCIOS. A PLEBE RURAL REIVINDICAVA O FIM DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS E O DIREITO ÀS TERRAS CONQUISTADAS PELO EXÉRCITO ROMANO.

D-      D-ELES SE UNIRAM E TIVERAM MAIS FORÇAS PARA ENFRENTAR OS PATRÍCIOS NA LUTA PELA AMPLIAÇÃO DE SEUS DIREITOS DE CIDADANIA.  A UNIÃO DAS PESSOAS É FUNDAMENTAL PARA AMPLIAR OS DIREITOS DOS CIDADÃOS.

E-      E-A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA PLEBE REPRESENTOU UMA CONQUISTA DESSE GRUPO SOCIAL, QUE PRESSIONOU E PROMOVEU REVOLTAS DE DIVERSOS TIPOS PARA CONSEGUIR O QUE PLEITEAVA.

 

 



********************************************************************************

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA GLOBAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE

ROTEIRO: CAP. 7 E 8

1- QUAL A PRINCIPAL CIDADE DOS POVOS ASTECAS?
2- QUAL A BASE DA ALIMENTAÇÃO DO POVO MAIA?
3- O ATUAL PERU ERA O TERRITÓRIO DE QUAL CIVILIZAÇÃO ANTIGA?
4- CITE ALGUMAS HERANÇAS DEIXADAS PELOS INDÍGENAS PARA A CULTURA BRASILEIRA. 
5- OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL ERAM TODOS IGUAIS? QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES? E QUAIS AS SEMELHANÇAS?
6-  CRETA ERA UMA ILHA NA QUAL SURGIU A CIVILIZAÇÃO DE QUAL POVO ANTIGO?
7-  OS MICÊNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM OS CRETENSES ATRAVÉS DE QUE MEIO?
8-  EXPLIQUE O QUE ERAM AS PÓLIS GREGAS. 
9- QUAL O PAPEL DA ARISTOCRACIA NA SOCIEDADE GREGA?
10-  O QUE ERA O OLIMPO PARA O POVO GREGO?





***********************************************************************************
  • CAPÍTULO 9 - ROMA: MONARQUIA, REPÚBLICA E IMPÉRIO - CLIQUE AQUI


*****************************************************************************
  • CAPÍTULO 8 - O MUNDO GREGO E A DEMOCRACIA - CLIQUE AQUI



*********************************************************************************





CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO CAP. 7 - POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA

ATIVIDADES - PÁG. 152 A 155

1- SIM. AS PESSOAS DAS IMAGENS SÃO DIFERENTES NA APARÊNCIA, NO MODO DE  VIVER E DE PENSAR.

2- ITEM CORRETO: A
JUSTIFICATIVA - TODOS OS POVOS SUBJUGADOS PELOS ASTECAS ERAM OBRIGADOS A PAGAR IMPOSTOS SOB FORMA DE PENAS RARAS, PEDRAS PRECIOSAS E ALIMENTOS. ISSO ACONTECIA PORQUE OS AMERÍNDIOS NÃO USAVAM MOEDAS. OS ESPANHÓIS TOMAVAS DOS NATIVOS O OURO E A PRATA E DEPOIS TRANSFORMAVAM EM MOEDAS.

3-
A- O AUTOR É O ESPANHOL BERNAL DIAZ DEL CASTILHO

B- ELE SE REFERE A ELE E A SEUS COMPANHEIROS ESPANHÓIS.

C- " QUANDO LÁ CHEGAMOS , FICAMOS ATÔNITOS COM A MULTIDÃO DE PESSOAS  E A ORDEM QUE PREVALECIA  E TAMBÉM A IMENSA QUANTIDADE DE MERCADORIA".

D- O TEXTO INFORMA QUE OS ASTECAS TINHAM UMA ECONOMIA DIVERSIFICADA E COMERCIAVAM DIVERSOS PRODUTOS: EX: METAIS, MANTAS, SANDÁLIAS E OUTRAS MANUFATURAS DE RAÍZES E FIBRAS DE JUTA.

4- FRASES QUE DERAM ORIGEM AO DIAGRAMA:
01- NOME DA CAPITAL ASTECA
02- PEQUENAS ILHAS OU CANTEIROS ARTIFICIAIS USADOS PARA A PRÁTICA AGRÍCOLA.
03- JOGO DE BOLA POPULAR ENTRE OS ASTECAS.
04- NOME QUE OS ASTECAS DAVAM A SI PRÓPRIOS.
05- MANUSCRITO DEIXADO POR ASTECAS E MAIAS QUE CONTA A HISTÓRIA, MITOS E TRADIÇÕES DE UM POVO.
06- PRODUTO DA LISTA DOS IMPOSTOS COBRADOS PELOS ASTECAS AOS POVOS VENCIDOS.
07-  MEMBROS DA SOCIEDADE ASTECA QUE ATUAVAM COMO SACERDOTES, ALTOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS OU MILITARES.

5- ALTERNATIVA D - JUSTIFICATIVA: A AGRICULTURA TINHA GRANDE IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS MAIAS . O MILHO ERA A BASE DA SUA ALIMENTAÇÃO.


6-
A- ELE É MOSTRADO DESCALÇO , VESTINDO ROUPA SIMPLES E CARREGANDO UM JARRO NAS COSTAS.

B- ELE PODE SER UM ARTESÃO QUE CONFECCIONOU O VASO QUE CARREGA, PODE SER UM SOLDADO. O SEU CHAPÉU PARECE UM CAPACETE OU DE ALGUÉM QUE TRABALHA COM TRANSPORTE DE OBJETOS.

C- ESTA CERÂMICA É UMA FONTE HISTÓRICA MATERIAL.

7-
A- SISTEMA DE REGISTRO INCA
B- SOBRENOME DO ARQUEÓLOGO QUE DESCOBRIU MACHU PICCHU
C- CAPITAL DO IMPÉRIO INCA
D- CIDADE INCA ERGUIDA A 2.400 METROS DE ALTURA.

8- ALTERNATIVA C
CORREÇÃO: COMPARANDO OS POVOS INDÍGENAS PERCEBEMOS QUE ELES SÃO DIFERENTES ENTRE SI.

9-
A- RESPOSTA PESSOAL.

B- RESPOSTA PESSOAL

C- RESPOSTA PESSOAL


LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA - PAG. 156

A- AS CIDADES MAIAS ERAM CIDADE-ESTADO , INDEPENDENTES ENTRE SI MAS COM UMA CULTURA COMUM. EX.: RELIGIÃO, LÍNGUA E COSTUMES

B- CONFEDERAÇÃO É UM CONJUNTO DE CIDADES ORGANIZADAS SOB A LIDERANÇA DE UMA DELAS.

C- VIVIA EM ALDEIAS DISPERSAS PELA SELVA

D- NAS OCASIÕES FESTIVAS ELES SE REUNIAM EM CENTROS CERIMONIAIS, LOCAIS DE RESIDÊNCIA DOS DIRIGENTES , SACERDOTES, ARTESÃOS E COMERCIANTES.

E- SIM, ISSO É COMUM, SÃO MUITAS AS PERGUNTAS QUE A HISTÓRIA NÃO TEM RESPOSTA E JUSTAMENTE ISSO ESTIMULA OS HISTORIADORES A CONTINUAREM PESQUISANDO.


VOCÊ CIDADÃO - PÁG. 157

A- PORQUE É CADA VEZ MENOR O NÚMERO DE FALANTES DESSE IDIOMA.

B- NÃO, DE ACORDO COM O TEXTO A LÍNGUA QUÉCHUA TEM SIDO DISCRIMINADA.

C- RESPOSTA PESSOAL

D- RESPOSTA PESSOAL

*********************************************************************************






 QUESTÕES DE REVISÃO DE HISTÓRIA - 6 ANO - PARCIAL - 1ºº TRIMESTRE
PROFª ISABEL AGUIAR

CAPÍTULO 1 - HISTÓRIA E TEMPO

1- QUAL O INSTRUMENTO MAIS ANTIGO PARA MEDIR O TEMPO?

O instrumento mais antigo para medir o tempo foi o relógio de sol, inventado pelos egípcios há mais de 4 mil anos. 

2- QUANDO ACORDAMOS DE MANHÃ E NOS ARRUMAMOS PARA IR AO COLÉGIO , ESTAMOS USANDO O TEMPO DO RELÓGIO OU O TEMPO HISTÓRICO? JUSTIFIQUE.

É o tempo do relógio.

3- O QUE SÃO FATOS HISTÓRICOS? QUAL SUA RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS HISTÓRICAS?

São acontecimentos importantes na história. Esses acontecimentos causam mudanças sociais.  Ex: Inconfidência Mineira, Revolução Francesa. 

4- O QUE É PERMANÊNCIA E MUDANÇA HISTÓRICA? DÊ EXEMPLO DE CADA UMA.

Permanência - algo que permanece. ex: brincar de amarelinha
Mudanças - algo que se transforma com o tempo. Ex: uso das tecnologias

5- O QUE A HISTÓRIA ESTUDA? QUAIS OS INSTRUMENTOS OS HISTORIADORES USAM PARA ADQUIRIR O CONHECIMENTO HISTÓRICO?

A História estuda a permanências e as mudanças históricas. Os instrumentos usados para adquirir conhecimento histórico são as fontes históricas, que podem ser: orais, visuais, materiais e imateriais. 


6- O TELEFONE É UMA MUDANÇA OU PERMANÊNCIA HISTÓRICA? JUSTIFIQUE.

telefone é uma mudança, pois antes servia somente para ligar e receber chamadas, hj serve como relógio, despertador, televisão, usa-se a internet, calculadora, etc.

7- A PARTIR DE QUAL ACONTECIMENTO OS CRISTÃOS COMEÇARAM A CONTAR O TEMPO?

Do nascimento de Jesus Cristo

8- A QUE SÉCULOS PERTENCEM AS SEGUINTES DATAS?

a - 1500: XV ( elimina os zeros e resta o 15)
b - 1780: XVIII ( elimina os dois últimos números e soma o restante com 1)
c - 300: III ( elimina os dois zeros e fica o restante)
d - 21: I ( representa o século I pq de 0 a 100 é o século I)
e - 2020: XXI  ( elimina os dois últimos números e soma o restante com 1)
f - 2025: XXI ( elimina os dois últimos números e soma o restante com 1)
g - 1980: XX ( elimina os dois últimos números e soma o restante com 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário